3 razões para usar templates de marketing no seu dia a dia

04/05/2019 às 12:05 Ajuda Marketing

3 razões para usar templates de marketing no seu dia a dia

A produtividade é a chave do sucesso. Quanto mais conseguimos otimizar os nossos negócios, mais aumentamos as chances de crescimento no curto prazo.

Ter uma rotina otimizada dentro da empresa é essencial para garantir melhores resultados. E quem trabalha com marketing, sabe que muitas tarefas podem contar com templates para dar agilidade ao trabalho.

O que são templates de marketing?

Os templates de marketing são modelos básicos de documentos e mensagens, existem templates de e-mail, templates para landing pages, para relatórios, entre outros documentos.

Eles agilizam bastante o trabalho porque acabam com a necessidade de criar um modelo na hora. Sendo editáveis, eles podem ser atualizados em poucos minutos.

Além da agilidade no trabalho, os templates ajudam a padronizar as ações de marketing.

Isso também é importante para trazer uma uniformidade na estratégia de marketing, fazendo com que todos os integrantes do setor em sua empresa entendam e reproduzam os modos como o marketing da sua empresa é trabalhado.

Bom, depois dessa introdução rápida, vamos falar agora sobre as principais razões para trabalhar com templates no setor de marketing da sua empresa, confira:

Mais agilidade

Tudo no marketing gera trabalho. Se você criar uma nova campanha de conversão, uma nova campanha de e-mail ou mesmo anotar os resultados do último mês no relatório, é trabalho na certa.

São muitos elementos, muitos dados e criar do zero pode facilitar os erros de digitação e composição das peças, além de claro, tornar o trabalho mais lento.

Os templates de marketing são modelos que conseguem agilizar todo o trabalho. Já pensou se em vez de criar do zero um novo relatório todo mês, quanto tempo você perderia? E se o relatório já estivesse pronto e fosse só mudar os números?

Então, esta é a ideia dos templates, a base do documento, da peça de campanha já está pronta, só precisa ser atualizada.

Isso permite a sua equipe economizar tempo nestas tarefas para dar mais foco a montagem de novas campanhas e outras ações de marketing mais importantes.

A agilidade que os templates costumam trazer é essencial para otimizar a produtividade no trabalho.

Baixe já o Ebook Fidelizando Clientes no E-mail Marketing.

Economia de tempo e dinheiro

Além da economia de tempo, que traz mais agilidade ao trabalho como já falamos acima, o uso de templates também garante a economia de dinheiro.

Ter templates para várias ações de marketing evita custos recorrentes com a contratação de softwares e de profissionais como designers.

Com isso, basta treinar os profissionais do seu time de marketing para agilizar o preenchimento dos templates, economizando tempo e dinheiro.

Até mesmo os designers que trabalham em sua empresa, tem o trabalho otimizado, já que podem pegar o template base e incrementar o material, o que gasta menos tempo e evita construir um novo modelo do zero.

Gastando menos tempo para a criação de peças e documentos, os setores de marketing, vendas e atendimento do seu negócio podem produzir mais e serem mais efetivos para o seu negócio.

A expectativa é que com o uso de templates, os resultados melhorem e sua empresa cresça mais rápido no mercado digital.

Confira também: O que é E-mail Marketing e como criar o seu? 

Qualidade e assertividade

Um bom template facilita a vida de qualquer marqueteiro. E a maioria destes materiais foi criado por profissionais de marketing, o que indica que eles são de qualidade e são assertivos, afinal já serviram para uso em outras campanhas ou como documentos em outras empresas.

Geralmente, os templates disponíveis para downloads na internet, quando são de sites confiáveis já foram bastante testados e isso garante que eles realmente funcionam.

Com isso, será preciso apenas adaptar os modelos ao seu tipo de negócio e colocar na mão da sua equipe para começar a utilizá-lo.

Os templates acabam com a necessidade de planejamento?

Muitos pensam que é só criar um template e pronto, está tudo certo! Bom, você está errado, caso esteja pensando em deixar o planejamento de lado para usar sempre os mesmos templates.

Por quê? Bom, o consumidor muda de ideia muito rápido, um template bom e efetivo hoje, pode não trazer bons resultados amanhã.

Com isso, nunca deixe o planejamento de lado. O planejamento é a base de qualquer estratégia de marketing.

O que você precisa fazer para continuar aproveitando os templates por mais tempo é fazer as atualizações necessárias no material, para que ele continue trazendo resultados e otimize a produtividade da sua equipe ao longo do tempo.

Conclusão

Como vimos durante o texto, os templates pode ser uma “mão na roda” para qualquer profissional de marketing. A escolha de templates assertivos pode fazer a diferença no dia a dia de trabalho.

Uma equipe mais produtiva e que consegue ter os dados que precisa em sua mão em poucos minutos, tende a ser uma equipe que trará mais resultados para o seu negócio.

Não pense nos templates como a resolução de todos os problemas para o marketing da sua empresa. Porém, considere estes materiais como bons aliados no ganho de produtividade e na otimização de resultados em conversões e vendas.

Os templates são materiais base para o bom andamento de uma estratégia de marketing.

O ideal é que você adote alguns templates e veja como eles podem ajudar a sua empresa na prática.

De acordo com a experiência da sua equipe, você pode promover as adaptações necessárias ou até mesmo a troca dos templates por outros mais efetivos. A intenção deve ser sempre facilitar o trabalho e evitar começar um novo projeto do zero.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: