Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 formas de gerar leads com pop-ups sem ser invasivo

01/04/2019 às 08:30 Marketing

3 formas de gerar leads com pop-ups sem ser invasivo

Um dos maiores desafios de uma estratégia de marketing digital é a geração de leads. Converter visitantes em potenciais clientes é o principal objetivo de qualquer negócio na internet.

E existem várias formas de se fazer isso, uma delas é o uso de pop-ups, mas como fazer isso sem ser invasivo?

O que são pop-ups e por que elas incomodam tanto?

As pop-ups são janelas de tamanho variado que se abrem numa página ou numa nova aba no navegador do usuário quando ele acessa um site.

Essa ferramenta é bastante utilizada para propaganda e também para o principal foco do marketing: a geração de leads.

Na teoria, as pop-ups são extremamente maravilhosas, já que são janelas que aparecem de qualquer jeito para o usuário e isso aumenta as chances de convertê-lo a lead do seu negócio.

Na prática, a ferramenta é rejeitada na maioria dos casos, tanto que muitos usuários utilizam bloqueadores de anúncios para brecar a sua ação.

Em outras palavras, se for utilizada da maneira errada, uma pop-up se assemelha a um comercial de TV.

Como assim? Simples, assim como você não escolhe qual comercial de TV assistir no intervalo da sua novela preferida, você também não escolhe se vai abrir ou não uma pop-up quando entra em um site.

Por isso, as pop-ups ganharam um rótulo de tipo de propaganda “invasiva”, indo no contrário do conteúdo do marketing digital que busca se destacar pela atração, ou seja, o usuário encontra e deseja consumir o conteúdo.

Então, como posso trabalhar com pop-ups sem prejudicar a navegação de visitantes do meu site?

O que muitos não sabem é que existem muitas formas de se trabalhar com pop-ups, é possível ajustar desde o tamanho delas até o tempo que elas permanecem ativas.

Entender como as pop-ups funcionam é essencial para personalizá-las e potencializar o processo de conversão de leads dentro do seu site da sua empresa.

Algumas plataformas podem ajudar na hora da criação de pop-ups inteligentes, como por exemplo a Sendpulse ou Poptin.

Scroll box

Essa é uma excelente maneira de gerar pop-ups sem ser invasivo. A scroll box é uma caixa pequena, de tamanho variável, que geralmente é colocado no canto inferior direito das páginas.

Além de ser pequena, ela não abre uma nova janela no navegador e pode ser facilmente fechada com um clique e ocupar um espaço mínimo na página.

Com isso, a scroll box não é considerada invasiva e não prejudica a navegação do usuário.

Esse tipo de pop-up pode acelerar a sua taxa de conversão de leads, já que é possível colocada num local estratégico da página. Assim, por menos que ela seja, poderá chamar a atenção de um site que acabou de ler um conteúdo do seu blog.

Acerte o tempo das pop-ups

O uso de pop-ups que foquem em assuntos relacionados a uma página do seu site não está errado. Afinal, o usuário que lê um conteúdo sobre um assunto, provavelmente tem interesse em saber mais sobre ele.

O problema é o erro no tempo em que a pop-up aparece, muitas vezes elas já abrem assim que o usuário abre uma nova página, ou seja, eles nem tiveram tempo de ler o conteúdo.

Dessa forma, muitos usuários não gostam da intromissão e acabam fechando a página de vez.

O mais indicado é que você acerte o tempo das pop-ups para o final do conteúdo ou para ameaça de fechamento de página.

Sim! Dá para fazer isso, as pop-ups são ferramentas bastante inteligentes.

Confira também: o que é blacklist? E como evitar? 

Digamos que o usuário entrou no seu site e leu a matéria até o final, você acertar o tempo para que a pop-up apareça quando ele chega no final do conteúdo.

Dessa forma, a pop-up será menos invasiva, afinal ele já terá lido todo o conteúdo e provavelmente estará em busca de mais informação sobre o tema.

E também dá para usar a pop-up como sensor de saída de uma página, esta função é chamada de exit intent.

É possível identificar quando o usuário está levando o mouse para o cantor superior direito e deve fechar a aba. Nessa hora, coloque uma pop-up que atraia o usuário para a leitura de outros conteúdos do seu blog.

Das duas formas que citamos acima, você não estaria sendo invasivo, já que esperou o tempo certo para abrir a pop-up com conteúdo relacionado ao que o usuário acabou de ler.

Isso aumenta as chances de melhorar a taxa de conversão e também outras métricas como o tempo de sessão, número de páginas visitadas, etc.

Tenha pop-ups coerentes

Quando pensamos em diminuir o nível de intromissão que as pop-ups geram aos usuários, não é só preciso pensar em como oferece-las sem ser invasivo, mas pensar na experiência do usuário como um todo.

Não adiantaria, por exemplo, oferecer uma pop-up sobre computação na nuvem, se o usuário está navegando por conteúdos sobre hospedagem de sites.

Deu para entender? Assim, como em outras ações do marketing digital, as pop-ups devem oferecer conteúdo coerente com o estilo de navegação de cada usuário.

Por isso, busque rastrear o histórico de navegação dos usuários dentro de sua página para conseguir entender o que eles realmente precisam.

Somente assim será possível preparar pop-ups sem ser invasivo e atingi-los em cheio, garantindo mais conversões.

Conclusão

Como vimos durante o texto, as pop-ups não são invasivas em si, tudo se refere a utilização das ferramentas pela sua equipe de marketing.

Por isso, aproveite as dicas que nos demos e faça um teste. Com certeza, você notará uma melhora em suas taxas de conversão com a reformulação ou a introdução de pop-ups em seu site.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: