Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas para vender pelo Instagram sem gastar com mídia paga

02/06/2019 às 11:05 Redes Sociais

3 dicas para vender pelo Instagram sem gastar com mídia paga

O crescimento do Instagram em 2018 foi assustador e a tendência é que a plataforma ultrapasse o Facebook e se torne a maior rede social do mundo em 2019.

Focado em fotos, o Instagram é um excelente local para empreendedores aumentarem as vendas de seus produtos sem gastarem dinheiro com anúncios.

Com cada vez mais recursos interativos e dinâmicos, o Instagram tem conquistado os usuários e se tornado um grande aliado paras as empresas. Muitas marcas já aproveitam os recursos para aumentar suas vendas.

E por mais que, assim como o Facebook, o Instagram também tenha sua plataforma de anúncios, é plenamente possível vender produtos no Instagram sem gastar um centavo com mídia paga.

Neste artigo, vamos dar dicas para lhe ajudar a aproveitar os recursos do Instagram para fechar mais vendas para a sua empresa. Ter uma boa base de seguidores e investir um tempo para gerar engajamento é fundamental para empresas venderem mais através do Instagram.

Veja nossas dicas:

Coloque um CTA na sua bio do Instagram

Em um site, quando queremos converter leads, usamos landing pages com um link de cadastro para conseguirmos mais informações sobre o usuário e levá-lo a realizar a ação que nós queremos.

No Instagram não é diferente!  Para o usuário comprar o seu produto, ele deve ir para a sua loja virtual. Então, é preciso montar um caminho que o leve do seu instagram até a sua loja.

E o Instagram só disponibiliza um espaço para links, e ele fica na bio do Instagram.

Por isso, é de suma importância colocar o link de sua loja ou de uma coleção específica na bio do Instagram.

E mais, não adianta apenas o link, é preciso criar um CTA. Como fazer? Bom, a bio do Instagram é onde entra a descrição sobre a sua loja. E você deve fazê-la de maneira suscinta.

Baixe já o Ebook Dicas de como prospectar clientes.

Coloque informações, como por exemplo: os tipos de produtos que a sua loja vende, um número de telefone, endereço, o slogan da sua marca. E abaixo disto, na última linha da bio, coloque um CTA. A chamada para ação neste caso deve ser bem direta, veja alguns exemplos abaixo:

  • Confira mais produtos da nossa loja clicando aqui
  • Compre nossos produtos aqui

As chamadas devem ser bem diretas e estar na última linha da bio.

Por que não última linha? Por que o link da bio aparece logo abaixo da descrição, então a chamará ficará logo em cima do link, isso evita que o usuário se perca e garante que ele saiba que o link da sua bio, o encaminha para sua loja.

A bio é a primeiro elemento que os usuários vão ver quando entrarem no perfil da sua marca e colocar um CTA é uma forma de chamar mais atenção para o link e instigar os usuários a irem para sua loja.

Confira também: 5 passos para montar a sua loja virtual.

Faça vendas diretas através do seu post no Instagram

Você deve estar pensando: como assim? Afinal, eu acabei de dizer que o único espaço para links no Instagram é na bio.

Mas calma, o Instagram tem um recurso que permite as marcarem os produtos de seus posts com um link para compra.

Isso facilita ainda mais a vida dos seus clientes, porque basta que eles cliquem sobre seu produto, sigam o link e fechem a venda na sua loja.

Simples, não é?  Veja como fazer a marcação de seus produtos nos posts, no passo a passo abaixo:

  • Tenha um perfil comercial
  • O perfil comercial da sua marca deve ter relação com produtos, então escolha opções como vestuário, loja de roupas ou qualquer outra opção relacionada a venda de produtos.
  • Agora, você precisa criar um catálogo de produtos na sua página do Facebook linkada ao Instagram da sua empresa.
  • A seguir, na guia configurações do Facebook clique na opção “Modelos e Guias” e depois quando ver a opção “Loja”, clique no botão “Adicionar Guia”.
  • Em “Modelos e Guias”, clique na aba “Modelo” e altere de padrão para “Compras”, assim sua página ficará como a de um negócio.
  • Configure a sua loja no Facebook adicionando informações sobre seus produtos (fotos, descrição, preço, etc).
  • Depois disso, o Facebook perguntará qual ação você deseja que as pessoas sigam, o ideal é que você escolha “Finalizar a compra em outro site” e clique em Continuar.
  • Escolha a moeda Real brasileiro.  
  • Com o catálogo criado no Facebook, a sua loja passará por avaliação e quando for criada, você receberá um aviso no Instagram informando a aprovação.
  • Agora sempre que você poste uma foto de um produto cadastrado no catálogo, você terá a opção de marcar o link para sua loja.

Dica extra: adicione links de vendas no stories

Essa é uma dica para marcas que possuem contas com mais de 10 mil seguidores. Para estas, o Instagram disponibiliza o recurso de links nos stories.

Assim, sempre que for criar um stories, você verá na parte superior um ícone de corrente, basta clicar ali, adicionar o link com uma chamada para ação.

O Instagram Stories é o principal recurso do Instagram, os usuários atualmente consomem mais conteúdo postado nos Stories do que no feed.

Por isso é muito importante, aproveitar esse recurso ou trabalhar para crescer a sua conta a este ponto para poder utilizá-lo. Esse pode ser um grande potencializador de vendas, basta ter um forte engajamento na rede social.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: