3 dicas para proteger os sites de ataques DDoS

3 dicas para proteger os sites de ataques DDoS

06/07/2017 às 09:00Hospedagem de Sites

Ter um negócio online significa que você também tem diversas responsabilidades e muitas delas envolvem a segurança do seu site, blog ou loja virtual. Não importa qual seja o ramo em que você atua, é sempre importante saber o que está acontecendo em seu hospedagem de site e quais os ataques que você pode receber ou onde está mais vulnerável.

E dos diversos tipos de ataque que um site pode sofrer, um dos mais comuns nos últimos tempos são os ataques DDoS, que tem gerado muita preocupação. O que muitos não sabem é que as formas de lidar com cada tipo de ataques hackers são diferentes e exigem diversas medidas que exigem tipos específicos de conhecimento. Quer saber como se identificar e se livrar desse tipo de ataque? Fizemos uma lista com 3 dicas para proteger os seus sites de ataques DDoS. Mas antes de saber como a proteção é feita, primeiro você precisa saber do que eles realmente se tratam. Por isso primeiro vamos aprender o que é um ataque DDoS e com elem funcionam.

Veja também nosso post: Passo a Passo para criar um blog

O que é um ataque DDoS?

Um ataque distribuído de negação de serviço (ou DDoS) é um ataque em que envolve vários sistemas informáticos diferentes, onde eles atacam um alvo, como um servidor ou site, por exemplo, e causam uma negação de serviço para usuários do local que está sendo atacado. A inundação de mensagens recebidas, solicitações de conexão, exploração de protocolos ou coisas similares força o alvo do ataque a diminuir a sua velocidade ou até mesmo a falhar e desligar, negando o serviço a usuários ou sistemas legítimos.

Em outras palavras, o que um ataque DDoS faz é sobrecarregar algum recurso do seu site ou servidor e impedir que determinada função de seu site funcione corretamente. Não precisamos nem dizer o quanto isso pode ser prejudicial para o seu site, tanto a curto quanto a longo prazo, não é mesmo?

Como funciona um ataque DDos?

Em um ataque DDoS, o agressor normalmente começa explorando uma vulnerabilidade em um sistema e tornando-se o mestre DDoS. O sistema mestre de ataque identifica outros sistemas vulneráveis e ganha controle sobre eles infectando os sistemas com malware ou ignorando os controles de autenticação (ou seja, adivinhar a senha padrão em um sistema ou dispositivo amplamente utilizado).

Bom, agora que você já aprendeu o que são esses ataques e como eles funcionam, vamos à lista de dicas para proteger os sites de ataques DDoS.

Antecipar um ataque

Se você tem controle sobre o seu servidor, então você precisa identificar quando você está sob ataque. Isso porque quanto antes você puder identificar que os problemas com o seu site são devidos a um ataque DDoS, mais cedo você pode começar a fazer algo a respeito.

Para estar em condições de fazer isso, é uma boa ideia se familiarizar com o seu perfil de tráfego de entrada: Quanto mais você sabe sobre o seu tráfego normal, mais fácil é detectar quando seu perfil muda. A maioria dos ataques de DDoS começam como picos acentuados no trânsito, e é útil saber a diferença entre um súbito aumento de visitantes legítimos e o início de um ataque DDoS. Antecipar um ataque DDoS pode ser muito útil, pois dessa forma nenhum dano será causado em seu site ou servidor e tudo continuará funcionando normalmente.

Ter mais banda larga

Geralmente, é sensato ter mais largura de banda disponível para o seu servidor do que você realmente precisa. Dessa forma, você pode acomodar surtos repentinos e inesperados no tráfego que podem ser resultado de uma campanha publicitária, uma oferta especial ou mesmo uma menção do seu negócio online em algum veículo da mídia.

Mesmo que você tenha muito mais banda larga do que precisa, não importa o quanto, isso provavelmente não impedirá um ataque DDoS. Mas por outro lado, esse espaço pode te dar alguns minutos extras para agir antes que seus recursos estejam sobrecarregados.

Contrate um especialista em DDoS

Com o aumento de ataques DDoS e o aumento da preocupação de novos de sites, os profissionais especialistas no assunto também começaram a surgir e normalmente são uma ótima solução para os seus problemas. É claro que nem sempre dá para contar com terceiros para cuidar dos problemas do seu site, mas em alguns casos de ataques DDoS em que você precisa de uma solução rápida, contratar esse tipo de profissional pode ser a saída que você estava precisando.

O ponto negativo dessa dica pode ser o preço, que muitas vezes pode ser um pouco alto, principalmente se o seu problema precisa ser resolvido de forma muito urgente, o que é o que acontece na maioria dos casos. Por isso é importante analisar e entender quais são as verdadeiras necessidades de contratar um especialista antes de recorrer a esse recurso.

Também é importante lembrar que o suporte do seu servidor pode te ajudar em casos de ataques, te auxiliando nos passos a serem tomados. Dependendo do nível do ataque, o seu provedor pode até já estar ciente do que está acontecendo e estar trabalhando para resolver antes mesmo de você entrar em contato com ele. É sempre importante e bom ter ajuda de todas as formas possíveis, ainda mais quando se trata de ataques que não conhecemos muito bem ou que não sabemos como lidar com toda a certeza.

Saber tudo sobre como o seu site pode ser atacado é essencial para que você consiga se proteger e evitar que esses ataques aconteçam. Por isso, além das dicas importantes para proteger os sites de ataques DDoS, também é necessário saber como eles chegam até os sites. Não esqueça de pesquisar sempre e revisar todas as dicas dadas aqui para que você fique sempre protegido e consiga levar o seu negócio online adiantes sem grandes problemas.

Agora que você já sabe como proteger os eu site de ataques DDoS pode ficar mais tranquilo e focar no que realmente interessa que é o crescimento do seu negócio online. E se por acaso algum ataque acontecer, você já sabe o que fazer ou quais ajudas pode acionar.

Gostou de nosso post? Compartilhe: