Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas para otimizar o seu planejamento de redes sociais

22/06/2019 às 08:13 Redes Sociais

3 dicas para otimizar o seu planejamento de redes sociais

A maioria das empresas já se conscientizou que estar presente na internet é essencial nos dias atuais. O problema é que muitas delas ainda esbarram em péssimos resultados por conta da falta de planejamento para redes sociais.

As redes sociais são fundamentais para o crescimento de qualquer negócio na internet.

Por isso, trabalhar bem nessas plataformas e ter um planejamento assertivo é essencial para o crescimento do seu negócio.

Essas ferramentas são essenciais para estimular o engajamento com a sua audiência, aumentando as chances de conquistar novos clientes e manter o seu público mais ativo.

Além do engajamento, outros benefícios como a visibilidade da marca e a captação de leads são essenciais para o crescimento de uma empresa no mercado.

E para lhe auxiliar na formatação de um planejamento de redes sociais assertivos, fizemos este artigo com dicas valiosas para recuperar o tempo perdido e reestruturar as suas ações em redes sociais.

Você pode ler em nosso blog sobre: hospedagem de site barata.

Confira abaixo nossas dicas para otimizar o planejamento de redes sociais da sua empresa:

Monitore a concorrência

Analisara concorrência é essencial para conseguir moldar o seu planejamento de redes sociais e acompanhar as tendências do seu mercado.

Por isso, o ideal é que você faça uma lista com seus principais concorrentes. De preferência pegue concorrentes diretos e empresas do mesmo setor que já tenham uma fatia maior de mercado.

Comece a monitorar as redes sociais dessas empresas. Veja como elas lidam diariamente com o público e quais são os seus canais mais bombados.

A ideia inicial é que ao acompanhar os concorrentes, você possa analisar as suas estratégias de redes sociais e ter insights para o seu planejamento.

Faça uma lista de indicadores de performance (KPIs) para monitorar e acompanhar o crescimento dessas empresas, e claro, com o passar do tempo compare com o seu desempenho.

A partir dessa análise, você conseguirá ter uma ideia mais formada sobre o que vem atraindo o seu cliente.

Afinal, tanto os concorrentes diretos como os concorrentes indiretos, terão o seu mesmo público-alvo. Essa é uma forma de ver quais ações tendem a funcionar mais para a comunicação nas redes sociais.

Baixe já o ebook Como anunciar no AdWords.  

Crie um cronograma de postagens nas redes sociais

Empresas que estão com uma comunicação falha nas mídias sociais indicam que não ligam tanto para o planejamento.

E para o crescimento do engajamento nas redes sociais, a constância e diversidade de ações são dois fatores necessários. É essencial criar um cronograma de postagens das principais redes e segui-lo à risca.

Distribua as postagens em um calendário editorial, sempre buscando os melhores dias e horários para as postagens.

Essas informações podem ser obtidas diretamente em sua própria rede social. 

Fazer um cronograma de postagens com antecedência é uma excelente maneira de se preparar o mês seguinte e de armar possíveis promoções e ações especiais para datas comemorativas.

Isso pode ser um fator que pode determinar o sucesso do seu planejamento.

Além disso, colocar um cronograma em prática o mais breve possível é uma maneira de organizar o seu time de marketing digital a pensar em novas estratégias e ir testando estilos diferentes de postagens em diferentes redes para afinar a sua comunicação com o público.

Confira também: Como anunciar no Google AdWords.

Monitore os seus resultados

Essa é a dica principal! Nada muda se você não acompanhar os seus resultados. Todo planejamento sempre pode melhorar, lembre-se disso.

Ter redes sociais com alto nível de engajamento e um grande de número de seguidores é algo que se constrói com o tempo. E isso se deve ao aprimoramento do planejamento.

E para acompanhar os resultados é preciso definir um passo muito importante: apontar as principais métricas de análise.

Cada rede social tem o seu objetivo e a sua forma de interação. Por isso, nem sempre podemos uma usar uma mesma métrica para todas.

É muito importante conhecer as métricas mais importantes de cada rede social e fugir das “métricas da vaidade”. 

O número de seguidores de uma página, por exemplo, pode ser considerado uma métrica de vaidade, já que apenas o aumento de seguidores não influencia diretamente no engajamento.

Se tratando do Facebook, é importante ficar de olho para métricas como o alcance da página, o envolvimento, dados demográficos e sobre o público.

Assim, você adotar uma linguagem mais assertiva e programar ações que tendam a render mais engajamento na rede.

Já o Instagram é uma rede um pouco diferente do Facebook. É uma rede de compartilhamento de fotos, então se você quer investir nessa rede é importante, trabalhar bem a sua parte visual.

Métricas como o alcance, engajamento, interações, impressões são importantíssimas no Instagram. Elas mostram como o público está reagindo a suas publicações no feed e nos stories.

Outra rede social importantíssima para as empresas é o Twitter. Ele é um microblog que pode ser usado como um canal para interagir diretamente com os clientes.

Métricas como menções, número de visitas no perfil, retweets, comentários, entre outras são muito importantes para medir o seu engajamento na rede social.

Conclusão

Como vimos durante o texto, para otimizar o seu planejamento em redes sociais é preciso estar atento a todos os movimentos do mercado.

As redes sociais são um excelente parâmetro para avaliar a atratividade do seu negócio.

Com as nossas dicas, você pode refinar a sua estratégia de conteúdo e se tornar muito mais relevante nas redes sociais.

Esse pode ser um fator fundamental para atrair mais clientes e ampliar o alcance do seu negócio.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: