3 dicas para melhorar as ações de pós-venda da sua agência

3 dicas para melhorar as ações de pós-venda da sua agência

13/10/2017 às 11:51Loja VirtualAjuda

Uma venda é o primeiro passo para aumentar suas vendas, não o último. Essa frase pode até parecer redundante, mas você vai perceber que faz todo o sentido. Ter um bom serviço pós-venda mostra aos seus clientes que você deseja criar um relacionamento de longo prazo com eles, isso significa que você ganha a lealdade do público e consegue manter os seus negócios. Hoje em dia, muitas empresas de sucesso usam estratégias de serviço pós-venda para consolidar as suas vendas, criar relacionamentos duradouros com os clientes e aumentar seus lucros. Fornecer o serviço de pós-venda faz com que seus clientes queiram continuar consumindo seu produto ou serviço, além de eles serem uma ótima fonte de propaganda positiva para a sua empresa.

As ações de serviço pós-vendas incluem não apenas o relacionamento que você tem com o cliente depois de ter uma venda realizada, mas também o que você faz no momento da venda, incluindo seu serviço ao cliente e as suas técnicas. É claro que isso também inclui como você continua o relacionamento após a compra ter disso feita, como fornecer contato de acompanhamento e saber lidar com queixas.

Confira nosso Ebook Fidelizando Clientes no E-mail Marketing:

Mas como fazer isso? Não se preocupe! Separamos 3 dicas para você poder melhorar as ações de pós-vendas com os seus clientes e conseguir prosperar com o seu negócio. É claro que nem todos os negócios exigem ações iguais, mas existem caminhos que podem ser seguidos e que funcionam muito bem.

Problemas com as ações pós-vendas

Mas antes de falarmos efetivamente sobre cada uma das 3 dicas para melhorar suas ações de pós-vendas, precisamos falar que, como qualquer coisa que envolve o mundo dos donos de negócios, os problemas existem. Mas a boa notícia é que todos eles são solucionáveis e podem te ajudar a não cometer outros erros. Ao longo das dicas você vai entender que uma ação de pós-vendas de uma empresa é essencial, mas também é algo delicado e que deve ser levado muito a sério, pois está diretamente ligada à reputação de seu negócio e com a fidelidade dos clientes.

Como melhorar minhas ações de pós-vendas?

Existem algumas técnicas que você pode utilizar para que seus clientes fiquem cada vez mais fieis a sua marca e que também possam servir como propagando positiva para sua empresa. As 3 principais dicas para melhorar as ações de pós-vendas de sua agência são:

•    Invista em suas redes
•    Leve seu suporte a sério
•    Faça ofertas especiais

Esses quatro pontos são essenciais para que o seu negócio possa crescer de maneira orgânica e ordenada.

Invista em suas redes

Hoje em dia é praticamente impossível lidar com o público se você não utilizar as redes sociais. Não que ferramentas como o e-mail deixaram de ser importantes, longe disso, mas as redes trazem uma proximidade entre empresa e cliente nunca antes vivida.  (Leia mais sobre fidelizar clientes com e-mail marketing). Através das redes sociais você pode não só saber o que estão falando sobre a sua marca ou sobre os seus serviços, mas também interagir e conseguir até prever o comportamento das pessoas que compram da sua empresa. No que diz respeito a pós-vendas, o monitoramento das avaliações do seu negócio é uma parte muito importante.

Acontece que hoje em dia, muitos clientes não reclamam simplesmente com você por e-mail ou telefone, eles usam sites de avaliação e mídias sociais para desabafar suas frustrações e alertar os outros sobre seus problemas. Uma postagem em uma rede social pode chegar a milhares de pessoas antes que uma empresa possa fazer algo a respeito do problema. Além disso, a falta de resposta pode fazer parecer que a sua marca não se preocupa com seus clientes. As ferramentas de monitoramento de mídia social podem alertar as empresas sobre qualquer menção, que permite que elas possam responder rapidamente e potencialmente transformar um cliente infeliz em um novo negócio.

Leve o seu suporte a sério

Essa é uma das dicas mais importantes para melhorar as ações de pós-vendas da sua agência. Muitos acabam usando o suporte apenas como uma ferramenta que precisa estar lá para resolver o problema e não como algo que pode ajudar a empresa a crescer. Esse pensamento normalmente faz com que o suporte seja um tanto quanto negligenciado e, consequentemente, gera propaganda negativa para a empresa.
É importante entender que mesmo o melhor produto ou serviço em algum momento pode falhar. E quando os clientes precisam de ajuda, deve haver várias opções para conseguir ter essa ajuda, seja colocando passagens através de um site, conversando ao vivo com representantes do serviço ao cliente, enviando um e-mail para ter a assistência devida ou mesmo através de um telefone. A assistência que a empresa presta para seus clientes pode fazer uma grande diferença na hora do cliente decidir se volta ou não a comprar seus produtos ou serviços.

Com os nossos serviços de E-mail Marketing, você pode encontrar planos a partir de R$45,00 mensais, com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes).

Faça ofertas especiais

Uma ótima maneira de conseguir mais negócios com pessoas que já compraram de você é oferecer um desconto na próxima compra desse cliente. Isso pode ser feito como parte do e-mail de acompanhamento ou mesmo no ato da compra. Esse tipo de oferta normalmente é válido por um breve período de tempo após a data em que a compra foi feita, exatamente para incentivar os clientes a voltar, e nesse momento, fazer outra oferta do tipo para eles. É importante entender que nem todos os clientes serão atraídos por essas ofertas especiais, mas muitos vão dizer que não podem deixar passar um bom negócio e sempre estarão tentados a retornar.

Depois de conferir essas 3 dicas para melhorar as ações de pós-vendas, você vai conseguir entender não só como esse tipo de ação pode ajudar a melhorar o seu negócio, mas também como isso faz o seu negócio crescer e prosperar. Não é à toa que esse tipo de ação é cada vez mais bem visto pelo mundo do marketing. Siga os passos e entenda quais são as melhores ações de pós-vendas que o seu negócio pode ter. E se o e-mail é uma das ferramentas mais importantes na hora de fazer esse tipo de ação, é fundamental que você saiba Como aumentar a conversão com o E-mail Marketing!

Gostou de nosso post? Compartilhe: