Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas para evitar perder clientes em 2019

07/02/2019 às 21:04 Ajuda

3 dicas para evitar perder clientes em 2019

Janeiro praticamente já foi embora e você ainda continuou perdendo clientes? Nesse texto, vamos lhe ajudar com algumas dicas para se preocupar e investir em ações que garantam uma boa experiência a seus clientes e aumente as chances deles quiserem continuar comprando seus produtos ou assinando os seus serviços.

Com o país começando a vislumbrar uma saída da crise econômica, é hora de repensar estratégias, rever o que deu certo e o que deu errado e buscar o melhor para o seu negócio.

E aí está o primeiro ponto, para se manter uma empresa, independente do segmento e tamanho, precisa de clientes.

E com a manutenção de clientes recorrentes que sua empresa ganhará estabilidade no mercado e poderá realizar maiores investimentos e montar uma estratégia de marketing que vise ampliar o leque de clientes.

Você pode se interessar por: hospedagem de site barata.

Mas primeiro, é preciso conseguir entender o comportamento de seus clientes atuais, buscando dar a estruturar que eles precisam, para que eles se mantenham satisfeitos com o seu negócio.

A prioridade do marketing digital em 2019 é a otimização da experiência do usuário e por isso é necessário gerenciar bem o relacionamento com os clientes.

É preciso aparar as arestas, definir melhor os processos de compra e serviço para que os clientes tenham total conhecimento do funcionamento da sua empresa antes de fechar uma venda.

E claro, nós podemos fazer nossa própria análise através dos dados de nossos próprios clientes ou de empresas concorrentes, mas dificilmente nós conseguimos ver a situação pelo ponto de vista do cliente.

Para entender por que o cliente deixou de comprar da sua empresa, cancelou um contrato de assinatura, é necessário entender o que fez o cliente ficar insatisfeito.

E somente após buscar diretamente com o cliente você terá uma noção dos principais pontos negativos da sua empresa e assim pode planejar e repensar maneiras para extinguir essas fraquezas do seu negócio.

Confira nossas dicas para evitar perder clientes em 2019 abaixo:

Deixe bem claro todos os pontos do contrato ou enfatize as principais utilidades do produto vendido

Um dos pontos que mais criam ruídos na comunicação com o cliente e levam a uma insatisfação e desistência de compra do cliente é o fato de que são poucos os usuários que realmente entendem todos os pontos do contrato ou da utilização de um produto ou serviço.

Por conta disso, muitos consumidores cancelam um serviço ou não voltam mais a sua loja para comprar nenhum produto.

Naquela máxima de “não prometa mais do que pode entregar”, entra a questão de que nem sempre isso fica realmente claro. Os clientes podem achar que seu produto ou serviço faz ou serve para algo que ele realmente não serve.

Baixe já o Ebook Como abrir um negócio sem gastar muito.

E é nessa hora, já praticamente fechando uma venda que você deve buscar esclarecer todos esses pontos.

Se você está vendendo um produto, por exemplo, pergunte ao cliente para que ele o usará, dessa forma você pode saber se ele realmente serve. E assim, também poderá indicar formas de uso para o cliente, o que aumenta a satisfação dele já na compra.

Deixe bem claro, tanto no caso de produtos como no de serviços, o tempo médio para a obtenção de resultados.

Digamos que você venda a criação de site para clientes, é preciso firmar com ele, o tempo estimado para que o projeto fique pronto.

Da mesma forma, se você vende um serviço por assinatura ou mesmo um serviço, explique o que está incluso na venda, quais resultados o cliente pode esperar e ao que ele tem acesso.

Isso é importantíssimo provar futuramente que a sua empresa cumpriu com o que foi combinado, podendo rebater alguns argumentos de insatisfação do seu cliente.

Confira também: como fazer um blog 

Meça o nível de satisfação do cliente atualmente

Quem já possui uma carteira de clientes, por mais que pequena, pode realizar essa ação.

Medir o atual nível de satisfação dos seus clientes é essencial para mostrar a eles que você realmente se importa, além de poder descobrir pontos fortes e fracos da sua gestão de relacionamento com o cliente.

Os clientes devem sempre se sentir especiais e sua empresa precisa estar sempre estreitando o relacionamento com eles, para que conseguir prever mudanças de comportamento e antecipar necessidades, podendo lançar soluções inovadoras no mercado.

Manter um bom relacionamento eleva o nível de satisfação, o que pode levar, inclusive, a ganhar promotores gratuitos para sua empresa.

A melhor métrica para isso é o NPS (Net Promoter Score), onde a sua empresa pode definir ações e designá-las um número de pontos positivos e negativos, para classificar posteriormente o seu cliente.

Assim, você poderá saber qual é o nível de satisfação de seus clientes e pensar em maneiras para levar todos eles a se tornarem promotores do seu negócio.

Mostre todos os resultados obtidos em seus produtos para os clientes

Essa é uma dica, que apesar de parecer que não, pode ser utilizada tanto para quem vende serviços como para quem vende produtos.

Quem vende um produto, por exemplo, pode pedir para clientes um review dos produtos, se possível até um vídeo utilizando o material, dessa forma, você pode mostrar que o produto realmente entrega o que promete.

Dessa forma, você terá a credibilidade de estar apresentando clientes utilizando os seus produtos e não poderá ser acusado de produzir os próprios vídeos e influenciar no resultado.

Já se você vende serviços, faça um relatório mensal, quinzenal ou até semanal, para listar todos os resultados obtidos com o trabalho da sua empresa.

Se o cliente necessita bater 10 vendas em uma semana, por exemplo, e você conseguiu através do marketing fechar 20 vendas, mostre para ele.

Essa é uma maneira de estar sempre mostrando o quanto o trabalho do seu negócio é valioso para o cliente, não deixando cair no esquecimento.

E fazer isso no momento em que acontece é essencial para valorizar ainda mais o serviço prestado por sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: