3 Dicas de SEO para Landing Pages perfeitas

27/11/2018 às 09:02 SEO

3 Dicas de SEO para Landing Pages perfeitas

Fazer com que suas landing pages possam converter bastante não é uma tarefa fácil. Por isso, nesse texto daremos dicas de SEO para criar páginas de conversão perfeitas para as campanhas da sua empresa.

As landing pages são importantíssimas para qualquer negócio. É através delas que conseguimos montar uma boa base de e-mails para trabalhar mais leads e garantir mais vendas.

A otimização com SEO se faz necessária para que se possa aparar as arestas e fazer a página converter o máximo possível.

Saber como trabalhar SEO em suas landing pages é fundamental para atrair mais visitantes para a página e fazer com que a grande maioria dos usuários queira seguir adiante e cumpra a ação que você determina na página.

O que são landing pages?

Uma landing page é uma página de conversão. Ela é bastante usada no marketing de conteúdo para que uma empresa possa adquirir informações sobre o lead.

Entre as perguntas mais comuns podemos citar informações pessoais, demográficas e até pedir uma opinião rápida sobre um certo tema.

Isso é feito por meio de um formulário de poucas perguntas. Dentro de uma estratégia de marketing, criar e otimizar landing pages é essencial para melhorar o fluxo de nutrição.

As landing pages são muito utilizadas em campanhas de e-mail marketing, buscando promover uma maior interação dos leads com a sua empresa.

Como o SEO influencia positivamente landing pages?

Assim como toda a página de internet, as landing pages são construídas através de técnicas de SEO. Lembra das boas práticas de SEO? Palavra-chave no título, escaneabilidade, CTA em destaque, entre outros pontos, então elas também devem ser aplicadas na landing page.

Essa é uma maneira para que as páginas de conversão possam também atrair os olhos dos algoritmos do Google e de outros mecanismos de busca.

Isso pode fazer com que, por exemplo, a landing page de um produto da sua empresa possa aparecer no topo dos resultados de busca para a palavra-chave escolhida.

Por serem páginas únicas e que devem ser simples, ou seja, com informações pontuais e destaques para a CTA da campanha, é muito importante que se use SEO para que a página possa ser considerada relevante na web.

Além disso, fora a relevância para os algoritmos, aplicar técnicas de SEO em sua landing page pode facilitar a conversão.

Com a informação certa no lugar certo, com um bom layout, uma URL fácil de ser encontrada, um formulário curto e intuitivo, entre outros pontos, pode influenciar os usuários que acessam a página a cumprir a ação que você determina.

Confira nossas dicas para otimizar sua landing page com SEO:

Encontre as melhores palavras-chave

Para sua landing page se torna popular e converter mais é preciso que você escolha a palavra-chave correta para a campanha.  

Pensando nisso, o ideal é que você relacione a escolha não só com o conteúdo e o material oferecido para seus leads como também o estágio do funil de vendas da persona de sua campanha.

Quem trabalha com landing pages para topo e meio do funil, por exemplo, pode oferecer newsletter, materiais ricos como ebooks, etc.

Quem trabalha mais com o fundo do funil pode oferecer descontos para um produto, um vídeo tutorial do produto, etc.

Todas essas ações são importantíssimas dentro do seu negócio para conversão e aumento das vendas.

A partir dessa escolha do objetivo da campanha, escolha a palavra-chave que mais se adeque a landing page em questão.

A nossa dica é que você dê preferência a palavras-chave long tail, por que estas são mais específicas, possuem um volume de buscas satisfatórios e um nível de concorrência menor do que palavras-chave head tail que são mais genéricas.

Teste 30 dias de Hospedagem.

Explore o seu conteúdo na landing page

Para atrair mais usuários e conseguir converter mais é preciso explorar todo o conteúdo gerado por sua empresa.

O conteúdo certo pode estimular os usuários a baixarem a seu ebook ou pegando um cupom de desconto do seu produto, por exemplo.

Além disso, para dar relevância a landing page, o conteúdo deve entregar o que título promete.

Em outras palavras-, ele deve ser de acordo com a palavra-chave escolhida para a campanha.

Por mais que a landing page não seja o local para colocar muito conteúdo, a página deve ser um lugar para que você pode citar algumas informações importantes, que podem otimizar a sua taxa de conversão.

Então, num exemplo prático, se você está oferecendo um ebook para download, você pode colocar informações como: tópicos e assuntos abordados no ebook, dados que possam destacar a importância de baixar e ler o material, etc.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

Adapte sua landing page para mobile friendly

Com o acesso à internet por meio de dispositivos móveis aumentando nos últimos anos, é imprescindível que você utilize templates mobile friendly em suas landing pages.

Esse tipo de template se adapta perfeitamente para qualquer mídia e pode garantir que os usuários possam cumprir a ação da sua campanha, entrando na página de qualquer lugar e em qualquer dispositivo com internet.

A utilização de páginas otimizadas para mobile friendly também é bastante importante para um bom ranqueamento no Google.

Esse é um dos fatores mais importantes para que os mecanismos de busca possam identificar a página e aumentar o seu grau de relevância.

Essa adaptação pode evitar que você perca potenciais clientes e sua taxa de conversão seja baixa, o que pode gerar péssimos resultados de suas campanhas de e-mail marketing.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: