3 dicas de fotografia para leigos produzirem fotos sensacionais

29/10/2019 às 16:45 Marketing

3 dicas de fotografia para leigos produzirem fotos sensacionais

Já ouviu falar naquele ditado: uma imagem vale mais que 1.000 palavras? Acredito que sim! Ter boas imagens para ilustrar produtos e serviços dentro da sua estratégia de marketing digital é essencial para vender mais.

Muitos empreendedores e profissionais de marketing não tem conhecimento em fotografia e com isso não tem habilidades para tirar fotos boas.

Bom, não é preciso ser um fotógrafo profissional para tirar boas fotos, basta prestar atenção em alguns detalhes. Para lhe ajudar separamos algumas dicas de fotografia para leigos.

Antes de entrarmos nas dicas, vamos lhe fazer duas perguntas abaixo.

Qual é o propósito da sua foto?

O primeiro passo para tirar uma foto sensacional é saber o que você quer retratar. Quem trabalha com marketing digital, geralmente precisa de fotos para ilustrar blog posts, vídeos no Youtube, produtos de seu e-commerce, entre outros.

Existe um propósito por trás da foto.

É preciso saber o resultado que você espera, para ter em mente como alcançá-lo.

Você até pode tirar boas fotos sem ter um objetivo claro, mas não há nada melhor que clicar já sabendo o que quer.

Para definir o propósito, você deve se fazer algumas perguntas, como por exemplo:

  • O que quero retratar? Pessoas, objetos, etc...
  • Onde e como vou usar essa foto? No blog da minha empresa, nas minhas redes sociais, no meu e-commerce, entre outros.
  • Qual é o ponto de referência da minha imagem? O que é mais importante e deve se destaque na sua composição.

Pode até parecer meio chato no início, mas fazer essas perguntas pode facilitar bastante o trabalho.

Definindo o propósito, você terá uma noção do equipamento que você precisa usar, do local onde você pode fazer e da composição da sua foto.

Confira também: Melhor hospedagem de site.  

Quais equipamentos eu preciso para tirar fotos boas?

Parece meio clichê, mas é verdade, o equipamento não importa muito, desde que você saiba o que quer e se dedique a isto.

Fotografia é paixão, e quem está começando a clicar precisa ser bastante curioso e praticar.

Bom, mas falando de equipamentos, vamos listar abaixo os principais equipamentos que podem ser usados para tirar boas fotos, confira:

  • Câmera DSLR: as câmeras de DSLR são equipamentos profissionais e semiprofissionais utilizados por fotógrafos para o registro das imagens. Nelas, é possível fazer configurações mais avançadas que garante a qualidade da sua imagem.
  • Smartphone: os smartphones estão com câmeras cada vez mais profissionais. Se você não tem uma câmera, mas tem um celular na mão, você consegue tirar boas fotos. O ideal é que você compre um smartphone que se destaque pela qualidade da câmera.
  • Tripé: existem tripés para câmeras e para smartphones, esse equipamento é essencial para tirar fotos posadas, ou seja, quando um objeto ou pessoa estão parados. Quem tem pouca experiência pode tremer na hora do clique e borrar as fotos, o tripé garante a estabilidade da imagem.
  • Iluminação: equipamentos de iluminação são importantíssimos para fazer fotos, principalmente quando estamos em locais fechados. Ao ar livre, é possível utilizar a luz natural, o que reduz a necessidade de equipamentos, mas em estúdios contar com um softbox, com flash, com rebatedores e com iluminadores de led é essencial para a qualidade da fotografia.

Depois destas duas perguntas, já podemos partir para as dicas de fotografia. Abaixo falaremos sobre detalhes que são importantíssimos para a qualidade da sua imagem. Se prepare para anotar tudo e aprender a tirar fotos sensacionais.

Confira as nossas dicas abaixo:

Olho na fotometria!

Quando estamos começando a fotografar, não entendemos nada sobre luz e é preciso de um guia para entendermos isto. Este guia é a fotometria. Basicamente, a fotometria é a medição da quantidade de luz que entra pela lente da câmera.

Se você tem uma câmera, você irá no notar que dentro do visor da imagem, você uma régua na parte inferior, marcando números que vão de -2 a 2, na maioria dos casos. Estes números representam a quantidade de luz que está entrando no visor da sua câmera.

Para tirar uma foto dentro da exposição correta é importante se guiar pelo fotômetro da câmera.

É bem fácil de entender, quando o fotômetro está negativo a imagem terá pouca luz, quando ele está no positivo, terá bastante luz, e se está na marca 0, significa que ele está na exposição “correta”.

Esse é o básico para que você acertar a luz da sua foto, um dos pontos mais importantes.

Dependendo do seu propósito, a foto pode estar com pouca luz ou muita luz, você pode controlar isto, não necessariamente o fotômetro precisa estar no 0 para que a foto seja boa. Com o tempo de prática, você terá esse feeling.

Pense na composição

Esse é o ponto mais importante para quem está começando a tirar fotos agora.

Você pode não ser muito técnico, não dominar os fatores que envolvem a fotografia, mas para tirar fotos sensacionais você precisa saber compor suas fotos.

Quem está começando, só se preocupa em tirar a foto. Depois quando vê a foto ampliada no computador, acha estranho porque enxerga detalhes que não queria que saísse na foto.

Essa é a ideia da composição. Você deve pensar no ambiente da sua foto, tirar tudo o que for desnecessário e buscar compor a sua imagem, dando destaque aos principais elementos.

Tire fotos de vários ângulos

Nada melhor do que ter várias opções na hora de escolher a foto que você vai usar. Porém, também não adianta tirar várias fotos do mesmo ângulo.

O ideal é que você faça fotos de diversos ângulos para depois escolher o melhor.

Dessa maneira, você pode comparar as imagens e ver qual é a composição e o ângulo que mais destaca a sua foto.

Essa é uma excelente maneira de ganhar prática na fotografia e de conseguir ter várias imagens, afinal você pode gostar e separar mais fotos, para depois usá-las quando precisar.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: