Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

11 maneiras de montar um site mais atrativo e funcional

14/10/2017 às 14:20 WordPress

11 maneiras de montar um site mais atrativo e funcional

Atualmente, ter uma estratégia digital é muito importante para qualquer empresa. Os consumidores se acostumaram a fazer tudo online, com isso ter um site atrativo e funcional é essencial para conquistar clientes e vender mais.

Colocar um site na web, parece fácil e realmente é, mas qualificar esse site para que ele seja chamativo e intuitivo requer bastante esforço e trabalho. Porém, os clientes dão bastante valor para empresas com sites bem construídos.

Confira algumas maneiras para deixar seu site mais atrativo:

Tenha um layout responsivo

Um site responsivo se adapte a qualquer tamanho de tela, o que é ideal para os dias atuais, com o crescimento de visualizações de sites por meios de dispositivos móveis. Nesse formato, o seu site é visto de maneira agradável tanto num computador, como num smartphone, por exemplo.

Produza um bom conteúdo

O mais importante do seu site é conteúdo contido nele. São tantas as formas de otimização que, às vezes, esquecemos da principal. Por isso, investir na qualidade de textos e oferecer também conteúdos diversificados com vídeos, áudios e infográficos são indicados para atrair mais visitantes. Os internautas estão atrás de conteúdo rico na internet.

Tenha um padrão

Seguir um padrão, mostra que sua empresa é organizada e passa confiança e credibilidade para os clientes. Escolhe bem as fontes, tamanhos de imagem, determine cada espaço do layout, use a mesma cor e modelo para todos os links, enfim padronize tudo o que for necessário dentro do seu site. Isso fará com que seus clientes reconheçam a sua marca, assim que entrarem na aplicação.

Opte por uma navegação funcional

Uma boa navegação é que os clientes entrarem e quererem continuar acessando o seu site. Se o site demorar a carregar, tiver menus de navegação pouco usuais, entre outros pontos, as pessoas não gostaram do seu site e provavelmente não voltarão a ele.

Tenha um mapa do site no rodapé, um menu de navegação bem destacado, simples e objetivo no topo do site, isso atrairá os visitantes e garantirá a volta de muitos ao seu site.

Confira também 7 motivos para usar o WordPress.

Faça uso de imagens

Como já citado acima na questão de conteúdo, enriquecer o texto é importantíssimo, por isso utilizar imagens para complementar os textos é de grande valia para o público. Ninguém perde muito tempo para ler uma página de internet, então, quanto mais você facilitar para a pessoa melhor.

Use imagens também nos ícones principais, destacando redes sociais e canais de contato.

Tenha um site leve

A velocidade de carregamento faz muita diferença, principalmente para pessoas que acessam a internet pelo site, o que consome bastante franquia de dados no celular. Com isso, busque reduzir o peso de imagens, de vídeos, plugins e outros conteúdos do seu site, para que as páginas carreguem quase que instantaneamente.

Os usuários vem se acostumando a navegar em velocidades cada vez maiores com o progresso da banda larga e do 4G no Brasil, por isso muitos rejeitam entrar em sites pesados, por simplesmente não terem paciência para esperar o carregamento.

Estética não é tudo

Na maioria das vezes é preciso decidir entre beleza e funcionalidade na hora de montar um site. Com isso, sempre escolha ter um site mais funcionais. Apesar de alguns elementos deixarem o site mais bonito, eles podem acarretar fatores negativos de navegação como deixar o site mais pesado, menos intuitivo, o que pode comprometer e muito os seus resultados.

Use a linguagem do seu público

Ter um site funcional não adiantará em nada, se o seu público não entender o que você fala. A linguagem adotada é uma parte importante de sua estratégia de comunicação digital. Busque integrar a linguagem de todos os seus canais de divulgação, e coloque todos em harmonia visual, além de produzir um conteúdo de modo que seu público entenderá de primeira. Por isso, é muito importante conhecer o seu público, para ter uma noção e conseguir produzir um conteúdo que seja a ‘cara’ dele. Escolher a linguagem mais adequada é essencial para tornar seu website mais atrativo.

Entenda sobre métricas de avaliação

Para saber aonde melhorar, é preciso obter dados para saber o que está acontecendo de errado. Existem diversas ferramentas gratuitas como o Google Analytics, por exemplo, que podem te ajudar a mensurar e organizados dados relevantes sobre o seu site.

Faça uma avaliação constante do seu site e estipule metas, isso lhe ajudará a identificar problemas de diversos gêneros, sejam eles de design ou de comunicação. Adotando a pequisa periódica das métricas, você conseguirá em pouco tempo deixar seu site mais atrativo e funcional para seus clientes.

Use técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são essenciais para alavancar seu website nos portais de busca. A grande maioria dos consumidores utiliza sites de busca como o Google para pesquisarem sobre qualquer tipo de conteúdo.

Aplicar essas técnicas em seu conteúdo podem fazer com que seu site seja mais bem posicionado em sites de busca, o que o tornarão mais atrativo para seu público. Isto aliado a um site bem funcional, seguindo as dicas acima, aumentarão ainda mais a relevância do seu serviço em sites como o Google.

Crie um Site Map

Antes mesmo de começar a desenvolver o seu site, crie um rascunho, no caso um ‘site map’. Esse rascunho servirá como um guia para a montagem do seu site, separando as seções e padronizando todo o conteúdo.

O site map é bem simples de ser feito e pode ser criado a mão. Com esse guia é possível ter uma visão mais clara e completa do que você quer para o site. Geralmente, sem ter esse norte é possível se perder no caminho, se desvirtuando e adotando um modelo que não agradará o seu público.

Lembre-se sempre que menos é mais, e não se empolgue ao criar um site, querendo enchê-lo de funções, que muitas vezes são desnecessárias.  

Gostou das nossas dicas? Não perca tempo e baixe o Ebook Como Vender Criação de Site. Conheça os planos de Hospedagem com WordPress da ISBrasil.

Gostou de nosso post? Compartilhe: