Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress: 6 dicas de marketing para otimizar seu site

03/06/2019 às 18:49 Marketing WordPress

WordPress: 6 dicas de marketing para otimizar seu site

A maioria dos sites atualmente é hospedado no WordPress. Segundo a revista Forbes, 25% dos sites de todo o mundo são publicados na plataforma.

Esse e outros motivos são responsáveis por terem tornado o WordPress, o principal CMS do mundo.

E todo esse sucesso se deve a praticidade do WordPress para a criação e a otimização de um site. Com poucos cliques e sem conhecimento técnico, é possível criar um site otimizado em poucos minutos.

Além disso, a vasta quantidade de plugins também acrescenta bastante.

Muitas dessas ferramentas conseguem resolver certos problemas de uma página e trazer mais dinamismo após a instalação.

Por isso, fizemos este texto, para listar abaixo algumas dicas de marketing digital para o otimizar o seu site no WordPress sem precisar ser programador, confira:

Procure e instale um template mobile-friendly

Desde o fim do ano passado, o Google passou a priorizar as páginas com versão mobile friendly.

Isso faz com que sites que não tenham otimizado para mobile fiquem de lado na plataforma, perdendo posições no ranking, mesmo sendo bastante relevantes.

Então, a nossa primeira dica de otimização é simples e prática: procure um template mobile-friendly e instale no seu site.

Esses templates são otimizados tanto para desktop como smartphones e isso conta muitos pontos para os buscadores.

Para ver o quanto a mudança para o mobile-friendly pode trazer resultados, basta checar os dados de tráfego do seu site.

Dê uma olhada nos dados de acesso via mobile, com toda certeza, você notará que o tráfego aumentou e que as métricas como taxa de rejeição, tempo médio de sessão, entre outras estarão melhores.

Crie um sitemap XML

Os robôs no Google não têm todo o tempo do mundo para ficar em seu site e indexar páginas. Por isso, toda a ajuda é bem-vinda.  

A nossa segunda dica é criar um sitemap XML para o seu site. Basicamente, um sitemap é uma lista organizada de todas as páginas do seu site.

E o sitemap pode ser facilmente criado no WordPress, aliás a própria plataforma cria um para o seu site.

O problema é que o sitemap criado pela plataforma, nem sempre é otimizada como deveria ser.

Uma boa dica é instalar o plugin Google XML Sitemap Generator, que permite não só a criação de um sitemap otimizado como o monitoramento das páginas indexadas do seu site. Essa ferramenta comunica ao Google a cada atualização do seu site.

Assim você cria um novo conteúdo ou atualiza um conteúdo antigo, o Google recebe uma notificação para fazer uma nova varredura do seu site.

Isso garante que a posição de suas páginas no ranking sempre sejam as melhores possíveis.

Confira também: Hospedagem com WordPress.  

Cheque e elimine os links quebrados do seu site

Durante a varredura, os robôs do Google também checam os possíveis links quebrados nas páginas do seu site.

E isso prejudica bastante a sua estratégia de SEO. Por isso, é importantíssimo sempre checar os links quebrados e eliminá-los.

Para ajudar nessa tarefa, você pode instalar o plugin Broken Link Checker em sua página. Essa ferramenta consegue analisar página por página do seu site e identificar os links quebrados.

Assim que o plugin acha os links quebrados, ele lhe envia uma notificação e lhe dá a opção de editar links, o que te dá a chance de eliminá-los ou redirecioná-los para outra página.

Insira CTAs em todos os seus conteúdos

O blog é uma excelente ferramenta de marketing. E uma das maneiras mais práticas de gerar leads é apostar em CTAs (chamadas para ação.

Existem várias maneiras de adicionar um CTA ao seu conteúdo.

E no WordPress é possível otimizar isso e conseguir adicionar CTAs rapidamente a mais páginas do seu site.

Usando plugins como Thrive Leads e o Lead Magnets, você pode fazer isso em poucos minutos.

Uma boa chamada para ação pode ser a chave para gerar mais leads e aumentar as oportunidades de vendas do seu negócio.

Aliar um bom conteúdo a uma chamada para ação atrativa é essencial para uma estratégia de marketing efetiva.

Use um plugin de SEO para otimizar seus posts

Otimizar o SEO é uma tarefa necessária, mas nem sempre prática, não é? Com o WordPress, é possível fazer isso com poucos minutos.

O plugin Yoast by SEO consegue nos lembrar de todas as otimizações possíveis que podemos fazer em nossos conteúdos. A ferramenta possui uma versão gratuita com bastante funcionalidades.

Dessa forma, você não irá mais esquecer ou deixar de aplicar uma técnica de SEO, por falta de conhecimento.

Com o Yoast by SEO, você consegue ter uma classificação de otimização do seu texto e ainda dá sugestões do que mais pode ser otimizada na página.

São coisas simples, mas que fazem total diferença para sua estratégia de marketing. Os resultados nas buscas, com certeza, serão bem melhores.

Reaproveite seu conteúdo antigo na sua estratégia de marketing

Em meio a tanto conteúdo produzido, geralmente nos esquecemos de artigos mais antigos, mas eles podem ser muito importantes para uma estratégia de marketing.

A nossa dica é que você revisite conteúdos antigos do seu site e veja quais lhe deram mais resultados. No WordPress, você pode checar isso rapidamente com o plugin BuzzSumo.

Separe os conteúdos antigos mais relevantes e atualize-os. A ideia é que você acrescente novas informações e retire dados já ultrapassados.

E ainda retire links quebrados e mude a estrutura do texto se necessário.

Depois você pode instalar o plugin Revive Old Posts para botar estes conteúdos de volta a circulação nas redes sociais e jogando os conteúdos antigos para as primeiras páginas do seu site.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem WordPress.

Gostou de nosso post? Compartilhe: