Você sabe avaliar a otimização de um site? Aprenda!

04/04/2018 às 12:30 Ajuda

Você sabe avaliar a otimização de um site? Aprenda!

Otimizar um site é essencial para que ele consiga render tudo o que ele pode. Analisar se as técnicas de SEO estão sendo bem aplicadas é muito importante para que você obtenha os resultados desejados.

É muito importante para atrair mais visitantes e ranquear bem no Google, que seu site seja carregado rapidamente, seu conteúdo seja facilmente compreendido pelos leitores e que chame a atenção para aquilo que mais deve ganhar destaque.

O seu conteúdo pode ser excelente, mas isso não valerá de muita coisa, caso você não consiga trabalhar bem com o SEO, o que irá atrapalhar seus resultados nos mecanismos de busca.

Quais são os principais pontos para avaliar a otimização de um site?

Existem diversos fatores que influenciam no bom desempenho de uma página de um site, alguns são essenciais para que seu site consiga obter os resultados desejados, confira quais:

Conteúdo

O Conteúdo é o principal do seu blog! Para os mecanismos de busca, é essencial que seu conteúdo seja de qualidade e para isso é preciso que ele seja altamente relevante para o público.

É preciso ter um bom filtro para avaliar se o que você está produzindo realmente atende as necessidades de seus leitores, apresentando as soluções necessárias, tirando todas as suas dúvidas, etc. Isso é importante para fazer com que eles retornem a visitar o seu site.

Para conseguir construir um conteúdo de qualidade é preciso desenvolver métodos de pesquisa e produção que visem oferecer uma melhor experiência para o seu público. Alguns pontos ajudam no ranqueamento de seu conteúdo, como por exemplo, o tamanho.

O Google avalia como melhores e mais completos, os conteúdos maiores, já que estes tendem a responder mais dúvidas sobre o assunto em destaque. É lógico que a qualidade do conteúdo será avaliado pelos mecanismos de busca, e isso pode impactar numa péssima avaliação.

 Produzir um bom conteúdo é importante para se destacar da concorrência, já que a disputa por espaço nos resultados de busca é cada vez maior, independente do tema. Um ponto que conta muito a favor de uma boa otimização é a produção de um conteúdo original, isso turbina a relevância do material.

Pesquisa de palavra-chave

A palavra-chave é algo que o produtor de conteúdo deve pensar previamente. O uso desse termo irá definir toda a estrutura do seu texto, Antes de escrever uma linha sobre qualquer conteúdo, defina a sua palavra-chave.

Para escolher os termos é preciso avaliar a relação dos mesmos com o seu negócio. Avaliar o volume de pesquisas das palavras-chave também é bastante importante, já que é preciso garantir que a busca pelo termo é significativa.

Ser assertivo nesse ponto é muito importante na hora do ranqueamento. É essencial que frisar que o Google avalie o conteúdo tendo como base o uso das palavras-chave. Para ter sucesso, escolha termos que tenham relação com o texto produzido e que o termo esteja espalhado corretamente no conteúdo, estando presente no título, na meta-descrição, na alt tag da imagem e no corpo do texto, de forma coerente. Confira por que usar uma Hospedagem com WordPress

Frequência

Um fator que é aliado a uma boa otimização de site é a frequência de produção de conteúdo. Para conseguir ranquear melhor no Google e em outros sites de busca, é preciso criar conteúdo com uma periodicidade definida. Ser consistente é importante, então por exemplo, se você cria duas postagens por semana, mantenha esse ritmo.

Essa é uma forma de sinalizar aos mecanismos de busca que você está produzindo material novo e que seu conteúdo está sendo atualizado. Essa atualização também vale para postagens antigas.

Uma boa maneira de otimizar mais o seu site sem ter muito trabalho é reescrever conteúdos antigos. Adicione novas informações, corrija erros ortográficos, gramaticais e de aplicação de SEO, etc. Isso também é levado em consideração na hora do ranqueamento.

Seja objetivo

O conteúdo e a estrutura do seu site deve ser a mais clara possível. Se o seu conteúdo não for objetivo, ele perde relevância e isso prejudica no ranqueamento. Não adianta escrever um texto de 1.000 palavras e ficar enrolado na metade para o final, assim é mais fácil escrever apenas 500 palavras de um texto objetivo.

A objetividade irá ajudar o Google a entender o seu conteúdo, fazendo com que os algoritmos do site entendam a relevância do seu texto. Utilizar o conceito de escaneabilidade é importante neste ponto.

A escanealibidade é um conceito muito utilizado no marketing que recomenda o uso de parágrafos mais curtos, distribuindo melhor os tópicos do texto, deixando a leitura mais prática e rápida para os leitores, sem nenhum sacrifício.

Estrutura do seu site

Ter uma boa estrutura é importante para que você consiga armazenar e fazer o conteúdo render o esperado. Otimizar o seu site passa pela atualização e modernização de seu layout e outros comandos que ajudarão na hora de um bom ranqueamento.

Por isso é importante criar bons títulos para atrair a atenção dos usuários, além de apostar numa boa meta-descrição, que basicamente é um resumo do conteúdo e é de suma importância já que os snippets dos resultados de busca, o trecho é exibido embaixo do título e do link da página.

Fazer um bom subtítulo e apostar na divisão do conteúdo em tópicos também é essencial. Formatar bem o conteúdo significa deixar alguns pontos de referência para que os seus leitores consigam achar as informações no texto mais facilmente.

Como a maioria dos sites são construídos através da linguagem HTML, os editores de textos costumam utilizar marcações como o h1, h2 e h3, para organizar melhor o texto, delimitando os tópicos e mantendo a hierarquia de importância das informações no texto.

Estes são os principais fatores que devem ser avaliados na hora de considerar se o seu site está otimizado ou não. O que não podemos deixar de citar é que sempre tem alguma coisa por fazer! Sempre dá para melhorar! Então, recomendamos que você faça uma revisão periódica em seu conteúdo e busque melhorá-lo.
Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem com WordPress

Gostou de nosso post? Compartilhe: