Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Venda direta: O que é e quais estratégias adotar para bons resultados?

15/03/2022 às 20:28 Ajuda

Venda direta: O que é e quais estratégias adotar para bons resultados?

Venda direta é uma metodologia de distribuição e comercialização de produtos e serviços que apresenta excelentes resultados para os negócios, por meio de algumas práticas, pode ser otimizada.

Muitos negócios associam esse processo ao marketing multinível porque os dois utilizam o mesmo tipo de divulgação e conversão. A venda é realizada de uma pessoa para outra, sem a necessidade de intermediários.

Por exemplo, ao invés de comprar um móvel em uma loja, o cliente adquire a peça diretamente com o fabricante, isso é o que chamamos de venda direta.

No marketing multinível, por sua vez, o cliente pode comprar o móvel com um vendedor, que também terá lucro com a venda, além de obter percentuais de vendas realizadas por outras pessoas que estejam abaixo dele.

Apesar de serem parecidos, eles não são a mesma coisa, por isso, utilizam estratégias diferentes para quem deseja vender e para as marcas que querem implementar esse método de vendas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que é e como funciona a venda direta e mostrar algumas estratégias para gerar bons resultados.

O que é e como funciona a venda direta?

Pode-se conceituar vendas diretas como uma maneira de distribuir e vender produtos e serviços, por meio do trabalho de vendedores que atuam como autônomos, independentes e freelancers, comercializando soluções.

O processo pode ser praticado por quem produz, por um empreendedor ou por um representante, que monta um estoque e vende os produtos para os consumidores.

Diferentemente dos funcionários contratados, os vendedores de uma marca de uniforme administrativo feminino são remunerados com base em comissões sobre as vendas.

Eles também se responsabilizam pelas contribuições previdenciárias e enquadramentos fiscais, como acontece com os Microempreendedores Individuais (MEI).

A maneira como os materiais são promovidos também fica por conta deles, fazendo parte dos investimentos particulares de cada um.

O empreendedor pode criar uma loja virtual para oferecer os produtos nos ambientes digitais, redes sociais e outros meios, sendo de sua responsabilidade a hospedagem e a escolha dos meios de pagamento.

Em outras palavras, são livres para escolher as estratégias de vendas, o horário em que vão trabalhar, os canais utilizados e o tipo de público-alvo com quem desejam se relacionar.

O funcionamento das vendas diretas se dá por meio de diferentes modelos, e cada um possui suas próprias características. São eles:

  • Porta a porta;

  • Catálogo;

  • Party Plan;

  • Consultoria.

Geralmente, as vendas porta a porta são as mais comuns, e consiste na visita do vendedor na residência ou empresa do cliente.

Por exemplo, quem distribui os produtos de uma roupas precisa apresentar uma embalagem personalizada para roupas  e levar ao mostruário tendo uma quantidade mínima em estoque para garantir vendas imediatas.

Às vezes, é necessário personalizar ou fazer pedido para manufatura, devido ao valor agregado ou tamanho. 

Por exemplo, uma pessoa que vende berloque de pulseira com o nome do cliente precisa da confirmação da compra para solicitá-lo.

As vendas por catálogo também são muito comuns e vemos muitas empresas cosméticas atuando com esse modelo. Tanto é que essa metodologia costuma atuar com um mix de produtos mais específico.

O revendedor pode montar seu estoque e garantir as vendas, fazer demonstrações, falar sobre seus benefícios, dentre outras possibilidades. Entretanto, a forma de compra mais comum é por meio de solicitação e envio.

Party Plans, por sua vez, são eventos temáticos realizados para demonstrar produtos. Geralmente, conseguem potencializar as vendas porque as pessoas que comparecem ao local estão interessadas no que está sendo oferecido.

Feiras multimarcas são exemplos disso, e até mesmo as academias podem servir para apresentar suplementos light, vendas de marmitas fitness, entre outros.

Por fim, o modelo por consultoria mistura os outros meios e pode ser iniciado para prestar serviços em determinadas áreas ou situações.

O consultor oferece uma solução ao problema apresentado, mas todo o processo deve ser feito de maneira clara e honesta.

Como melhorar os resultados desse tipo de negócio?

Não importa se você vende bolsa personalizada para loja ou qualquer outro produto, existem várias estratégias que ajudam a potencializar as vendas diretas, e dentre as principais estão:

Saber quem é o público-alvo

Nesse tipo de negócio, o relacionamento com o cliente é muito próximo, portanto, é necessário buscar compreender suas necessidades, dificuldades e desejos, pois essas informações moldam os produtos e as abordagens.

As redes sociais são excelentes canais de divulgação, mas também para conhecer um pouco mais sobre as preferências e comportamentos dos consumidores. Para personalizar ainda mais as estratégias de marketing, você pode criar uma persona.

Essas plataformas também ajudam a promover autoridade de marca e como profissional, o que aumenta o engajamento e a interação com a audiência.

Personalizar o atendimento

Vender capa para sofá em L por meio das vendas diretas por si só é uma forma de personalizar a estratégia. 

Contudo, o vendedor deve ir além de suas relações pessoais, já que nem sempre é possível atuar com o modelo porta a porta.

Mesmo que você utilize recursos como o e-mail marketing, precisa criar soluções personalizadas para atender os consumidores e fazer com que cada um deles se sinta único e especial.

Conhecer bem os produtos

Credibilidade e autoridade são duas características fundamentais para o sucesso de uma venda. 

Em vista disso, é importante conhecer as características dos produtos e os benefícios que eles oferecem.

Se o vendedor não conhece os aspectos e vantagens daquilo que vende, como vai convencer seu cliente?

Também é importante estudar o mercado, seus concorrentes e oque eles oferecem, assim, uma pessoa que vende produtos para limpeza de couro branco aumenta a conversão e constrói sua autoridade como vendedor.

Manter os clientes satisfeitos

Manter os clientes sempre satisfeitos é crucial para o sucesso de qualquer negócio, do menor ao maior. 

Entre as estratégias mais importantes nesse sentido está trabalhar o relacionamento pós-venda e obter uma receita regular.

Os meios digitais podem ser usados para as estratégias de vendas diretas, e eles ajudam a inovar as estratégias de comunicação e o relacionamento com o cliente, e uma boa dica nesse sentido é investir em ferramentas de automação.

Por exemplo, uma boa ferramenta de automação de e-mail pode te ajudar a manter um contato mais próximo com sua lista de contatos.

Ter um bom relacionamento com os clientes

A prioridade de quem trabalha com vendas diretas não é vender, mas, sim, manter um bom relacionamento com a clientela. 

Dessa forma, uma pessoa que vende placas personalizadas conquista a atenção e o tempo das pessoas.

O princípio desta metodologia é o contato direto com os consumidores, e isso ajuda a construir uma abordagem individual e um relacionamento que favorece a experiência do cliente.

Aprimorar as habilidades de venda

Saber trabalhar bem a venda depende de algumas habilidades importantes que podem ser aprimoradas por meio de treinamentos, e isso não deve ser negligenciado.

Vendedores, independentemente de seu segmento de atuação, precisam cultivar uma mentalidade competitiva e se disporem a ajudar o cliente.

Algumas habilidades permitem que uma pessoa que vende painéis fotográficos identifique boas oportunidades, utilize boas técnicas de persuasão e conclua a venda.

As chamadas soft skills são cruciais para as vendas diretas, tais como escuta ativa, empatia, comunicação clara, gestão de tempo, técnica de rapport, adaptabilidade, positividade e iniciativa.

Gerenciar vendas e clientes

Outra estratégia importante para potencializar as vendas diretas é fazer uma boa gestão de vendas e clientes. Isso traz os melhores resultados possíveis.

Ninguém quer prejudicar a estratégia de vendas apenas por não acompanhar os indicadores de desempenho. 

Nesse sentido, é importante gerar e manter relatórios sobre vendas e clientes, de maneira eficaz e produtiva.

Uma pessoa que trabalha com manutenção de notebooks, assim como um vendedor direto, pode usar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente ou um CRM de vendas.

Por meio dele, é feita uma avaliação das estratégias de vendas, identificar falhas e encontrar técnicas eficientes para o processo.

São ferramentas que ajudam a transformar conversas em conversões, filtrar as oportunidades, obter informações para tornar o processo mais eficiente, dentre outras possibilidades.

Considerações finais

Portanto, as vendas diretas são uma oportunidade de negócio para quem quer trabalhar e sempre foi um bom vendedor. 

Elas estão em constante crescimento no mercado e oferecem várias possibilidades para as conversões.

O profissional estará sempre próximo de seus clientes e para investir nesse negócio não é necessário grandes investimentos.

Entretanto, existem algumas habilidades e estratégias que devem ser trabalhadas para potencializar as vendas e os lucros. Neste artigo, você conheceu as mais importantes e já está pronto para trabalhá-las. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: