Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Veja quais são os novos recursos de compra do Instagram

07/10/2018 às 19:50 Redes Sociais

Veja quais são os novos recursos de compra do Instagram

O Instagram segue no caminho para ser tornar a principal rede social da atualidade. Após a chegada do Instagram Stories e da IGTV, a plataforma lançou neste mês novas funções de compra direta no aplicativo.

Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram possui uma estimativa que cerca de 500 milhões de usuários estão ativos diariamente dentro da plataforma, o que eleva o nível de engajamento e fomenta as oportunidades de negócio.

Em média, cerca de 90 milhões de usuários clicam nas etiquetas de compra do Instagram, isso revela um potencial enorme da rede para fomentação de comércio eletrônico.

Com o grande potencial dos anúncios veiculados na rede social, a equipe do Instagram não perdeu tempo em lançar novos recursos que podem ajudar os usuários a comprarem pelo aplicativo.

Confira quais são os novos recursos de compra do Instagram:

Botão de compra nos Stories

A estimativa do Instagram é que cerca de 400 milhões de usuários acessem os Stories todos os dias, sendo cerca de 30% dos acessos em páginas comerciais, ou seja, perfis de empresas.

Por isso, o Instagram lançou o recurso que possibilita os usuários inserirem ícones de compra.

A ideia é que usuários possam interagir ainda mais com suas marcas favoritas. Assim, quem segue perfis de empresas podem ver as fotos e vídeos e clicar sobre um produto para saber mais sobre ele, indo para a página de compra do mesmo.

O recurso está disponível depois de ser testado em mais de 46 países e visa melhorar a experiência de navegação do usuário na rede.

Para as marcas, o botão direto no Stories é uma maneira de facilitar ainda mais o acesso de seus seguidores a produtos e serviços.

Para anunciar basta fazer um post de seus produtos no Stories e incluir descrição e link para sua loja virtual.

A funcionalidade é bem simples e deve gerar um grande impacto nas vendas para muitas empresas.

Construir pequenas histórias através do Instagram Stories e fechar mais vendas se tornou ainda mais possível com o novo botão inserido no Instagram.

Teste 30 dias de Loja Virtual grátis.

Instagram Shopping

Outro recurso lançado pela rede foi o Instagram Shopping. Nele, as empresas podem criar um canal de compra dentro da própria plataforma.

Os usuários podem acessar o canal pela janela “Explorar” da rede social.

Com isso, é possível visualizar posts específicos de uma marca que você segue ou que você esteja vendo o perfil pela primeira vez.

Os canais agora se encontram em tópicos, o que facilita ainda mais a navegação e a organização dos anúncios por parte das marcas.

Para ver os posts o usuário tem que entrar na aba “Explorar” e clicar em shopping para conferir as ofertas. Através disso, o usuário pode ter acesso aos anúncios mais relevantes para cada tema.

Para as marcas, é preciso criar cada vez mais engajamento em suas postagens para se tornar um dos destaques dentro do Instagram.

Se por um lado isso pode parecer limitador, por outro aumenta a concorrência e a relevância sobre os produtos que ficam disponíveis para um grande número de usuários.

Confira também: Como atrair mais clientes para sua loja virtual.

Como posso vender mais no Instagram?

Com esses novos recursos, é possível vender mais na plataforma, disso não há dúvida. O primeiro passo para vender mais pelo Instagram é ver o perfil na rede social como uma oportunidade de negócio e não como uma “rede social em si”.

Por isso, o ideal é que você comece a produzir conteúdo pensando na venda, pensando em gerar mais engajamento na rede social para assim aumentar as chances de ganhar seguidores, fidelizar clientes e vender seus produtos através do Instagram.

Outro ponto é que você deve deixar bem claro que você está fazendo uma oferta a seus seguidores.

Se postar apenas um produto e não atrelar uma promoção a ele, você estará apenas fazendo uma citação. Assim, os usuários vão visualizar a foto e passar direto para o próximo post ou Stories.

Além de uma foto atrativa do seu produtivo, você deve incluir num tamanho satisfatório uma faixa ou algo do gênero que indique o valor do produto, uma promoção de desconto, um sorteio, etc.

É preciso inserir elementos que promovam a venda, o que é muito mais do que postar apenas uma imagem.

A partir daí, o uso dos botões de compra no Stories e no Instagram Shopping começaram a dar mais resultados.

Conclusão

O Instagram mais uma vez crava sua tendência de mercado: se tornar um grande marketplace na internet.

Assim como aconteceu no Facebook, que dá mais espaço para usuários comuns comercializarem produtos entre si, o Instagram (do mesmo dono!) vem criando mecanismos que visam tornar a rede, uma opção viável para consumidores comprarem, e principalmente, para empresas venderem seus produtos com mais facilidade e menos custos.

Pegando os novos recursos para uso no Brasil, é possível dizer que eles podem ajudar (e muito!) pequenos e médios empreendedores a se consolidarem num mercado.

O Instagram consegue incentivar a concorrência e até certo ponto colocar pequenos negócios em pé de igualdade com grandes marcas.

Como o Facebook é uma rede social que parece ter estagnado em seu crescimento, o Instagram vem sendo o principal alvo das novidades da equipe de Mark Zuckerberg.

A rede social tende a ser mais interativa por conta de priorizar as fotos e isso faz com que ela se torne mais atrativa para as marcas e para os consumidores no mercado atual.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: