Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Vantagens e desvantagens dos aplicativos em sua empresa

24/03/2022 às 14:12 Ajuda

Vantagens e desvantagens dos aplicativos em sua empresa

Com a chegada dos smartphones e tablets no mercado, os desenvolvedores de softwares ganharam um novo advento para trabalhar e o nome dele é aplicativos. 

O nome aplicativo se tornou tão comum em nosso cotidiano, que diversas empresas do setor comercial começaram a inovar suas ações digitais e a levar para os clientes aplicativos otimizados. 

Consequentemente é muito comum encontrarmos aplicativos de:

  • Bancos e instituições financeiras;

  • Redes de supermercado;

  • Escolas e universidades;

  • Lojas de varejo e atacado;

  • Instituições e serviços públicos;

  • Convênios médicos;

  • Entre outros.

Mas se você tem uma empresa que faz armário de aço 2 portas, por exemplo, talvez se pergunte, quais são as vantagens e desvantagens de utilizar aplicativos?

Foi pensando em esclarecer essa questão ao nosso leitor que produzimos esse artigo. Gostou da pauta? Então siga conosco e boa leitura

Vantagens de usar um aplicativo em sua empresa

Desenvolver aplicativos de empresas para smartphones e tablets pode ser um excelente negócio por vários motivos e vamos falar um pouco mais deles nos tópicos a seguir:

  • Campanhas de marketing: aplicativos configuram como uma excelente plataforma para campanhas de marketing, pois ele coloca sua empresa dentro do dispositivo móvel do cliente-alvo.

Se você é uma empresa especializada em fabricar mesa rustica de madeira, por exemplo, o seu aplicativo vai notificar novidades, apresentar descontos e vantagens para comprar. São ações que aumentam as chances de conversão em vendas. 

  • Centralização de público-alvo: ao projetar um aplicativo da sua empresa, você está convidando os clientes que consomem o seu produto e instalarem seu aplicativo.

Ali você poderá trabalhar com seu público-alvo apresentando promoções que podem persuadir e aumentar o volume de compras pelo aplicativo. 

  • Aumento dos canais de comunicação: o aplicativo de uma empresa é um canal de comunicação direta com o cliente, isso é a abertura de mais uma porta para flexibilizar o contato entre ambos e aumentar o índice de fidelidade.

Quais as desvantagens de aplicativos em sua empresa?

Agora que você viu as vantagens de desenvolver um aplicativo para sua empresa, veja a seguir quais serão as principais desvantagens em adotar essa tecnologia.  

  • Aumento de custos: se você tem uma empresa de tinta térmica, por exemplo, ao fazer o desenvolvimento de aplicativos para sua empresa, automaticamente haverá custos no processo.

Além do custo do desenvolvimento, os aplicativos podem apresentar instabilidades e vai necessitar periodicamente de manutenção. Portanto considere esse ponto antes de aderir a tecnologia para sua empresa. 

  • Desenvolvimento demorado: criar um aplicativo não é rápido quanto parece. Isso porque os desenvolvedores terão que cadastrar todos os produtos da empresa, otimizar a plataforma e inserir ferramentas e informações mais relevantes no sistema.

Isso demanda tempo e investimentos consideráveis e automaticamente, quanto maior é a linha de produtos da sua empresa, mais demorado vai ser o desenvolvimento do aplicativo.

  • Desinteresse dos clientes: certamente a maior desvantagem que sua empresa vai se deparar ao investir no aplicativo, é se ele não tiver a adesão dos clientes.

Resultados como esse será visto como um dado consideravelmente negativo, levando em consideração o investimento para o desenvolvimento do aplicativo.

Esperamos que esse artigo tenha sanado as principais dúvidas dos empreendedores que querem saber as vantagens e desvantagens do uso de aplicativos. 

Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para mais dicas de marketing digital e gestão de empresas. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: