Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Transformação Digital: o que é e como adotar na sua empresa

28/09/2022 às 20:48 Ajuda

Transformação Digital: o que é e como adotar na sua empresa

Como a transformação digital será diferente para cada empresa, pode ser difícil identificar uma definição que se aplique a todas. No entanto, em termos gerais, ela é a integração de todas as áreas de um negócio, resultando em novas formas de como as empresas operam e como agregam valor aos clientes.

Quem ainda não fez uso do conceito, já tem uma espécie de Luminária De Emergência, pois é certo que diversos concorrentes que o fazem estão à frente nos negócios. Quer entender melhor sobre o tema? Então, continue com a gente!

O que é transformação digital?

Além do que comentamos no início, podemos ressaltar que a transformação digital é uma mudança cultural que exige que as organizações, muitas vezes, abandonem processos de negócios antigos e lidem com novas possibilidades.

A transformação digital deve começar com uma oportunidade clara ou uma meta. Também está atrelada a melhorar a experiência do cliente, reduzir o atrito ou elevar a lucratividade, por exemplo.

Incorporando a transformação digital

Quais novas tecnologias terão influência nos modelos de negócios de amanhã? Quais devem ser usadas, observadas ou esquecidas? E o que deve ser levado em consideração diante de tudo isso?

Para poder responder a essas perguntas de maneira inteligente, temos que nos focar nos termos que acompanham um problema do cliente, que contribua para a sua solução e utilizá-los de forma direcionada e no interesse da mudança social e económica.

Reorientar os esforços digitais para mudar as expectativas dos clientes

No início da pandemia, muitas empresas de setores tão distintos quanto o automotivo e o de Porca Gaiola, aceleraram suas mudanças para modelos digitais. Por exemplo, uma marca de lojas físicas pode criar um e-commerce e inter conectá-lo em todas as funções, dentre elas: armazenamento, merchandising, marketing, suporte ao cliente etc.

Além da digitalização, também devemos reimaginar as jornadas dos clientes para reduzir as falhas, acelerar a mudança para os canais digitais e atender a novos requisitos de segurança.

Por exemplo, um fabricante de Pintura Epóxi agora lida com funções tradicionalmente desempenhadas por revendedores, como trocas, manutenção e entrega dos serviços em domicílio. Quer mais? Muitas companhias aéreas introduziram viagens com maior distanciamento, focadas na saúde e na segurança dos passageiros nos períodos turbulentos da pandemia.

Novos dados e inteligência artificial para melhorar as operações de negócios

A maioria das marcas modernas contam com vários modelos de planejamento para informar as decisões operacionais. É essencial revisá-los para se certificar de que ainda estão adequados ao propósito.

Da mesma forma que muitas outras tiveram que reconstruir tudo que estava relacionado ao capital durante o colapso financeiro de 2008. Pensando assim, é verdade quem expõe que os modelos precisarão ser substituídos devido aos últimos enormes impactos econômicos e estruturais.

Por exemplo, algo como dados referentes à temperatura, preços do petróleo ou desemprego precisarão ser totalmente reconstruídos e reavaliados. Depois disso tudo, fica claro o quão fundamental é a automação, as redes sociais e todo tipo de transformação digital, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais

Gostou de nosso post? Compartilhe: