Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Tag Hreflang: para que serve e como usar

04/08/2018 às 12:34 Ajuda

Tag Hreflang: para que serve e como usar

Com o crescimento e a integração de setores no mercado digital, desde a hospedagem de sites até o marketing, muitas empresas têm se deparado com a necessidade de expandirem seus negócios para outros países.

Para isso, é preciso fazer com que conteúdos de seus sites possam ser lidos em outros idiomas.

E isso é possível já através da aplicação de técnicas de SEO, com a utilização da tag Hreflang.

Os profissionais de marketing que estejam desenvolvendo estratégias de conteúdo e SEO com foco internacional devem conhecer essa tag o quanto antes!

O que é uma tag e para que serve?

Tags são etiquetas,literalmente. Neste contexto, estas etiquetas servem para sinalizar alguma informação para o Google.

O que é a tag Hreflang?

A tag Hreflang é alternate e serve para avisar ao Google que uma página web possui versões em diferentes idiomas, o que aumenta a relevância do conteúdo e do site em questão.

É possível inserir o Hreflang dentro da tag <head> ou usá-la em um sitemap de idiomas.

Com isso, a tag consegue fazer com que o Google, use a versão certa da página em questão de acordo com o país do usuário.

Por exemplo, a versão em inglês poderá ser vista por usuários que acessam a versão em inglês do Google, assim também acontece com outros idiomas.

O uso da tag também serve para corrigir a disseminação de conteúdo duplicado.

Com o uso da Hreflang, caso existam páginas iguais no português do Brasil e no português de Portugal, por exemplo, elas serão avaliadas e a de maior relevância será destacada.

Para isso, é preciso usar a canonical tag, indicando qual é a versão original e principal do conteúdo.

Também é importante frisar que o Google não iguala o posicionamento das páginas em diferentes países.

Simplificando, se um conteúdo da sua empresa está no topo do ranking no Brasil, não quer dizer que ele estará na mesma posição no ranking do Google espanhol, por exemplo.

O ideal é que os usuários usem a tag Hreflang para indicar a versão dos artigos em outros idiomas, mas ainda assim insiram um link no post, direcionando os usuários para o link original do conteúdo.

O uso consciente dessa tag irá gerar bons resultados e melhorar a indexação e os resultados de páginas da sua empresa no Google.

Aplicando a tag Hreflang

O primeiro passo é verificar se todas as páginas que foram traduzidas possuem a tag Hreflang dentro de seu código HTML.

E após a identificação da tag, é importante também colocar a sigla do idioma para qual o artigo foi traduzido, como por exemplo, pt-br, no caso do uso em português.

A inclusão da tag Default também é necessária para que os conteúdos sejam exibidos para qualquer usuário que faça uma busca, de acordo com a versão do Google onde ele faz a pesquisa, por mais que não haja nenhuma especificação de idioma em seu computador.

Se você for leigo em programação e queira um modo mais simples de inserir a tag numa página HTML do seu blog, por exemplo, é possível recorrer ao The Hreflang Tags Generator Tool. Essa ferramenta, gera a linha de código com a tag para inclusão em páginas HTML.

Para isso, basta que você coloque a URL da página e indique qual idioma e/ou país para qual deseja gerar o código, depois é só inserir dentro da tag <head> como já dissemos acima.

O WordPress também possui uma ferramenta chamada Hreflang Tags Lite que permite a criação e a inserção da tag em um post dentro da plataforma.

Além do HTML, também é possível inserir a tag Hreflang utilizando um sitemap.

Esse é o outro método também é muito utilizado, já que dependendo do caso, essa tag pode torna o carregamento de uma página HTML bem mais lento.

 Com isso, é possível utilizar a ferramenta Hreflang Sitemap Tool para criar um sitemap através de planilhas de Excel, separando as URLs e versões em cada idioma em tabelas. Crie a planilha e depois upe ela no serviço para ter um sitemap geral e um sitemap de cada idioma solicitado.

A tag é bastante útil para empresas que estejam vislumbrando a inserção e o crescimento em outros países e estejam dando prosseguimento a uma estratégia de SEO internacional com a produção e a tradução de conteúdos para outros idiomas.

Diferente da cannonical tag, que permite ao Google identificar as versões originais e falsas de um conteúdo, quando este se apresenta duplicado.

No caso da tag Hreflang, ela mostra ao Google quais são as diferenças entre as páginas com base no idioma de cada uma delas, para diferenciá-las numa busca.

Como a tag Hreflang pode ajudar o site da minha empresa?

Bom, o principal objetivo dessa tag não é fazer que seu site tenha mais tráfego.

Porém, fazendo o uso correto dessa ferramenta é possível tornar o seu conteúdo mais suscetível ao público certo.

A tag Hreflang ajuda o Google a desfazer confusões e indicar as versões certas do conteúdo em cada situação.

E isso faz uma grande diferença na hora do ranqueamento, fazendo com que a página da sua empresa tenha a relevância calculada, de acordo como ela está sendo vista pelos usuários.

Se a sua empresa possui capacidade e mercado para atender demandas em mercados estrangeiros, essa tag pode ajudar a tornar o começo mais fácil, fazendo com que seu conteúdo possa aparecer em outros idiomas para usuários de outros países, o que facilita o entendimento e pode turbinar o crescimento do seu negócio fora do país.

Gostou de nosso post? Compartilhe: