Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Stories: Qual é o melhor momento para utilizá-lo em uma estratégia de marketing?

30/10/2021 às 13:02 Ajuda

Stories: Qual é o melhor momento para utilizá-lo em uma estratégia de marketing?

Toda empresa precisa entender como funcionam os stories do Instagram, tendo em vista que essa plataforma já possui mais de 1 bilhão de usuários ativos.

Por meio dessa rede social, as organizações divulgam fotos de seus produtos e serviços e podem se aproximar ainda mais de seu público-alvo. E um dos principais recursos utilizados para isso são os stories.

Essa funcionalidade foi lançada em 2016 e caiu no gosto dos usuários, em vista disso, as empresas começaram a utilizá-lo para melhorar suas estratégias de marketing.

Não é novidade que qualquer organização precisa estar presente nas redes sociais, e o Instagram está entre as principais plataformas do mercado.

Entretanto, além de publicar fotos no feed ou fazer anúncios para a sua audiência, existem muitas outras funcionalidades que podem ser exploradas.

Os stories despertam o senso de urgência nos seguidores, pois as publicações ficam disponíveis apenas por 24 horas. 

Quando alguém perde a publicação, não consegue mais visualizá-la, a não ser que o proprietário do perfil publique novamente.

Para te ajudar a utilizar essa ferramenta, vamos explicar o seu conceito, seu poder de alcance, o melhor momento para utilizá-la e dar algumas dicas para criar bons stories.

O que é Instagram stories?

O Instagram e stories nada mais é do que um recurso que tem um objetivo de aumentar ainda mais a interação entre os usuários.

Você pode publicar fotos e vídeos que ficaram acessíveis por 24 horas e após esse período, eles desaparecem.

Ao utilizar essa estratégia, uma empresa de avaliação patrimonial desperta o interesse e a curiosidade dos seus seguidores.

Esse imediatismo é o que torna esse recurso tão interessante para os usuários e conquistou milhares de fãs no aplicativo. 

Por meio dele, é possível publicar:

  • Fotos;

  • Textos;

  • Desenhos;

  • Vídeos.

As publicações são exibidas como um slideshow ou em formato de vídeos curtos, e as pessoas costumam publicar coisas que fizeram durante o dia.

Para melhorar o aspecto visual das postagens e torná-las ainda mais interessantes e divertidas, é possível incluir efeitos especiais e fazer várias edições, o que prende a atenção de quem visualiza.

Independentemente do contexto de suas postagens nos stories, é inegável que essa ferramenta é muito poderosa nas estratégias de marketing, e vamos descobrir por quê.

Por que o Instagram stories é tão poderoso?

O Instagram stories é poderoso por diversas razões, dentre elas está o fato de que essa ferramenta ajuda a melhorar o engajamento.

Ela tem muito poder de alcance porque você não precisa disputar espaço no feed de notícias dos seus seguidores. 

Toda vez que publicamos alguma coisa, ficamos no topo do aplicativo e os usuários podem visualizar as publicações quando quiserem.

Se uma empresa especializada em programa para gestão financeira faz esse tipo de postagem, conquista mais engajamento, pois a ferramenta conta com recursos que não estão disponíveis para as publicações convencionais.

É possível publicar enquetes, fazer perguntas, usar a localização, diferentes filtros, dentre outras possibilidades. 

Isso possibilita diferenciar seus conteúdos da concorrência e atrair a atenção dos seus seguidores.

Lembre-se de que existe uma disputa acirrada pela atenção dos usuários, principalmente no feed, mas as publicações nos stories te ajudam a se destacar. Isso acontece porque a sua conta aparece no topo da tela dos seguidores.

Entretanto, trata-se de uma postagem que desaparece após 24 horas, por conta disso, a concorrência acaba sendo menor. 

Nesse sentido, podemos considerar esse recurso como uma maneira de aumentar a visibilidade da marca e fazer com que ela seja lembrada.

Justamente por ter um grande alcance, os stories também são uma ótima maneira de humanizar o seu conteúdo. 

Ele é efêmero e acontece em tempo real, por isso, você pode publicar vídeos mostrando o dia a dia do seu negócio.

No caso de uma empresa de comunicação visual, por exemplo, ela pode divulgar novidades diretamente para a câmera e dar detalhes sobre os seus serviços.

Essa humanização é muito importante para que a organização seja lembrada pelo público de maneira positiva, nesse sentido, considere os stories como um recurso para mostrar ao público que o seu negócio é humanizado.

Apesar de essa ferramenta ter um grande poder de alcance, você precisa saber qual é o melhor momento para fazer esse tipo de publicação.

Qual é o melhor momento para publicar nos stories?

Muitas pessoas se perguntam qual é o momento de publicar fotos e vídeos no Instagram e stories. 

Essa ferramenta possui um alcance diferente das publicações que fazemos na linha do tempo.

Ao invés de as postagens aparecerem em uma lista horizontal, elas ficam ordenadas lado a lado, organizadas pelo próprio algoritmo da rede social, levando em conta as preferências dos usuários.

Qualquer tipo de empresa, como um fabricante de totem fachada, pode publicar nos stories, mas é importante saber qual é o melhor momento para fazer esse tipo de publicação.

De acordo com uma pesquisa realizada, a terça-feira é o melhor dia para postar, entretanto, o melhor horário é entre 21h e meia-noite, tempo considerado como “horário nobre” da rede social.

Essa mesma pesquisa também constatou que se o seguidor assiste mais do que 4 publicações em sequência, é porque ele está realmente interessado.

Precisamos ter em mente que o volume de queda no alcance dessa ferramenta costuma acontecer após a terceira imagem.

Não existe um horário com pico de publicações, entretanto, a sexta-feira costuma concentrar 16% de todos os stories publicados no Instagram.

Entretanto, independentemente do horário que você queira publicar seus stories, é muito importante saber como criar postagens que chamem a atenção.

Direcionamentos para criar bons stories

Assim como você investe em fachada de loja para atrair os clientes, é muito importante saber trabalhar com as estratégias de marketing digital, e uma das principais são as publicações nas redes sociais.

Como sabemos, existem diferentes maneiras de fazer essas publicações, e no que diz respeito ao Instagram e stories, as melhores estratégias são:

Aplicar uma boa trilha sonora

Colocar uma boa trilha sonora em suas publicações temporárias é tão importante quanto à história que você publica, visto que a música também serve para conectar a sua marca com os seguidores.

Para incluir uma música nessa funcionalidade, você só precisa baixar um aplicativo de música no seu celular. 

Após isso, selecione a trilha sonora que deseja e que seja compatível com o tema da sua publicação e deixe tocar.

Uma empresa de assessoria contábil pode apresentar melhor os seus serviços desta maneira, e dentre os aplicativos mais utilizados para essa função está o Spotify.

Levantar enquetes, perguntas e testes

Testes, perguntas e enquetes são ótimos recursos para aumentar o engajamento por meio dos stories. 

Essa funcionalidade estimula os seguidores a interagirem com você, uma vez que eles podem responder às perguntas ou enviar suas dúvidas.

Para criar sua enquete ou outras estratégias de interação, clique no ícone de emoji e escolha a opção que você deseja. Para conferir as respostas, você só precisa deslizar para cima.

Instigar o público para interagir

Como vimos, o Instagram disponibiliza várias maneiras de interagir por meio dos stories, como no caso das enquetes. 

Entretanto, apesar de facilitar esse contato, uma empresa que aluga escritório compartilhado coworking precisa estimular os seguidores.

Sendo assim, é muito importante convidar o seu público para participar e reagir às suas publicações. É muito importante saber criar boas histórias, e essas estratégias são fundamentais para despertar o interesse dos seus seguidores.

Para estimular a participação, você pode incluir chamadas em suas histórias, baseando-se no conceito do CTA (chamada para ação).

Trata-se de uma estratégia de marketing digital que tem o objetivo de induzir as pessoas a realizar determinada ação. Dentre as frases mais utilizadas estão “clique aqui” ou “responda à enquete”.

Independentemente do que você quer que o usuário realize, é muito importante deixar a sua intenção bem clara.

Usar filtros e efeitos

Por fim, uma imobiliária especializada em sala comercial para alugar pode utilizar os efeitos e filtros do Instagram stories.

Dentre os mais utilizados está o Boomerang, em que você faz uma gravação de animação de alguns segundos que se repete.

Também existem os filtros patrocinados que se referem a parcerias entre celebridades e empresas. Também é possível adicionar elementos no rosto, aumentar o tamanho do que será destaque do stories e adicionar itens em 3D.

Conclusão

Portanto, o Instagram stories veio para ficar e é muito importante que a sua empresa saiba utilizar esse recurso para conquistar mais engajamento e humanizar o negócio.

Utilizando as estratégias que mostramos ao longo deste artigo, você vai obter ótimos resultados e interagir muito mais com seus seguidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: