Soft Skills: Qual é o benefício de desenvolver essas habilidades?

31/03/2019 às 08:18 Ajuda

Soft Skills: Qual é o benefício de desenvolver essas habilidades?

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas passaram a olhar mais atentamente as chamadas soft skills.

Essas habilidades são complementares as habilidades técnicas (hard skills) e tendem a tornar um profissional mais precioso no mercado pelo seu potencial de crescimento.

Para conseguir um emprego não basta mais ter graduação, pós-graduação, mestrado ou falar cinco idiomas.

Um candidato que tenha tudo isso, mas não mostre equilíbrio emocional e nem capacidade de lidar com os clientes não conseguirá vaga alguma no mercado.

Calma, é claro que ter um bom recurso com formação técnica é essencial para conseguir um emprego atualmente, o que estamos querendo dizer é que apenas isto não é mais suficiente para conseguir a vaga dos sonhos.

É preciso desenvolver outras habilidades que não dependem de diploma, mas de uma mudança de cultura profissional: as soft skills.

O que são soft skills?

As soft skills são habilidades que dizem respeito ao comportamento profissional.

Isso não inclui diplomas, mas questões importantes como equilíbrio emocional, capacidade criativa, boa comunicação, relação social, etc.

Essas habilidades não podem ser medidas por certificados ou diplomas e geralmente são testadas nas famosas “dinâmicas de grupo” em processos seletivos das mais variadas empresas. E muitos de nós, de acordo com a nossa personalidade, desenvolvemos soft skills sem perceber.

Hoje em dia, essas habilidades são tão importantes quanto as hard skills. Afinal, imagine que um funcionário não possui equilíbrio emocional suficiente para lidar com a pressão ou que ele não tenha um bom comportamento para trabalhar em equipe.

Esta é uma questão que poderia arruinar com a produtividade de um setor ou até de toda uma empresa. Por isso as soft skills são essenciais atualmente.

Confira também: Vantagens de ter um blog em WordPress.

Quais soft skills as empresas buscam nos profissionais?

Desenvolver uma soft skill pode parecer mais fácil, já que não há testes e nem estudo para conquista-las.

Quem pensa assim está enganado, geralmente desenvolver uma soft skill é mais difícil do que desenvolver uma hard skill.

Pense bem: para conseguir o certificado de um curso, basta estudar o material didático do curso, colocar em prática e passar no teste.

Porém treinar para desenvolver equilíbrio emocional para lidar com a pressão e o estresse do trabalho necessita de uma prática mais árdua e que dependendo não consegue atingir os resultados desejados.

A revista Forbes listou as seis principais soft skills que as empresas vêm buscando nos profissionais atualmente, veja abaixo:

Comunicação eficaz

O poder da comunicação é essencial para qualquer profissional, principalmente para as áreas de atendimento e vendas.

E a comunicação vai além da conversação com outras pessoas. A comunicação eficaz que as empresas buscam por profissionais que consigam influenciar pessoas.

Um profissional de comunicação eficaz é aquele que consegue se apresentar em qualquer lugar, para qualquer público e ter um entendimento rápido sobre qualquer assunto.

Além de interagir, um bom comunicador é bastante influente, se destaca e é um excelente ouvinte, sempre dando respostas objetivas e corretas.

Pensamento criativo

A criatividade é essencial para o desenvolvimento e otimização de projetos. Os profissionais criativos atualmente estão sendo supervalorizados pelas empresas.

E a criatividade é algo que pode ser treinado. A prática e a luta com o bloqueio criativo são maneiras importantes de se tornar um profissional criativo e se destacar no mercado.

Para ganhar uma vaga no mercado, é preciso se criativo. E para demonstrar isso é bem simples, você deve apontar ideias para resolver problemas rapidamente.

Para ser criativo é preciso estar antenado sobre o seu setor de mercado. Dessa forma, você pode apresentar ideias inovadoras com mais frequência e garantir um bom futuro profissional.

Resiliência

A resiliência é o poder de se recuperar em meio a crises e adversidades. Essa característica profissional é requerida hoje para os profissionais de todas as funções.

Ela mostra que a pessoa tem equilíbrio emocional e maturidade suficiente para reagir aos problemas que vira e mexe acontecem no meio corporativo.

Empatia

Essa é outra soft skill bastante requisitada no mercado, independente da função. A empatia é uma característica que otimiza uma comunicação eficaz.

A capacidade de se colocar no lugar do outro é essencial no mercado corporativo, dando possibilidades para um entendimento mais amplo dos clientes de uma empresa.

Em funções de gestão, a empatia é ainda mais importante, por que para gerenciar pessoas é preciso se colocar no lugar delas.

Somente assim, você pode criar formas assertivas de solucionar problemas externos e internos de um negócio.

Liderança

A capacidade de liderar uma equipe é essencial para garantir uma carreira profissional próspera atualmente.

Isso demonstra para a empresa que a pessoa possui um gigante potencial de crescimento e pode crescer com facilidade dentro da empresa.

A liderança é a junção de todas as soft skills. Um bom líder possui todas as características que já citamos nesse texto.

Ser um líder vai além de ser um bom funcionário, gerir e liderar pessoas e conseguir alcançar resultados expressivos fazem um profissional ser valioso para o mercado.

Ética

A ética é uma soft skill que deve se desenvolver ao longo da vida. Ter ética não é preciso somente no trabalho como também na vida como um todo.

Essa habilidade pode ser desenvolvida através de influências da família, de amigos, com a pressão por resultados e responsabilidade.

A falta de ética no mercado de trabalho atual não é mais tolerada, então é fundamental que o colaborador tenha a ética como um dos pilares do seu trabalho.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: