Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SharePoint para Intranet: conheça as atualizações mais recentes

15/04/2018 às 15:57 Ajuda

SharePoint para Intranet: conheça as atualizações mais recentes

É possível usar o Microsoft SharePoint Server 2016 para criar vários tipos de sites com finalidades diferentes, tanto na internet quanto em uma intranet corporativa. No entanto, esse programa pode criar complicações ao lidar com o design de implementações específicas.

É necessário planejar corretamente os diferentes aspectos dos sites da Internet e de intranet. Esse artigo vai te mostrar quais são as atualizações mais recentes do SharePoint 2016 para intranet. Leia até o final e saiba mais.

Usuários diferentes

Uma das principais atualizações do SharePoint para Intranet se refere ao tipo de usuários que interagem com o site. Geralmente, os sites de intranet são configurados para usuários autenticados e as pessoas que visitam o site fazem parte da organização e são autenticadas quando navegam pela aplicação.

É raro um site de intranet permitir usuários anônimos, pois a maioria das organizações protege seus dados, permitindo apenas que usuários autenticados se interajam com o site. 

Implantação de conteúdo

A implantação de conteúdo envia conteúdo de um ambiente de criação para um ambiente de destino ou de publicação.

Normalmente, os ambientes de criação e de publicação são executados em formulários separados. O ambiente de criação fica em uma rede interna e o ambiente de destino está em uma rede de perímetro.

Em geral, não é necessário usar a implantação de conteúdo para um site de publicação na intranet, pois ele intranet pode usar um processo de publicação com vários estágios.

Os recursos de fluxo de trabalho e aprovação de publicação são suficientes para que os autores possam disponibilizar cada item de conteúdo para os usuários da intranet.

Mais recursos

O SharePoint Server 2016 inclui uma MUI (Multilingual User Interface) e variações, que são recursos importantes para dar suporte a vários idiomas. Se for necessário que o seu site dê suporte a usuários multilíngues que exigem contexto específico do idioma, você pode instalar pacotes de idiomas no servidor. Conheça nosso serviço de Servidor Dedicado

A maioria dos sites de intranet pode usar a MUI para permitir que os usuários do site e os autores de conteúdo interajam com a interface do usuário do site no idioma escolhido. A MUI não traduz o conteúdo criado.

Ela simplesmente exibe a interface do usuário do site, incluindo as páginas de administração, as configurações de lista e biblioteca, além de determinadas páginas em MySites, no idioma preferido.

SharePoint Services

O SharePoint Server 2016 inclui vários serviços que fornecem sites com funcionalidades como Perfis de Usuário, Metadados Gerenciados, Serviços do Excel, Serviços PerformancePoint e Serviços Corporativos de Conectividade.

Os sites de intranet podem usar o conjunto completo de aplicativos de serviço oferecidos no SharePoint Server 2016. Normalmente, os sites de intranet incluem MySites associados.

Eles podem usar recursos de Business Intelligence para interagir com dados, além de organizar e fornecer serviços de conteúdo usando Metadados Gerenciados e Pesquisa.

Requisitos de licença

Para um site da intranet, o licenciamento é por servidor e por usuário, baseado nas licenças de acesso para servidor e CALs (Licenças de acesso para cliente). Para um site da Internet, por exemplo, o licenciamento é somente por servidor. As CALs não são mais necessárias.

No entanto, você precisará de outra licença de servidor. Cada tipo de licença possui uma opção Standard e uma opção Enterprise, mas elas incluem recursos diferentes. Com o SharePoint Server 2016, a CAL padrão fornece os recursos principais, como sites de colaboração, pesquisa e gerenciamento de conteúdo corporativo.

A CAL Empresarial fornece funcionalidades adicionais, como recursos de Pesquisa de Pessoas e Business Intelligence.

Intranet e Internet: conheça as semelhanças

Apesar dessas diferenças principais, os sites de intranet e da internet baseados no SharePoint Server 2016 têm muito em comum. Os dois exigem um planejamento cuidadoso para assegurar que o conteúdo, a estrutura e a aparência do site sejam adequados à organização e aos usuários que se deseja atrair e manter.

Na maioria dos casos, ambos precisam de marcas visuais que os diferenciem. Os dois também precisam de conteúdo atualizado para manter os usuários interessados, e têm características de desempenho semelhantes.

Planejamento do site

Você precisa de um planejamento cuidadoso para assegurar o êxito de um site. Comece determinando a visão do site e identificando os principais cenários de usuário. Em seguida, trabalhe nos detalhes, da definição da arquitetura das informações à determinação da arquitetura lógica e física apropriada para dar suporte ao site.

Para sites da Internet, você pode usar as etapas referentes a intranets como ponto inicial, pois o planejamento de sites da Internet segue um processo semelhante.

Identidade visual

As características e a identidade da sua organização devem ser expressas de forma clara tanto no site de intranet quanto no site público da internet. A aplicação da sua marca a qualquer site do SharePoint 2016 comunica sua mensagem com êxito.

Desde a forma como suas páginas são estruturadas até as cores e fontes utilizadas, além das imagens incluídas e até mesmo os estilos usados nos títulos, sua marca mostra sua identidade corporativa.

Conteúdo atualizado

Você pode ter o site com a melhor aparência existente, mas se ele nunca mudar, os usuários não voltarão a ele. É imprescindível manter o conteúdo dinâmico. Utilize princípios de governança para gerenciar as informações no site e mantê-las atualizadas e precisas.

Configure um calendário para promover novo conteúdo e destacar o conteúdo mais usado. Crie um cronograma para revisar e manter o conteúdo periodicamente, de forma que você possa remover ou atualizar tudo o que esteja velho ou impreciso de forma oportuna.

Navegação e estrutura do site

É essencial ter uma ordem lógica na estrutura do site e fornecer uma navegação fácil e clara para os usuários, de forma que eles tenham experiência agradável.

O SharePoint Server 2016 fornece controles de navegação global que são o principal mecanismo de navegação de um site. Também há um controle de Início Rápido, que fornece navegação secundária de páginas relacionadas ao local do site atual.

Ainda tem dúvidas?  Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: