Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

SEO no WordPress. Saiba como fazer!

20/08/2017 às 10:22 SEO

SEO no WordPress. Saiba como fazer!

O Wordpress é um dos gerenciadores de conteúdos mais utilizados da internet. Entre tantos motivos, um dos principais é que é muito simples criar um site otimizado nessa plataforma. Há vários plugins de SEO para Wordpress que facilitam o trabalho da otimização. Fazendo, dessa maneira, que o um projeto desenvolvido com esse CMS alcance as melhores posições nos motores de buscas.

Além de plugins e ferramentas, a própria plataforma em si já foi desenvolvida pensamento nos motores de busca. Dessa maneira, é muito fácil ajeitar os detalhes do Wordpress e deixá-lo totalmente pronto para receber tráfego do Google e de outros motores de busca.

No conteúdo a seguir, separamos uma série de dicas e informações para que você possa saiba tudo de SEO para Wordpress.

Está procurando por estratégias para melhorar os resultados de seu site? Então continue lendo para aprender mais!

Configuração e otimização das páginas

Antes de falarmos em otimização, é necessário definirmos o conceito de SEO. O Search Engino Optimization é uma série de práticas que visam melhorar a posição de um site/projeto online em relação aos resultados de motores de buscas. Não é uma ciência exata e por isso, são centenas de fatores internos e externos que devem ser levados em consideração na hora da otimização.

Basicamente, o SEO para Wordpress é sustentando por quatro grandes pilares, que são:

Otimização On Page

Essa parte concerne em tudo relacionado as melhores práticas de otimização das páginas do seu site desenvolvido na plataforma. Para melhorar a classificação do seu site nos motores de buscas, você deverá melhorar a parte interna do seu projeto.

Alguns pontos que deverão ser trabalhados: qualidade do conteúdo (veremos mais a seguir), densidade e distribuição das palavras-chave ao longo da página, divisão dos conteúdos / títulos por h1, h2, h3 etc, links para páginas internas do blog, estrutura de navegação, tamanho das imagens utilizadas, descrição e alt text nas imagens e, por último, velocidade de carregamento das páginas.

Essas e outras questões devem ser levadas em consideração no momento de realizar SEO para Wordpress. Pesquise cada aspecto citado nesse tópico ou, então, conte com a consultoria de um profissional ou agência para resolver essa otimização para você.

Otimização Off Page

A otimização Off Page é tudo relacionado ao externo de seu site. É preciso levar em consideração todos os aspectos que podem trazer visitas a seu site e que, ainda assim, possa influenciar no seu posicionamento nos motores de buscas.

Tópicos como: troca de links entre sites do mesmo nicho (em forma de guest posts), linkbuilding inteligente, compartilhamento do conteúdo nas redes sociais (também conhecido como sinais sociais) e a criação e o gerenciamento das mídias sociais que serão utilizadas nas estratégias para atrair tráfego para o seu projeto.

Conteúdo de qualidade

O conteúdo é um dos fatores essenciais para o SEO, principalmente se ele oferecer exatamente o que os usuários estão buscando. A qualidade aqui é agregar valor para o usuário, mesmo se tratando de um assunto muito concorrido. Os artigos de seu site/blog/loja virtual deverão ser originais e estar dentro de alguma estratégia de marketing digital.

Assim, será possível otimizar suas páginas e o conteúdo delas para atrair usuários especificamente vindos das pesquisas realizadas através do Google.

Além de visita orgânica, o conteúdo de qualidade é capaz de gerar compartilhamento nas redes sociais. Aumentando os sinais sociais e, assim, as chances de figurar melhores posições no Google.

Linkbuilding

Um dos maiores fatores de SEO para Wordpress é receber links de blogs e sites com autoridade alta. Criar um conteúdo de qualidade é essencial, mas receber indicações de outros endereços web ainda é um dos maiores fatores de ranqueamento para o Google.

Porém, o link building deve ser realizado de maneira inteligente, sempre levando em consideração as melhores práticas de otimização.

Há várias maneiras de se conseguir realizar um link building de maneira inteligente e a mais utilizada no momento é o guest post.

Ao trabalhar essas 4 grandes questões do SEO para Wordpress, o seu site estará muito bem otimizado. Porém, para concluir o trabalho e deixar o projeto 100%, será necessário instalar um plugin conhecido como o “mais essencial” para diversos especialistas.

Saiba mais a seguir!

Instalação e configuração do Wordpress SEO by Yoast

O Wordpress SEO by Yoast é um dos plugins mais utilizados para otimização de sites desenvolvidos utilizando esse CMS. A partir dele é possível realizar uma série de melhorias em seu site e obter melhores posições no Google.

Ele é a cereja do bolo quando se trata de otimização nesse CMS. Saiba a seguir como instalá-lo e configurá-lo corretamente:

1. Vá até o diretório de plugins do Wordpress e digite SEO by Yoast. Clique em instalar para poder utilização em seu projeto.

2. Agora chegou o momento de preencher todos os campos do plugin de acordo com as informações relacionadas. É possível criar descrições e títulos personalizados, diferentes dos gerados pelo próprio Wordpress.

3. Para realizar uma otimização assertiva e que, de fato, trará resultados para o seu site, siga as orientações do próprio Yoast para configurar as páginas do seu site.

4. Para seguir as orientações, basta marcar as opções indicadas pelo próprio plugin. Além disso, a configurçaão do plugin não é difícil, sendo necessário fornecer apenas algumas informações para que tudo esteja 100% configurado.

A partir desse plugin, será possível realizar uma série de otimizações On Page em seu site, deixando-o 100% escaneável para os motores de buscas. É possível, inclusive, criar um mapa do site robusto e complexo, criado automaticamente a partir de um cliente.

Caso você esteja tendo dificuldades em configurar o plugin, há uma série de vídeos e tutoriais na internet explicando tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta e todos os benefícios que ela fará para o SEO de um site desenvolvido em Wordpress.

Trabalhar as páginas de seu site, tanto interna quanto externamente são dois fatores muito importantes para o SEO no Wordpress. Além disso, investir em conteúdo de qualidade e na troca de links inteligentes serão outros dois grandes elementos que farão seu projeto subir algumas posições no Google.

A instalação do Plugin será a cereja do bolo, que certamente deixará todo o processo muito mais delicioso.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe um comentário e compartilhe sua experiêncoa conosco para que a gente possa te ajudar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: