Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba em 5 passos como montar uma equipe de atendimento eficiente

26/02/2021 às 13:39 Marketing

Saiba em 5 passos como montar uma equipe de atendimento eficiente

Não importa o ramo de atuação, o atendimento qualificado faz toda a diferença para garantir a satisfação dos clientes! Tendo isso em mente, é necessário que você saiba como montar uma equipe eficiente para o serviço!


Quer saber como fazer isso? Então, continue lendo esse post e descubra!


1. Trace seus objetivos e metas


Sabia que engenheiros e arquitetos pensam em cada detalhe antes de começar uma obra, inclusive no melhor tipo de eletroduto flexível corrugado?


Isso não deve ser diferente no momento de montar uma equipe de atendimento eficiente!


Esteja você iniciando no setor ou desejando aprimorar o serviço já prestado, é essencial que você estipule objetivos e metas.


Além de garantir o alinhamento da equipe, você ainda consegue estimulá-la a conseguir melhores resultados por meio de bonificações.

 

2. Capacite os colaboradores


De nada adiantaria você ter um ótimo planejamento se não contar com colaboradores capacitados e constantemente treinados para tratar diretamente com os clientes.


Já ouviu falar sobre a primeira impressão ser a que fica? Você pode até achar que essa frase é muito pesada, mas muitas pessoas não voltam em um local se for mal atendida.


Um bom profissional deve seguir algumas diretrizes para garantir que o atendimento está sendo eficiente.


Por exemplo, é necessário que ele sempre seja educado, mantenha o tom de voz, não use expressões inadequadas, anote os tópicos da conversa e, o mais importante, tenha paciência!

 

3. Crie estratégias de atendimento


Garantimos: Não tem nada que um cliente odeie mais do que esperar, principalmente quando tem que ouvir aquelas musiquinhas irritantes pelo telefone!


Por isso, uma excelente alternativa para montar uma equipe de atendimento eficiente é criando estratégias para que eles possam proporcionar uma experiência ágil e de qualidade.


Existem muitas técnicas para realizar isso, especialmente se você conta com muitos colaboradores! Em outras palavras, você pode realizar uma categorização de serviços, como atendimento geral, suporte técnico, vendas, entre outros.


Com isso, você consegue descongestionar as linhas e proporcionar uma melhor experiência, que será ainda mais otimizada se você também cumprir o próximo tópico!

 

4. Foque na satisfação dos usuários

 

Não importa quantas práticas você adota para montar uma equipe de atendimento, se ela não tiver como base a ótima experiência do cliente, ela não será eficiente!


Independentemente do tipo de atendimento que você ofereça, ele sempre tem que ser personalizado. Isso porque cada cliente apresenta dúvidas e necessidades específicas, que devem ser sanadas de maneira eficaz.


Suponhamos que você fabrique molde de injeção plástica. Se você não conta com uma equipe focada no resultado do cliente, provavelmente não conseguirá ajudá-lo na escolha mais assertiva.


Se a equipe de atendimento de projetos e vendas falha, o cliente pode adquirir um produto que não se adapta às suas expectativas, fazendo com que ele nunca mais opte por comprar na
sua companhia. Isso seria péssimo. Certo?

 

5. Invista em tecnologia

 

Já pensou se você trabalhasse com montagem de tendas para eventos, mas não tivesse as ferramentas apropriadas para realizar o serviço? Com certeza, a instalação não seria feita ou
ficaria comprometida.


O mesmo acontece com a equipe de atendimento! Não adianta nada você capacitar os seus colaboradores se não disponibilizar as ferramentas adequadas para eles desenvolverem as
atividades.

Na atualidade, as empresas não limitam o seu atendimento ao telefone. Assim, é possível que o contato também ocorra por e-mail, site, fóruns, redes sociais, dentre vários outros canais.


Por esse motivo, é ideal que você invista em novas tecnologias, a fim de otimizar as tarefas.


Gostou do nosso post sobre os 5 passos para montar uma equipe de atendimento eficiente? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!


Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: