Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Saiba como fazer ajustes de performance em seu site

27/10/2017 às 15:21 Marketing

Saiba como fazer ajustes de performance em seu site

Nada pior para o usuário e motores de busca do que um site lento, sem informações e com uma má estrutura. Todos esses três fatores afetam diretamente na performance e na experiência do usuário.

Essas características, por sua vez, acabam afetando o rendimento desse sítio eletrônico em buscadores como o Google, por exemplo. E um site que é mal visto pelo maior buscador do mundo não consegue obter (ou, muito menos, concorrer) às melhores posições dos resultados relacionados a sua busca.

Para que o site de sua empresa atinja os melhores resultados – tanto na navegação dos usuários, experiência dos consumidores e nos motores de busca, será necessário realizar uma série de ajustes para deixá-lo bem aos olhos do Google e de seu público-alvo.

Como analisar a performance do site de sua empresa

Só é possível melhorar aquilo que pode ser medido. E por causa disso, o primeiro passo para otimizar um web site é realizando uma série de análises. No conteúdo a seguir, mostraremos algumas ferramentas e como utilizá-las. A partir dessa utilização será possível saber o que deverá ser ajustado nas páginas analisadas. Confira:

Google Webmaster

Essa ferramenta é perfeita para qualquer webmaster que deseja melhorar o SEO e a performance de seu site tanto para os usuários quanto para os motores de buscas.

O primeiro passo a ser dado é realizar um cadastro na ferramenta e verificar a propriedade do site a ser estudado. Após alguns dias, a ferramenta traz uma série de informações acerca da página adicionada.

Algumas informações são extremamente úteis, tais como erros de rastreamento que o Google encontrou em seu site, erros de HTML e todos os erros relacionados as regras do maior buscador da internet.

Outro elemento que o ajudará a ter uma melhor ideia sobre o desempenho do site de sua empresa é na opção Rastreamento. Aqui será possível saber como o Google está vendo o seu site, se há erros que estão impedindo da página se acessar pelos robôs dos motores de busca além de obter um relatório com todas as estatísticas de seu site.

Essas informações serão essenciais para o webmaster realizar todos os ajustes necessários para que a página obtenha mais relevância nos resultados dos motores de buscas. Aumentando, assim, o número de tráfego orgânico e, consequentemente, os resultados da empresa.

SEO Report Card

Essa ferramenta possui uma função muito importante e valiosa: ela analisa o web site de sua empresa para saber como ele está em relação a concorrência. Se você está procurando formas de melhorar a página para aumentar as vendas, então essa ferramenta certamente trará informações valiosas para as suas estratégias.

A utilização do web site é gratuitamente e bastante intuitiva. Após preencher os campos com as informações solicitadas, a ferramenta traz um relatório que conta com as seguintes informações:

Posicionamento no Google: umas das funções mias importantes, a ferramenta mostra a classificação de sua empresa em relação a seus concorrentes em relação a determinadas palavras-chave.

Links apontados: os links apontados para uma determinada página é um dos fatores de ranqueamento mais utilizado pelo Google. Quanto mais links de qualidade apontados para uma página, melhor posicionado esse site estará nos motores de busca.

Acessibilidade do site: uma parte do relatório mostra o tempo de carregamento da página pesquisada.

Indexação: outro elemento muito importante presente no relatório é o número de páginas que estão indexadas no Google.

Além das informações, o site ainda dá algumas dicas sobre o que precisa ser ajustado para melhorar o desempenho das páginas analisadas.

Pagespeed Insights

Como mencionamos, a velocidade de carregamento de uma página é um fator de ranqueamento que deve ser levado muito a sério. Além de melhorar o posicionamento no Google, a velocidade de carregamento traz uma série de benefícios para os usuários e clientes de sua empresa, os pilares mais importantes de qualquer empreendedorismo digital.

O pagespeed insights é uma ferramenta do Google que realiza um diagnóstico apurado de tudo que está prejudicando o carregamento da página.

O primeiro passo a ser dado é entrar nessa página e digitar o endereço do site que deseja analisar. Depois, será necessário clicar na lupa e esperar alguns segundos.

O sistema retornará com uma análise da página consultada tanto para dispositivos móveis (mobile) quanto para desktop.

Além de mostrar uma nota, mostrando uma avaliação geral sobre a performance do web site. Para melhorar tudo, a ferramenta ainda indicada o que deve ser feito para que os ajustes necessários sejam realizados.

Depois de seguir as dicas e orientações do próprio Google, você poderá analisar o site novamente e verificar a velocidade do web site, de novo, para saber se as mudanças já surtiram algum resultado.

Moz Pro Tools

Para realizar uma análise geral do web site de sua empresa com ênfase no posicionamento da mesma nos motores de buscas, essa é uma das melhores ferramentas do mercado. O site oferece um conjunto de ferramentas onde será possível realizar uma análise completa do site, possibilitando a criação de relatórios complexos apontando o que deve ser realizado para obter os melhores resultados.

A ferramenta traz um montão de recursos, como um buscador próprio que é capaz de analisar até 3.000 links apontados para um web site. Se tornando uma ferramenta perfeita para analisar o trabalho de link building dos concorrentes.

Para quem está procurando por ajustes que tragam mais visibilidade para o site da empresa, o Moz Pro Tools traz uma série de vantagens. Contudo, o investimento é alto e o pagamento é feito em dólar.

GTMetrix

Essa é uma ferramenta sensacional, aonde será possível analisar como os usuários estão vendo o seu site e como está a velocidade de carregamento das páginas tanto em mobile quanto para computadores.

Depois de uma breve análise, o site mostrará duas avaliações finais e oferecerá, de forma gratuita, um relatório para o usuário com todas as sugestões de ajustes que deverão ser realizadas para otimizar os resultados do site.

A sua utilização é bastante simples e intuitiva. Basta entrar na página da ferramenta, digitar a página que deseja analisar e clicar em ir.

Ao utilizar essas ferramentas e realizar as análises indicadas nesse artigo, você será capaz de realizar todos os ajustes de performance em seu site e, assim, obter mais vendas e resultados para a empresa.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe-a nos comentários para que nós possamos te ajudar!

Gostou de nosso post? Compartilhe: