A comunicação direta é uma das principais metas a serem alcançadas através das estratégias de marketing digital, em favor da criação e manutenção do relacionamento entre uma marca e os seus clientes em potencial e aqueles que já se fidelizaram.
Para tanto, e entre várias ferramentas para que isso aconteça, a newsletter se destaca, pois, trata-se de um informativo digital que é usado para diversos fins e que, diferentemente do e-mail marketing, é lançada em uma periodicidade específica e com um conteúdo mais próprio, visando a manutenção da relação com o público em longo prazo.
Ao passo que o e-mail marketing tem um fim mais comercial, voltado para o marketing e as vendas e é usado mais detidamente com ações promocionais que visam a promoção de mais vendas e a publicidades de produtos e serviços, a newsletter mantém contato frequente voltado para o branding e de cunho mais informativo.
Quando uma newsletter é incorporada a uma conta de e-mail personalizada voltada para o negócio de determinada marca, o conteúdo apresentado tem mais credibilidade e confiabilidade, dando mais chances de que o usuário abra o seu e-mail, de modo que se efetive realmente sua entrega.
Entre os tipos de newsletter mais conhecidos, destacam-se:
- Os editoriais são comunicados feitos pelos líderes da marca para se posicionarem como grupo mediante algum ocorrido e eles são feitos em formato de newsletter.
- As notícias em formato de newsletter são usadas em ocasiões relevantes para uma marca, apresentando fatos ou informações sólidas sobre determinado tema.
- As novidades são newsletters que trazem notícias inéditas ou algum dado inusitado sobre a empresa. Depende dos acontecimentos que a entornam para a definição de sua frequência, geralmente, avisam os clientes sobre promoções e upgrades de determinados serviços.
- As newsletters institucionais trazem assuntos relativos ao desenvolvimento da marca, trazendo informações sobre assuntos internos ou sobre a equipe.
- Os resumos em forma de newsletter apresentam notícias, editoriais ou informações institucionais, mas tudo de uma só vez, de modo que o usuário fique por dentro de tudo o que acontece na empresa.
A comunicação direta por meio da newsletter é o que mantém os clientes sempre fidelizados e próximo à dinâmica da empresa, entre suas principais vantagens, estão:
1 – Fortalecimento da marca:
A manutenção do contato entre os clientes e a marca faz com que ela se fortaleça, pois gera proximidade, relevância e destaque no mercado.
Acompanhar as newsletters quer dizer que a empresa está em atuante e em constante desenvolvimento, por dentro das tendências do mercado, afetando diretamente o ponto de vista do consumidor.
Se ela está sendo falada, está sendo lembrada!
2 – Criação e manutenção do relacionamento:
A relação entre o cliente e a marca deve ser constantemente alimentada, pois, ela é delicada e é a base de tudo.
Se a empresa não se coloca virtualmente, não se apresenta e não oferece ao consumidor o que ele quer receber, jamais ela fidelizará clientes.
A newsletter é uma maneira de gerar interesse por parte dos seus potenciais clientes na oferta de conteúdo, produtos e serviços da marca.
3 – Geração de relevância para o usuário:
A geração de relevância se refere à qualidade de uma marca em ser útil de alguma maneira para os clientes.
A newsletter alcança isso trazendo uma nova percepção a respeito da marca por meio de notícias e informações fundamentais na tomada de decisão do cliente.
4 - Aumento do "shared of mind":
Isso significa a quantidade de retenção de determinadas marcas na memória do público, ou seja, o poder de sua presença virtual.
Quando as newsletters têm uma periodicidade mais assertiva, elas aumentam esse potencial e atingem positivamente a tomada de decisão do usuário.
O Serviço de Email Marketing custa a partir de R$45,00 mensal com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes). Confira já!
O uso da newsletter como ferramenta do marketing digital requer:
- Planejamento adequado
- Propósito bem definido
- Conhecimento do perfil do público (linguagem e gostos)
- Teste, aperfeiçoamento e atualização
O newsletter não deve ser:
- intrusivo, abusivo e inconveniente
- confundir-se com o e-mail marketing
- não tende vender seus produtos ou serviços de qualquer maneira
Dicas:
- As chamadas por ação (call to action - CTA) funcionam muito bem nas newsletters, elas devem ser condizentes com cada mensagem, para que a atenção do cliente seja acionada.
- Um design navegável, responsivo, aprazível e pensado para o mobile é importante para a disposição da newsletter, de modo que a mensagem seja mais bem recebida, a atenção ao conteúdo não se desperte e o usuário queira ir ao site.
Gostou de nosso post? Compartilhe: