Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Robô para responder ao WhatsApp? Funciona? E o que fazer para criar um

26/11/2021 às 15:54 Ajuda

Robô para responder ao WhatsApp? Funciona? E o que fazer para criar um

A tecnologia assumiu nos dias de hoje, um grande papel, e no caso das empresas, soluções como as do WhatsApp precisam cada vez mais ser levadas em conta nas estratégias.

Um exemplo é o surgimento dos chatbots, que nada mais são do que robôs de atendimento, que são capazes de interagir com usuários, clientes e parceiros sem a interferência humana, trabalhando 24h por dia, sete dias da semana, sem parar.

Trata-se de uma funcionalidade que qualquer conta comercial pode acionar. Assim, uma empresa de comunicação visual pode delegar a função do suporte digital a esses robôs, conseguindo enxugar e muito sua folha de pagamento.

Ao mesmo tempo, vale lembrar que o Brasil está entre os países que mais relutam em termos de aceitação do comércio eletrônico, sempre com medo de pagar um produto e não recebê-lo, ou de passar o cartão de crédito e sofrer um golpe.

Por isso mesmo, é preciso perguntar se o robô do WhatsApp funciona, tal como sugerimos no título deste artigo. 

Mas, a verdade é que sim, pois estamos diante de uma das tecnologias que mais crescem no universo da automatização do marketing digital.

Lembrando que há outros recursos básicos igualmente automatizados, tais como o e-mail marketing e disparo de newsletters. 

Como uma empresa de entregas rápidas, que pode disparar mensagens em massa para milhares de pessoas.

Tudo isso por meio de softwares como os CRM (Customer Relationship Management), que fazem a Gestão de Relacionamento com o Cliente, podendo enviar e-mails ou mesmo SMS, com base em poucos comandos que se multiplicam em ações automáticas.

Por isso, este artigo detalha não apenas essa nova realidade dos chatbots do WhatsApp, como também o seu funcionamento técnico e como fazer para operacionalizar essa função.

Um elemento interessante disso tudo é que o WhatsApp se classifica como uma rede social, de modo que já estão tão populares que podem ser utilizados por qualquer segmento, sem restrições, seja para alugar sala reunião ou  para vender maquinários industriais.

Deste modo, quem tem o interesse de compreender de uma vez por todas como uma funcionalidade simples igual a dos robôs do WhatsApp pode revolucionar o comercial da empresa, basta que siga adiante até o fim da leitura.

O que são esses robôs?

Geralmente quando ouvimos falar em robôs ou mesmo em automatização, logo imaginamos aquelas esteiras industriais ou os braços mecânicos da indústria de automóveis.

Na verdade, qualquer processo empresarial que possa ser conduzido de maneira a minimizar a ação humana e maximizar o papel da tecnologia, já é uma automatização.

O que ocorre é que nas últimas décadas a internet, a IA (Inteligência Artificial) e a tecnologia como um todo evoluíram tanto, que hoje em dia qualquer pessoa pode desfrutar dessas vantagens, como é o caso do WhatsApp, uma rede social bem popular.

Em um nível mais avançado, a IA chega a obter níveis de aprendizado automático, que é o que se chama machine learning, algo que opera quando alguém abre um motor de busca como Google, Bing ou Yahoo.

Assim, ao buscar por algo como software de gestão empresarial para pequenas empresas, a plataforma arquiva essa sua busca, depois cruza com outras que já foram feitas e passa a mostrar resultados customizados para o seu perfil específico.

Ou seja, é como se a máquina estivesse “aprendendo” algo em relação a você, o que fica arquivado no histórico do buscador e depois resulta em uma interação personalizada.

No caso do WhatsApp, que é uma rede social de mensagens instantâneas, é claro que era apenas questão de tempo até surgirem funcionalidades com base nesse tipo de IA.

Lembrando que o programa funciona em qualquer smartphone, e permite troca de mensagens escritas, mas também de multimídias como áudios, vídeos, gifs e afins.

Quais as vantagens em jogo

Até aqui já deu para perceber que os robôs do WhatsApp não apenas funcionam, como também trazem vantagens que só as tecnologias mais avançadas poderiam trazer.

As maiores delas estão ligadas à rotina das empresas, que cada vez mais precisam buscar diferenciais como modo de se destacar em um mercado competitivo, cujos clientes também são exigentes e super conectados.

Sobretudo se o negócio lida com algo como software restaurante comanda eletrônica, que é um setor tecnológico em si mesmo. Essa empresa vai ser a primeira a precisar dar provas de que domina as vantagens tecnológicas de hoje.

Assim, no caso dos robôs de WhatsApp, podemos falar nos seguintes benefícios:

  • Otimização de processos;

  • Economia de custos e gatos;

  • Fortalecimento da marca;

  • Inovação perante o público;

  • Customização do atendimento.

Enfim, há vários aspectos que se cruzam, como o fato de que o cliente certamente vai perceber que a empresa é antenada, o que vai gerar uma segurança maior e passar uma imagem de idoneidade.

Afinal, todo cliente fica mais tranquilo quando percebe que escolheu comprar de uma empresa cujo processo está em dia com o que há de melhor no mercado.

Sem falar na economia que isso gera, já que esses robôs não apenas não cobram nada para trabalhar, como fazem isso por períodos redobrados e sem ocasionar prejuízos como falta, tirada de licença ou mesmo processos judiciais.

A qualidade de atendimento

Outro ponto tratado acima, mas que merece ser detalhado à parte, é o da customização e da qualidade geral do atendimento operado pelos robôs do WhatsApp.

Na verdade, essa é uma das dúvidas mais comuns e tem tudo a ver com o momento em que a pessoa pergunta “Será que isso funciona mesmo?”.

Na prática, podemos começar dizendo que é até melhor do que um atendimento humano, haja vista que uma pessoa pode se estressar, levar algo para o pessoal e até dar uma resposta que viesse a manchar a marca da empresa.

Já um robô, ao falar de controles patrimoniais, não terá nenhum envolvimento emocional com a contraparte. 

Ademais, será capaz de dar algumas respostas de modo muito mais preciso, que é justamente o aspecto da customização referida anteriormente.

O maior exemplo é o de mensagens de boas-vindas e de ausência. O que elas fazem é informar o horário de abertura da loja física, ou explicar para o cliente quais passos ele pode tomar no site da empresa para realizar uma compra.

Mas, a funcionalidade pode ser configurada, então, é possível lidar com questões mais complexas como informação de valor de frete, custo de serviços específicos e até mesmo andamento de Ordens de Serviço. Aí é que está o grande diferencial.

Em muitos casos, se a pessoa não conhece muito de tecnologia, pode ser que ela nem sequer perceba que está sendo atendida por um robô ou chatbot. Não que a intenção seja enganá-la, mas isso mostra a eficiência da ferramenta.

WhatsApp Business API

Esse é o nome do aplicativo que você precisa baixar, sendo que ele é totalmente gratuito e pode ser encontrado em qualquer lojinha de smartphone, seja para Android ou para iOS.

Depois de instalá-lo, você vai informar os dados básicos de sua empresa, apenas como modo de personalizar a sua própria conta e já lançar as sementes que vão ajudar seus clientes a se comunicarem com suas campanhas digitais.

Assim, o nome da empresa, o domínio do website, os dados de um representante e outras informações podem ajudar e muito, então já deixe elas à disposição.

O segmento também ajuda, pois se a empresa trabalha com banners personalizados isso já diz muito sobre o perfil de contatos com os quais ela gostaria de falar.

Um diferencial aqui é informar outros dados como e-mail, endereço físico, telefone fixo e outras informações que possam fazer o cliente se sentir mais seguro.

Depois, você mesmo ativa o chatbot do seu WhatsApp Business, configurando o envio de respostas inteligentes com base nas perguntas previsíveis.

Leve em conta os dados da sua empresa, como valores do mix de produtos ou dos serviços, mas também o perfil de sua clientela, como uma linguagem mais formal ou informal.

Faça um upgrade na função

Por fim, se você quer que o robô do seu WhatsApp Business tenha uma performance ainda melhor, faça duas coisas bem específicas.

A primeira é baixar as estatísticas e relatórios semanais, para estudar a assertividade da ferramenta. 

Se o ramo é endereço comercial virtual, veja quais mensagens se saíram melhor em interagir dentro desse nicho, descontinuando as outras.

Outra dica é instalar um criador de robôs com base em um banco de dados. Já existem empresas que prestam esse serviço, tornando a ferramenta muito mais assertiva e bem mais ampla em termos de automatização de processos.

Considerações finais

Toda e qualquer tecnologia que possa ajudar uma marca a se aproximar de seu público, seja como suporte ou como meio de vendas, merece nossa atenção.

No caso dos robôs do WhatsApp, estamos diante de uma revolução no suporte ao cliente. Com as dicas e o passo a passo detalhado acima, qualquer um já pode entrar nesse universo e tirar dele os melhores benefícios comerciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: