Relatórios gerenciais: Como eles podem te ajudar?

13/05/2018 às 21:13 Ajuda

Relatórios gerenciais: Como eles podem te ajudar?

Em um mercado digital cada vez mais concorrido em qualquer nicho, muitos empreendedores estão apostando em relatórios gerenciais para conseguir organizar melhor suas empresas, garantindo escolhas mais assertivas, rápidas e eficientes.

Os relatórios gerenciais são boas ferramentas para deixar os números de sua empresa em dia, e pode ser aplicado em diversos setores de sua empresa. Estes relatórios permitem ter uma visão real e concreta do seu negócio, gerando insights que possibilitem o crescimento de uma empresa.

Elaborar relatórios pode ser um meio para que sua empresa consiga finalmente ter lucro e evitar contrair dívidas. Pela necessidade no mundo corporativo, hoje em dia qualquer empresa deve adotar modelos do gênero em seu cotidiano.

O que são relatórios gerenciais?

Os relatórios gerenciais são documentos que possibilitam uma melhor tomada de decisão, por fazerem uma análise analítica de diversas áreas do seu negócio. Esse formato traz diversas informações úteis para que você consiga definir as melhores opções no mercado em questão de estratégia e planejamento para o crescimento de sua empresa.

Os documentos devem ser o mais objetivos possíveis, focando apenas em detalhes relevantes. Através de um bom relatório será possível levar sua empresa ao sucesso, por isso é importante uma análise analítica e crítica para evitar erros.

Normalmente para criar um relatório gerencial é preciso criar uma metologia viável, que definirá as informações que irão constar no documento e como elas estarão expostas. É necessário que todos os itens do relatório se relacionem, só assim será possível prever oportunidades de negócio.

Criar esse padrão é essencial, tanto pela facilidade na produção de relatórios futuros como também para comparações com relatórios anteriores e principalmente para que ele seja efetivo. Um bom relatório gerencial tem que trabalhar com indicativos que levem sua empresa ao topo.

Por que os relatórios gerenciais são importantes? E como eles podem me ajudar?

Os relatórios gerenciais costumam ser a “luz no fim do túnel”. Bom, em meio a essa analogia, é preciso entender que muitas empresas por não mensurarem seus resultados, acabam se perdendo no mercado, apostando em estratégias erradas e levando negócios que podem ser lucrativos a falência.

Por isso, os relatórios gerenciais são importantes. Se bem definidos e padronizados, estes documentos conseguem passar uma visão precisa sobre a situação atual de sua empresa. Com ele, é possível notar os pontos fortes e fracos de seu negócio no mercado.

Esse formato de documento servem principalmente para facilitar a tomada de decisão, focando em dois fatores principais: a progressão do seu negócio em relação aos seus objetivos e a identificação de erros e oportunidades de negócio em seu mercado.

De forma bem resumida, os relatórios gerenciais irão lhe ajudar bastante a ter o controle sobre a sua empresa. Com eles, você terá a chance de administrar melhor o seu negócio, sendo bastante incisivo em alguns pontos e aproveitando brechas que podem fazer sua empresa crescer em pouco tempo.

Confira também quanto custa montar uma loja virtual.

Como criar bons relatórios gerenciais?

Depois de entender o quanto os relatórios gerenciais podem te ajudar no crescimento de sua empresa, é preciso saber como criar um bom documento do gênero para você tenha um bom auxílio em mãos.

O primeiro ponto é definir o objetivo do relatório gerencial. Com isso, será possível determinar as principais KPIs (indicadores chave de perfomance) para que você consiga medir os resultados periodicamente se sua estratégia está dando certo.

Por isso, é preciso saber o que você quer, resumindo isto de maneira simples para que você possa criar um relatório gerencial focada nisso. No futuro, através da comparação dos dados, por exemplo, será possível saber se você tem que mudar algo de sua estratégia, se está dando tudo certo e onde é possível apostar, tornando sua tomada de decisão mais simples e prática.

Como já citamos acima, depois de definir o objetivo será a hora de definir os principais indicadores de progresso e regresso de sua estratégia de negócio. Através de bons indicadores é que você terá uma noção precisa do desempenho da sua empresa em determinados períodos de tempo.

Neste ponto, é preciso ser bastante conciso e coerente, trabalhando apenas com os indicadores certos para que você não se atrapalhe ou não desvie dos caminhos certos de crescimento no mercado digital.

Outro ponto importante dos relatórios:

Outro ponto é pensar no formato do relatório gerencial, ele precisa explicar os dados de maneira simples, apresentando ponto a ponto com clareza, afinal lembre-se que o principal do documento é ter objetividade.

Dependendo do caso é possível adotar relatórios com índices, tópicos, gráficos, tabelas, dividi-los em tópicos, entre outras opções.

Depois de definir os padrões de seu relatório gerencial, é preciso delegar a função da produção do documento a profissionais competentes que possam levantar todas as informações necessárias e expor as mesmas de forma confiável, tendo total controle e conhecimento sobre cada dado posto no relatório.

Após o relatório ser finalizado, é hora de começar uma boa análise do documento. O ideal é que você foque principalmente nas informações mais relevantes para seus objetivos, assim você terá uma noção de seu desempenho e de seu progresso.

O ideal é que você não se restrinja apenas a fazer um documento colocando dados que só você sabe como conseguiu. Os responsáveis pela produção do relatório devem citar como as informações foram tabuladas e definir o grau de prioridade de cada indicador.

Outra dica para saber se o relatório é realmente eficiente para seu negócio é analisar a estrutura dos próprios relatórios criados. Só assim você saberá se o documento realmente foi efetivo e ajudou sua empresa a crescer, expondo oportunidades e necessidades de melhorias.

Existem diversos tipos de relatórios gerenciais, como por exemplo, relatórios financeiros, relatórios focados em satisfação, documentos focados no crescimento de sua empresa, um relatório de gestão geral, fluxo de caixa, resumo de contas, balanços patrimoniais, etc.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: