Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Produção audiovisual: Como a produção de bons vídeos vão alavancar o alcance de uma empresa?

14/04/2021 às 11:20 Marketing

Produção audiovisual: Como a produção de bons vídeos vão alavancar o alcance de uma empresa?

A produção audiovisual já faz parte das campanhas de marketing das empresas há um bom tempo, e a tendência é que ela se torne cada vez mais comum.

Esse tipo de conteúdo pode ser usado em diferentes tipos de campanhas e nos mais variados canais, como redes sociais, blogs, mídia offline e muito mais.

Isso acontece porque um vídeo tem a capacidade de transmitir uma mensagem em poucos minutos, independentemente de seu contexto, complexidade de ideias ou intenção.

Então, não importa qual produto ou serviço você vende, quem é o seu público-alvo ou qual o objetivo da campanha. O conteúdo audiovisual é capaz de te ajudar a chegar aonde deseja.

Além disso, é uma excelente maneira de fazer com que a marca se mantenha conectada a sua audiência, o que beneficia as vendas.

Só que isso não quer dizer que uma pessoa pode usar seu celular e gravar qualquer coisa, que já terá acesso a todas as vantagens. Uma produção audiovisual, como o próprio nome já diz, é algo que precisa ser produzido com o auxílio de profissionais.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar como a produção de vídeo auxilia na imagem e no alcance de uma marca. Acompanhe a leitura!

Mudanças trazidas pela internet

Quando a internet surgiu, não imaginávamos o quanto ela seria capaz de mudar a maneira como nos comunicamos. Mais do que isso, o quanto ela influenciaria no comportamento das pessoas ao redor do planeta.

O impacto foi rápido e gigantesco, principalmente se compararmos a internet com outros meios de comunicação, como a TV e o rádio.

O rádio levou mais de três décadas para impactar 50 milhões de pessoas, e a TV, cerca de 13 anos. Enquanto a internet conseguiu esse feito em apenas 4 anos.

Só que, como você já deve saber, ela não parou nesse número e continuou crescendo de forma tão acelerada que já influencia a vida de bilhões de pessoas no mundo todo.

A web passou a ser mundialmente aceita quando as pessoas perceberam o seu potencial de comunicação. Hoje, você pode usá-la para comprar itens em uma loja de material de construção virtual, para se comunicar com outras pessoas, trabalhar e muito mais.

O grande poder da internet está no fato de que ela possibilita uma comunicação instantânea, em velocidade recorde e de maneira muito mais acessível.

Se antes a sua conta de telefone vinha extremamente cara por conta de uma ligação internacional, hoje você pode falar com qualquer pessoa que esteja em qualquer lugar do planeta por meio da internet, usando recursos como:

  • Redes sociais;
  • E-mails;
  • Aplicativos de mensagens;
  • Sites.

Além disso, a internet revolucionou a maneira como as empresas fazem marketing, possibilitando a criação de conteúdos que vão muito além daquilo que a televisão e outros canais offline permitem.

Mesmo uma gráfica que faça banner de loja, voltada para as ações offline, utiliza a internet para ter acesso a inúmeras oportunidades de negócio. Exemplos disso são os próprios aplicativos, anúncios em buscadores, sites, redes sociais, dentre outras opções.

São meios que abrem espaço para a criação de novos formatos de marketing e também de negócios, como é o caso das plataformas e-commerce.

Portanto, além de poderem se comunicar com os consumidores, as empresas conseguem vender pela internet, reduzindo custos e aumentando seu faturamento.

Sem falar que as produções audiovisuais de cunho publicitário também estão incluídas na transformação digital pela qual a comunicação vem passando.

Ademais, elas figuram entre os formatos preferidos pelo público, acompanhando as tendências do consumidor moderno.

Seguindo essa vertente, no próximo tópico, vamos mostrar como a produção de vídeos auxilia na imagem e alcance de uma empresa, seja um estúdio para ensaio ou uma indústria de cosméticos.

O poder da produção audiovisual

A produção audiovisual é capaz de melhorar a imagem de uma empresa e aumentar o seu alcance se levarmos em conta que este formato é um dos preferidos pelo público.

Segundo pesquisas, cada usuário consome, em média, uma hora e meia de vídeos na internet por dia. Cerca de 15% ultrapassam esse tempo, e chegam a assistir mais de 3 horas de produções diariamente.

Portanto, são mais de 1 bilhão de horas de vídeo consumidas na internet, segundo dados divulgados pela plataforma YouTube.

No Facebook, o tempo estimado de consumo é de cerca de 100 milhões de horas, com conteúdos diversificados, como propagandas de locação de som, entretenimento, dicas, tutoriais e muito mais.

No Instagram esse número é ainda maior, chegando à marca de 500 milhões de horas de vídeos diariamente. Por isso, toda empresa tem público de sobra para assistir a seus conteúdos.

Outra razão que faz com que esse tipo de produção alavanque uma marca é o fato de que, por meio deles, os internautas conseguem aprender coisas novas e se informarem sobre os mais diferentes assuntos.

Os consumidores consideram as produções audiovisuais como o melhor formato para interagir com suas marcas preferidas. Para ser mais exato, 79% dos usuários acreditam que os vídeos são a melhor opção para acompanhar uma marca na web.

Em vista desses dados, conseguimos entender por que esse tipo de conteúdo está com a popularidade em alta entre empresas de interface de audio focusrite e dos mais variados portes e segmentos.

Essas companhias apostam nas produções audiovisuais para se relacionarem com o público e divulgar seus produtos e serviços e, para te deixar ainda mais por dentro do assunto, no próximo tópico, vamos mostrar as vantagens da produção de vídeos.

O que considerar na hora de produzir vídeos?

Com tudo o que falamos acima, já deu para ter uma boa ideia dos benefícios dos vídeos para a sua marca. Mas de qualquer forma, vamos mostrar mais alguns deles:

1 - Registrar o seu próprio acervo

Quando uma empresa, como uma escola de aula de dança sertanejo, produz seus próprios vídeos, ela passa a ter direitos autorais sobre ele.

Cada material produzido é registrado em seu acervo e pode ser usado pela marca como ela quiser. Esses materiais podem dar origem a outros que vão enriquecer ainda mais as suas estratégias de marketing, como áudios, e-books, entre outros.

2 - São fáceis de produzir

Muitas organizações têm dúvidas em relação às dificuldades desse tipo de produção. Mas a verdade é que para colocá-la em prática, não é necessário contar com câmeras e microfones de última geração.

É claro que não dá para usar qualquer equipamento, mas a produção de vídeos não depende exclusivamente deles. Produções mais complexas podem exigir mais profissionalismo, no entanto, existem outros tipos que são mais fáceis de fazer.

É exatamente por isso que muitas empresas estão investindo em formatos mais básicos, como webinários e lives.

3 - Transmitem ideias com facilidade

Um professor de aula de violão para crianças pode procurar dicas para ensinar melhor os seus alunos, e com certeza ele vai preferir um vídeo em detrimento de um texto.

Isso acontece porque as produções audiovisuais transmitem melhor uma mensagem, e isso faz com que o usuário absorva melhor o conteúdo que está sendo apresentado.

Se um texto fosse o suficiente, nenhuma escola precisaria dos professores para explicar a matéria, concorda?

Os vídeos reúnem elementos virtuais, gráficos e sonoros em um só lugar, o que facilita a explicação de conceitos complexos e conseguem mostrar em detalhes um produto.

Além de tornar a explicação mais fácil, esse formato de conteúdo ajuda o usuário a reter todas as informações passadas.

4 - Aumentam o engajamento

Os vídeos são o formato preferido pelo público, então qualquer tipo de empresa, desde uma de locação de espaço comercial até um restaurante de pratos gourmet, consegue melhorar o engajamento de seu público.

Segundo a revista Forbes, os visitantes gastam 88% mais de tempo em um site com vídeos do que em um que só tenha textos.

Sem falar que esses materiais possuem um alcance muito maior, em comparação a qualquer outro formato.

Sendo assim, seu negócio vai atingir um número maior de pessoas, que vão se interessar mais pelos seus vídeos e que podem compartilhá-lo com outras que possam ter curiosidade no assunto tratado.

Seguindo esse trajeto, o final dele com certeza será um aumento considerável de suas vendas, que certamente vai impactar nos seus lucros.

Conclusão

Se parar para analisar o seu dia a dia na internet, vai perceber que assiste a uma quantidade considerável de vídeos todos os dias.

É dessa forma que você consome entretenimento e informação, e ainda é influenciado em suas decisões de compra. Então, se você, enquanto consumidor, vivencia essa experiência, tenha certeza de que seu público-alvo também verá por esse ângulo.

Trabalhar com produção audiovisual é levar para a sua audiência materiais de qualidade elevada e que transmitem a mensagem de que você deseja. É uma forma de divulgar a sua marca e argumentar com os consumidores o quanto ela é uma boa opção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: