Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Principais erros de e-commerce para evitar e ser bem sucedido

21/06/2018 às 19:41 Loja Virtual

Principais erros de e-commerce para evitar e ser bem sucedido

Cometer erros no e-commerce, principalmente no início das atividades, é mais comum do que se imagina. O despreparo dos empreendedores iniciantes se deve, em parte, ao fato de muita gente ainda não entender que uma loja virtual é um negócio como qualquer outro, exigindo planejamento e investimentos.

Por esse e outros motivos, empresas que tinha tudo para darem certo acabam fechando as portas. Se você está pensando em criar um site de uma loja virtual, leia esse artigo e veja as dicas do que nunca fazer em seu e-commerce se quiser que ele prospere nesse concorrido mercado. 

1. Usar imagens de baixa qualidade

O primeiro grande erro que muitas lojas virtuais cometem é não se atentar à qualidade das imagens do site, principalmente as relacionadas aos produtos.

Você deve se atentar ao fato de que, em uma loja virtual, as pessoas não estão tendo contato físico com os produtos, como ocorre nas lojas físicas. Elas não podem tocá-los e ver de perto os principais detalhes do mesmo. Por isso, fotos de extrema qualidade são essenciais no site de sua loja online. 

Preste atenção nestes quesitos:

  • Todas imagens devem ter boa resolução, de forma a perceber até os mínimos detalhes dos objetos.
  • As fotografias devem ser tiradas dos produtos reais e você jamais deve enganar ou iludir seu cliente com imagens falsas ou de outros produtos que você não vende. 
  • O produto que vai ser fotografado precisar estar bem enquadrado, com boa iluminação, fundo claro e sem interferências de sujeiras ou outros objetos.

Leia nosso post sobre Quanto custa montar uma loja virtual?

2. Querer abraçar o mundo

A não ser que sua empresa seja uma megacorporação ou uma grande loja de departamentos, você não deve cometer o equívoco de achar que vai vender mais só porque tem produtos voltados a diferentes tipos de públicos.

Ter um público altamente segmentado significa ter uma clientela qualificada. Em suma, esses são os consumidores que se tornam clientes fiéis e de longo prazo, pois enxergam você como uma autoridade no ramo de especialidade do seu negócio.

Caso você ainda não tenha uma segmentação bem definida, invista numa pesquisa de nicho qualificado. O que não vale é sair dando tiro para todo lado, esperando acertar em alguma coisa. Você só vai investir dinheiro sem nenhum retorno. 

3. Ignorar investimento em design

A aparência do seu site é a primeira impressão que seu potencial cliente terá logo que acessá-lo. Porém, não é apenas um layout bonito e agradável que vai manter o interesse dele pela sua loja. Atente-se para que sua aplicação tenha:

  • Equilíbrio: uma boa composição de cores, imagens, fontes e diagramação deve manter um equilíbrio e ser direcionada à sua marca. Portanto, a primeira coisa a pensar no design do seu e-commerce é uma composição leve e que seja agradável aos olhos do cliente. 
  • Responsividade: não é mais novidade que o mundo está dominado pelos smartphones e tablets. Mas seu uso não se resume às mídias sociais e aplicativos de comunicação. Cada vez mais, as pessoas usam seus celulares para transações bancárias e, principalmente, compras online. Portanto, ter um design responsivo, que ofereça uma experiência positiva ao usuário é praticamente uma obrigação em todo site e-commerce. Conheça nosso serviço de Loja Virtual
  • Usabilidade: o design responde por boa parte da navegação de um site. Lembre-se de que nada é mais fácil de fazer um cliente se irritar e abandonar a loja do que a dificuldade de navegação por um site. Para uma boa usabilidade, as páginas da aplicação devem ser dinâmicas, as compras devem ser realizadas em poucos cliques e os principais botões devem estar bem visíveis. Nada de dificuldades para os clientes, certo? 

4. Esquecer que as pessoas precisam encontrar sua loja

Você já parou para pensar que uma loja virtual não possui um endereço físico, onde as pessoas passam na frente e tomam conhecimento de sua existência? Pois é. No mundo virtual existem outras maneiras de ser encontrado.

A principal delas é a internet, através de uma busca orgânica. Por meio de uma busca no Google ou em outros sites de busca, seu site pode ser facilmente encontrado desde que atenda as regras dos buscadores.

Para ser encontrado no meio de milhões de outras lojas, é preciso investir numa estratégia de SEO bem consolidada e isto vai muito além de simplesmente escolher as melhores palavras-chave. Aquele ditado que diz que quem não é visto não é lembrado cabe muito bem nesse contexto. 

Essa estratégia também envolve a maneira com que seu site é construído, como as imagens são nomeadas e quais dados são analisados pelos motores de busca para serem conduzidos a pesquisas de forma mais rápida. Aprimore seus conhecimentos em Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual

5. Não se certificar da segurança do seu site e-commerce

É bastante comum uma usuário desistir de uma compra no meio do caminho por preocupação com a segurança de seus dados. Afinal de contas, ninguém quer ter seus dados confiscados por pessoas com más intenções, certo? 

Diversos e-commerces, especialmente os menores, pecam nesse quesito, enquanto deveriam investir na segurança de forma prioritária. Existem certificados digitais de segurança, como o SSL, que fornecem autenticidade ao seu site e uma conexão com dados criptografados para proteger todas as informações confidenciais de seus clientes.

Segurança online é tudo na internet, além de ser considerada um dos principais fatores de ranqueamento do Google. Esse buscador também prioriza sites que tenham certificado de segurança digital e os coloca em suas primeiras posições. 

Investir em um bom planejamento de marketing digital para evitar cometer esses e outros erros no e-commerce é crucial para sua empresa prosperar nesse concorrido mercado online. 

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. Não medimos esforços para atender bem nossos clientes. Entre e navegue à vontade!
 

Gostou de nosso post? Compartilhe: