Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Porque microempresas precisam ter estratégias de Marketing Digital?

21/10/2020 às 16:47 Marketing

Porque microempresas precisam ter estratégias de Marketing Digital?

Segundo o Ministério da Economia, em sua última atualização feita em abril deste ano, o Brasil ultrapassou a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs). 

Este número revela a crescente tendência pela vontade de muitos brasileiros de terem sua própria empresa e aventurar-se pelo mundo do empreendedorismo  e da gestão de seus próprios negócios.

O MEI é um regime tributário simplificado, criado em 2010, para incentivar a formalização de profissionais que trabalhavam de maneira autônoma e na informalidade. 

Se tornar MEI surge como alternativa  para garantir direitos previdenciários, benefícios, além de obrigações e orientações para os profissionais que desejam iniciar um negócio, ou para aqueles que já trabalham por conta e faturam até R$ 81 mil por ano.

Estar formalizado é apenas um passo em meio aos desafios diários que Microempreendedores individuais e donos de microempresas enfrentam diariamente.  

Ter um empreendimento não é fácil. É preciso ter foco, persistência e dedicação, além de muita atenção à áreas que são cruciais para o bom desenvolvimento e o sucesso de seu negócio, como a contabilidade, a capacitação e o aprendizado constante, as relações com os fornecedores e clientes, o uso indispensável da internet e montagem de estratégias eficazes para garantir a saúde e durabilidade de suas atividades. 

As novas demandas do mercado

A internet mudou a forma com a qual nos relacionamos uns com os outros, e consequentemente, as empresas não ficaram alheias a essas mudanças e às novas interações proporcionadas pela era digital.

Ter uma identidade e uma presença na rede virou regra e uma demanda que todos precisam cumprir para ter visibilidade e um relacionamento com o público. 

Não é possível ignorar uma realidade onde 74,7% da população, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, está conectada à internet.

É preciso conquistar e atrair cada vez mais pessoas para consumir produtos e serviços como forma de manter os negócios num fluxo de crescimento dinâmico e eficiente. 

Seja usando redes sociais como Facebook e Instagram, alimentando blogs com informações relevantes e interessantes para o usuário ou produzindo conteúdos diversos para para entreter e manter o engajamento, é necessário desenvolver um plano eficiente e elaborar estratégias que ajudem a0 aumentar as vendas e fidelizar clientes.

E onde entra o marketing digital?

O marketing digital é justamente esse mecanismo  que tem a função de fortalecer a marca e o empreendimento, proporcionar um bom posicionamento no mercado, alavancar as vendas de produtos ou serviços oferecidos e manter engajado o público-alvo, ou seja, o marketing digital é fundamental para ajudar na obtenção de melhores resultados para seu negócio.

As estratégias de marketing digital, quando bem utilizadas, são capazes de tornar um pouco mais justas a competitividade entre grandes e pequenas empresas, algo que até pouco tempo era muito difícil, mas que favorece a consolidação de pequenos empreendedores  e microempresas num mercado em constante disputa.

É preciso conhecer e se apropriar dos mecanismos oferecidos pelo marketing digital, experimentar os recursos que a internet viabiliza e estar sempre atualizado e comprometido com seu negócio.

Dê atenção à sua presença online

A utilização dos canais de marketing digital como as redes sociais, por exemplo, são um ponto decisivo para estabelecer uma relação com o cliente, criar e manter uma identidade atrativa, que cative seu público e que possa destacar seu empreendimento como aquele que irá resolver problemas e suprir as necessidades de quem te procura.

Veja alguns desses principais canais:

1. Redes e mídias sociais

A quantidade de redes e mídias sociais é incrível, facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Youtube, etc. E se você quer ter uma estratégia de marketing bem sucedida, é preciso saber lidar com elas. 

Sua primeira tarefa é descobrir qual delas se adapta melhor ao tipo de produto ou serviço que você oferece. A grande vantagem da presença nesses canais é que não há custo e você pode entender melhor sobre seu público.

Se você produz e vende cosméticos artesanais por exemplo, compartilhar dicas no instagram, criar posts sobre os produtos e seus benefícios, realizar pesquisas e dialogar diretamente com seus seguidores pode ser um ponto chave para conquistar mais clientes e ver sua marca ganhar credibilidade.

2. Blog e Site

Ter um blog ou um site é como estabelecer um ambiente familiar para seu negócio, pois gera maior confiança e segurança para seu negócio, e dá uma ideia mais completa do tipo de produto ou serviço que você oferece.

Produzir conteúdos relevantes, que tragam soluções e informações relevantes para os clientes te proporcionará mais oportunidades para conquistar seu público.

Voltemos ao exemplo do tópico anterior - o empreendedor que produz cosméticos artesanais.

Criar e alimentar esse tipo de plataforma, pode te ajudar a realizar mais vendas, fazer com que cada vez mais pessoas possam se interessar pelo conteúdo esclarecedor de seu blog, que traz textos informativos sobre os melhores produtos para cada tipo de pele, compartilha receitas e tutoriais simples para serem feitos em casa, ou desenvolve conteúdos sobre as vantagens dos produtos naturais sobre os industrializados. 

Isso ajuda a impulsionar o engajamento de seu público e a torná-lo uma referência confiável a ser indicada para mais pessoas. 

3. E-mail marketing

Esta opção é uma das melhores para a retenção de clientes. Se um potencial cliente confiou em sua marca e forneceu dados de email para receber novidades ou informações de produtos, este é um grande passo para conseguir sua fidelização. 

Além de oferecer seus produtos, encare esta oportunidade como uma forma de proporcionar soluções, tirar dúvidas e compartilhar informações que irão ajudar seu cliente no dia-a-dia; como o novo post que saiu no seu blog, por exemplo, um novo evento que está próximo ou uma data importante para a sua empresa.

Planejar sempre

O planejamento é a base para conseguir lidar com as demandas diárias que um empreendimento exige. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazos, organize-se, e determine objetivos reais para seu negócio. 

Quantas pessoas você deseja atingir em um determinado período? Quais as principais dificuldades a serem resolvidas? Quais abordagens experimentar para conquistar mais seguidores? Como sua empresa pode se destacar e se diferenciar da concorrência?

Este é um ótimo caminho para percorrer, aproveite o que a internet e as estratégias de marketing digital podem oferecer e mantenha o controle sobre o presente e o futuro de seu negócio.

Gostou de nosso post? Compartilhe: