Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Por que é importante pensar no seu site focado em smartphone?

27/01/2023 às 15:08 Ajuda

Por que é importante pensar no seu site focado em smartphone?

A promessa de uma posição favorável nas buscas do Google, bem como uma melhor experiência do usuário, torna o uso de um site responsivo essencial para que a empresa alcance resultados positivos.

Os métodos pelos quais os visitantes podem acessar um site são por meio de computadores ou dispositivos móveis, como telefones celulares ou tablets. O site deve ser modificado para acomodar esses dispositivos.

À medida que esses dispositivos evoluem, torna-se cada vez mais importante colaborar com um site responsivo, essa adaptação pode ser realizada em qualquer formato.

A verdade primária é que uma em cada três pessoas utiliza um site de fabricante de perfil de alumínio estrutural por meio de dispositivos móveis. É um volume significativo, em comparação com o volume total de visitantes diários de um site ou plataforma.

Com isso, as páginas responsivas são cruciais para a demanda desse público, a responsividade é benéfica para a empresa em termos de desempenho e resultados.

Hoje, a maioria da população utiliza dispositivos móveis, por isso disponibilizar esse tipo de acesso é fundamental, pois pode impactar positivamente em um negócio de etiqueta de controle colorida, por exemplo.

Como resultado, é crucial que a empresa reconheça que a maioria das pessoas atualmente utilizam aplicativos ou sites específicos para dispositivos móveis, o negócio também precisa ser adaptado aos usuários.

Caso isso não ocorra, a probabilidade do usuário sair do site e ir para um concorrente é altíssima, por isso um site responsivo é recomendado.

O que caracteriza um site responsivo?

Um site responsivo se trata daquele que é projetado de forma inteligente para se adaptar a qualquer tipo de resolução sem distorção do design e ajusta a largura, o espaço e a apresentação da página para cada dispositivo.

Um site responsivo também altera o tamanho das imagens de laminação de fibra de vidro, as fontes e o texto explicativo, essas alterações visam evitar que os elementos apareçam desproporcionais na tela de um celular.

Por serem projetados de forma inteligente, os layouts dos sites responsivos podem se adaptar a qualquer tipo de resolução de tela de forma harmoniosa. Isso garante que a experiência do leitor seja satisfatória independente do dispositivo utilizado.

A importância de empresas terem um site responsivo

É fundamental que as empresas com presença móvel tenham uma vantagem competitiva sobre as que ainda não entraram na era digital. As principais razões para se manter à frente da concorrência incluem:

  • Experiência do usuário melhorada;

  • Maior acesso via mobile;

  • Velocidade das páginas aumentada;

  • Menor taxa de rejeição;

  • Aumento na conversão de leads;

  • Possibilidade de acesso em qualquer navegador.

Quando um usuário tem uma boa experiência na página de um site de manta para contenção de óleo, os resultados da empresa são concretos, deixando-o satisfeito e as chances de ele adquirir o produto ou serviço tornam-se maiores.

Agora, ao tentar acessar a página de outro comércio por meio de um dispositivo móvel e não encontrar a informação que procura, a probabilidade de desistir é maior e ele sairá à procura da concorrência.

Portanto, o site deve ser aberto a partir de um celular, sem nenhum tipo de extravio, com texto e imagens de fácil compreensão, para que os usuários não fiquem insatisfeitos.

Hoje, uma experiência móvel agradável é essencial para que a empresa alcance os resultados das estratégias de SEO.

O número crescente de pessoas que visitam sites ou páginas de sala comercial compartilhada através de seus telefones celulares sugere que o tráfego da Internet é feito por smartphones ou tablets, com laptops e desktops em segundo lugar.

A participação dessa modalidade aumenta a cada ano, essa tendência deve continuar no futuro, principalmente por causa da velocidade de conexão.

O Google favorece sites responsivos, principalmente se a busca for realizada a partir de um dispositivo móvel, aumentando assim o tráfego orgânico.

Em 2018, o Google começou a priorizar a versão mobile de um site ao indexar a página, essa mudança foi chamada de Google Mobile First Index e por conta disso, o uso de um site responsivo era obrigatório.

Posteriormente, o Google determinou que, se o site tivesse apenas uma versão para desktop, ele não apareceria mais nos resultados de pesquisa.

Isso implica que um site responsivo para cantoneiras arredondadas é necessário para aparecer nos resultados da pesquisa, sendo revertido em resultados orgânicos.

Sites responsivos devem gerar carregamentos de página completos e rápidos, mas ao fazer uma versão desktop no celular, isso se mostra inviável.

A velocidade com que uma página é carregada é um fator de ranqueamento para o Google, se o site demorar muito para carregar, normalmente o usuário fechará a janela e desistirá do que estava procurando, e então irá para outra página.

Como resultado, um site responsivo deve ser leve e otimizado para dispositivos móveis, cujo carregamento é mais rápido e natural do que uma versão desktop.

Um site responsivo diminui a taxa de rejeição, pois se o usuário não for bem-vindo ao navegar em uma página, ele sairá e procurará outro site otimizado de terminal elétrico por um preço menor.

O Google pode interpretar essa taxa de rejeição como um sinal de que o conteúdo não é relevante para o usuário e, quando isso acontece, as chances da página perder a posição nas buscas do Google são muito grandes.

Outro aspecto a ser considerado ao desenvolver um site ou aplicativo responsivo é o aumento da receita, já que a maioria dos usuários utilizam dispositivos móveis para concluir uma compra.

Assim como as vendas aumentam, um site responsivo aumenta as taxas de conversão de leads por meio de dispositivos móveis.

Se uma empresa utiliza as redes sociais para divulgar produtos, é fundamental que as páginas sejam responsivas, caso contrário, os usuários terão dificuldade em navegar por elas, mas se a página estiver desalinhada, a probabilidade de conversão de leads é menor.

Como a maioria dos acessos às redes sociais acontece por meio de celulares e tablets, nada mais importante do que ter um site responsivo, pois a probabilidade de compartilhamento das páginas pelos usuários é muito maior.

Um dos maiores benefícios de um design responsivo é que ele é projetado para acomodar diferentes resoluções, mas não para diferentes dispositivos.

Isso ocorre porque a resolução da tela do usuário é irrelevante. De qualquer forma, o design da página vai mudar e isso facilita o lançamento de novos aparelhos com diferentes resoluções de tela.

Outro benefício significativo de um site responsivo é que ele pode ser acessado por qualquer navegador, de forma rápida, isso facilita a experiência do usuário, permitindo que ele escolha qual navegador prefere utilizar.

Contudo, o que foi apresentado pode ser resumido na experiência do usuário ou cliente, onde a navegação em um site responsivo torna as chances do visitante ser convertido em um potencial cliente quando tem uma boa experiência com o site em qualquer dispositivo.

Por que a experiência do usuário é tão importante?

Entender o valor da experiência do cliente leva as empresas a focar na satisfação do consumidor e construir uma reputação positiva, aumenta a fidelidade do cliente para com o empreendimento.

Essa prática é a maneira mais eficaz de fornecer um serviço de qualidade e com foco no cliente. Porém, é fundamental ir além e fazer da organização um negócio que centralize o cliente em sua totalidade.

Uma empresa especializada em medição tridimensional metrologia, por exemplo, deve prestar um serviço diferenciado, compartilhar as informações solicitadas pelo cliente e garantir que seus serviços sejam de alta qualidade e preço justo.

É responsabilidade das empresas cultivar relacionamentos honestos, apresentar ofertas justas e compreender plenamente as necessidades de seus clientes. Dessa forma, se torna possível conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Isso aumenta a probabilidade desses consumidores retornarem ou terem informações positivas a dizer sobre a marca para outras pessoas.

Uma boa experiência do cliente também se faz importante porque humaniza os processos internos e externos de uma empresa.

Por isso, empregam todas as técnicas de gestão para melhorar a organização interna e utilizam técnicas de inbound marketing bem como a otimização de processos e até mesmo como foi dito anteriormente, dos sites e páginas online da empresa.

Isso humaniza os relacionamentos e processos da empresa, o que garante que todos os envolvidos no processo de compra e venda tenham resultados satisfatórios e uma experiência positiva.

Considerações finais

Não é possível que uma empresa que queira expandir e alcançar maiores resultados não tenha um site. Como resultado, este é um dos primeiros e principais gastos ao abrir uma empresa.

Diante dessa questão, é necessário focar em criar responsivos e que sejam otimizados para dispositivos móveis. Também é fundamental considerar cada instância individualmente, pois existem componentes específicos para cada empresa obter os resultados que deseja.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: