Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Planejamento comercial: O que é, qual sua importância e como fazer?

19/05/2022 às 15:10 Ajuda

Planejamento comercial: O que é, qual sua importância e como fazer?

O planejamento comercial leva em conta todos os fatores que influenciam uma venda e estabelece processos para que os objetivos sejam alcançados.

Vender é uma atividade repleta de variáveis e metas a serem alcançadas, surgindo a dúvida de como definir quanto uma equipe de vendas é capaz de alcançar em um determinado período.

Pode parecer contra intuitivo, mas esse planejamento deve conter uma meta concreta e toda equipe persegue ela. 

Sendo assim, durante a formulação, o gestor vai perceber que a meta exige recursos e desgastes do time de vendas que nem sempre está disponível.

Por mais que vender sempre seja o maior objetivo, equilibrar receita e investimento é muito relevante para o sucesso de uma campanha de vendas ou de uma empresa. 

Portanto, é importante lembrar que quando falamos de vendas é seu planejamento, o debate não é apenas sobre produtos, englobando também o oferecimento de serviços como limpeza de carpete automotivo.

Do que é feito o planejamento comercial?

Para calcular todas as necessidades e desafios de uma equipe de vendas é  importante manter um olhar amplo, rastrear elementos que podem gerar diminuição de faturamento e quanto do orçamento será investido em cada ação. 

Estabelecer metas e processos é condição fundamental para alcançar uma alta performance em vendas. 

Ao iniciar o planejamento, pensando em uma empresa de venda de bateria de gel para carro, por exemplo, o responsável vai lidar com questões como:

  • Investimentos em marketing e em produção;

  • Gestão de uma equipe de vendas;

  • Tamanho do mercado disponível;

  • Profissionais para o pré e pós venda;

  • Implementação de inovações para escalar a produtividade;

  • Capacidade de produção e distribuição.

Com o planejamento comercial é preciso elaborar e otimizar estratégias de vendas, fazendo a equipe se integrar no compromisso de buscar metas palpáveis. 

Otimizar porque quando há um processo bem estabelecido, todas as operações tendem a ocorrer com mais fluidez e resultados. 

As metas não podem sair da cabeça do gestor ou de opiniões sem embasamento em dados do mercado. Os grandes casos de sucesso em qualquer nicho envolveram muita pesquisa para a tomada de qualquer ação. 

Os estudos englobam análise de mercado, busca por inovações, possibilidades de redução de custo e até uma imersão mais completa dentro do próprio paradigma da empresa. 

O planejamento gerando essa compreensão maior da realidade vai fazer com que até empresas de mercados mais complexos como a vitrificação de pintura automotiva encontrem espaço para alavancar o faturamento. 

Entender o potencial mercado vai ajudar a entender quanto da produção pode ser escoada, esse elemento é importante para que o investimento seja feito de forma consciente e não correr risco de grandes prejuízos. 

Analisar a concorrência é compreender quais são as novidades e diferenciais dos competidores. Nada de copiar ou achar que a grama do vizinho será sempre mais verde, essa análise serve para buscar inspirações e aplicar as inovações no seu produto. 

O trabalho de vendas muda muito quando falamos de empresas B2B, ou seja, que vendem para outras organizações e B2C que se trata da venda direta para consumidores. 

Estratégias, formatos, abordagens e desafios mudam e o planejamento precisa ser feito com isso em mente. 

Por exemplo, uma empresa que faz a manutenção relógio de ponto não pode estruturar seu planejamento comercial visando estratégias que alcancem consumidores finais. Para esse tipo de serviço, deve-se focar em empresas que demandam esse serviço. 

Sendo assim, junto à capacidade produtiva deve-se questionar o potencial de escoamento da produção esse elemento vai definir se o projeto de vendas para uma venda se película proteção solar engloba uma abordagem nacional, regional ou até exportação. 

Uma das políticas que mais geram engajamento dos colaboradores para alcançar metas é o comissionamento valorizado, com essa política, o profissional se sente valorizado e tem um incentivo concreto para bater a meta. 

Atenção a equipe é fundamental, além de montar um time qualificado, precisa estar no planejamento todas as necessidades desse grupo de profissionais, as orientações e metas a serem alcançadas. 

Por que o planejamento comercial é importante? 

Levar em conta uma análise completa da conjuntura do mercado e da empresa pode ser decisivo na hora de planejar ações futuras. 

Essas e outras informações podem ser encontradas durante a formulação de um projeto de planejamento comercial, seja ele para implementação de um braço robótico industrial ou grande propaganda.

O objetivo é sempre o mesmo, vender mais, reduzir custos e bater metas, mas são vários os caminhos que podem ser percorridos para alcançar esse resultado. 

A escolha deve partir do conhecimento estabelecido e de um olhar realista para investir corretamente, tanto dinheiro quanto energia. 

Não existem receitas de bolo para esse planejamento, no geral, é pesquisa, organização, delegação de tarefas e monitoramento. Com etapas bem definidas é possível alcançar todos os resultados estabelecidos. 

Quais erros o planejamento comercial pode evitar? 

Vender é uma atividade muito mais complexa do que parece e se relaciona com uma série de outras tarefas de gestão de equipe e material, organização, atendimento e pós venda

Quando um lançamento de produto ou um resultado mensal não alcança a meta esperada é necessário que se deixe a frustração de lado e repensar o planejamento para que os próximos lançamentos dêem o retorno programado. 

Portanto, não precisa esperar o lançamento dar errado para corrigir problemas, tão importante quanto o planejamento é o monitoramento dos resultados parciais. 

Com esse controle é possível reajustar processos e colocar o planejamento de volta nos trilhos. 

Checar a capacidade produtiva antes de vender é muito importante, apesar de ser básico, é um problema que muitos deixam passar.

Por exemplo, uma empresa de impressão de crachá de identificação infantil que produz 200 unidades, não pode vender 300, essa diferença gera prejuízos e ferem a imagem da empresa.

O marketing investido, linguagem, segmentação e investimentos em anúncios, falhas no time de venda, erros no canal de venda, desatenção ao pós venda e outros fatores podem ser os culpados pela falha.

Sendo assim, para que seja resolvido, esse problema precisa constar em um futuro planejamento. 

Quando acertos e erros são analisados podemos tirar uma ideia do que faz um lançamento ter sucesso ou não. A execução também é um ponto fundamental, pois é nessa etapa que vemos a realização do planejamento, não dá para acertar no treino e errar no jogo. 

Erros podem acontecer até em casos em que a meta de vendas é alcançada, nesses casos ocorre um aumento no CAC, custo de aquisição por cliente. 

Aqui a atitude a ser tomada é encontrar o que fez com que cada venda tenha demandado mais investimento para ser realizada. 

Por exemplo, se a segmentação de anúncios para a venda de produtos para impermeabilização de estofados automotivos for realizada sem foco em um público interessado, boa parte do investimento vai se perder, encarecendo o preço de cada cliente. 

Trabalhar sem planejamento pode ser caótico, mas uma primeira experiência em um projeto bem estabelecido é um grande desafio, por isso, se você pode oferecer aos colaboradores um treinamento para que eles sigam corretamente os projetos. 

Como vendas é uma área cheia de pormenores é possível que nem todos os profissionais desempenhem o melhor em determinada função. A gestão de equipe faz com que cada um possa cumprir a função que realiza melhor e em sincronicidade com o time. 

Uma equipe pequena com excesso de demandas ou um time grande demais gera custos adicionais e não aumentam as vendas na mesma proporção. 

A fim de resolver essa questão, durante o planejamento ocorre o dimensionamento de equipe de vendas de acordo com a necessidade.

Essa etapa onde se elenca a equipe também deve levar em conta folgas, feriados, férias e licenças, lidar com esses detalhes pode ser trabalhoso. Mas, é dessa minuciosidade que aparecem os resultados concretos. 

É possível que erros não ocorram e mesmo assim as metas não sejam alcançadas, nesse caso o que sua empresa precisa é a aceleração dos resultados, novas estratégias online e outras inovações podem ser o toque a mais que a sua estratégia precisa. 

Considerações finais

Em resumo, se pode enxergar as vendas como um fenômeno que acontece em ciclos, internos e externos. 

Internamente, o ciclo se refere a todos os processos até o produto estar disponível e sendo ofertado e o ciclo externo envolve a divulgação, a trilha do comprador até a conversão. 

Para reduzir o custo por conversão e alcançar os clientes mais valiosos, o planejamento comercial inclui a descoberta do perfil de cliente ideal.

Esta é uma análise feita por meio de pesquisa de oportunidades que desenvolve uma persona compradora, esse é o público a ser mirado na estratégia de venda.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: