Os links patrocinados estão mais caros? Entenda!

26/04/2018 às 08:54 Ajuda

Os links patrocinados estão mais caros? Entenda!

Com os avanços tecnológicos que estão acontecendo atualmente, o mundo da publicidade está passando por várias transformações. Uma delas é o formato em que os links patrocinados estão sendo vendidos pela internet.

Até pouco tempo atrás, esse tipo de publicidade eram bastante indicados, principalmente para empreendedores de pequeno porte, que não tinham muito dinheiro para anunciar em canais tradicionais de mídia como rádio e TV.

Nos últimos meses, o preço dos links patrocinados foram inflacionados, segundo pesquisas. De acordo com os estudos, muitas empresas estão realizando um aporte financeiro na hora de fazer um anúncio online, deixando de investir apenas numa boa quantidade de links patrocinados.

A intenção dos anunciantes é aproveitar essa tendência para chamar a atenção de seus respectivos públicos de maneira mais prática. De acordo com o relatório da agência de marketing americana iProspect, o valor do CPC (Custo por Clique) de um anúncio aumentou em média 25%.

Outro fator que alavancaram os valores, foram a capacidade de investimento das marcas. Junto a isso, a quantidade de cliques após o aumento dos valores caiu. Em relação aos meios de acesso, o desktop vem deixando de ser atrativo para estratégia de links patrocinados, que por outro lado são cada vez mais comuns nos dispositivos móveis.

Apesar de termos o chamado tráfego orgânico como principal, o uso de anúncios online também é bastante recomendado em qualquer estratégia de marketing digital. Dentro das ações de marketing, os links patrocinados são uma boa alternativa para conquistar e nutrir mais leads.

Ainda devo usar links patrocinados e por que?

Mesmo com o aumento no custo, apostar nos links patrocinados ainda é uma grande vantagem e o custo-benefício não pesa tanto quanto se pensa. O empreendedor deve levar em conta, que o que mais fará diferença nos resultados é o formato e o objetivo de cada link.

Muitos empreendedores cometem o erro de investir todo o seu orçamento em anúncios, por outro lado muitos rejeitam esse tipo de estratégia, associando-a a métodos tradicionais de marketing. Bom, o ideal é achar o equilíbrio entre ambas as ações.

Os links patrocinados ainda são muito importantes para o crescimento de sua empresa no mercado digital. Confira abaixo alguns bons motivos para continuar utilizando links patrocinados:

Facilmente escalável

Através de ferramentas como o Google Adwords, um empreendedor pode começar uma campanha com um investimento baixo e ir aumentando os recursos, de acordo com o retorno do investimento. Essa estratégia é excelente para empresas que tenham orçamento apertado ou queiram testar a capacidade dos anúncios.

Fácil mensuração

Uma das principais vantagens das ações de marketing digital é que elas são mensuráveis. Através dos links patrocinados, é possível medir seus resultados e fazer os ajustes necessários para o sucesso de uma campanha.

Muitas plataformas de anúncio contam com diversos recursos que são uma “mão na roda” na hora da análise de métricas, fornecendo relatórios atualizados sobre o desempenho de seus anúncios em tempo real.

Otimização rápida

Como os links patrocinados são anúncios com foco em textos simples, é possível mudar qualquer palavra ou termo a qualquer hora para otimizar sua campanha. Além disso, ao montar sua campanha já é possível aplicar técnicas de SEO para fazer com que seus links patrocinados sejam vistos por mais pessoas.

Com a otimização rápida em tempo real, você acaba desfazendo erros a tempo, evitando que sua campanha seja um fracasso, fazendo com que ela tenha o alcance e o resultado esperado.

Forte segmentação

Um ponto forte dos links patrocinados é que eles não servem como uma forma de anúncio mais generalizado. Esse tipo de anúncio é ideal para segmentar seu público, oferecendo produtos e serviços somente para quem tem interesse em seu tipo de negócio.

Um dos principais erros dos anunciantes é pensar que os links patrocinados têm alguma relação com o outbond marketing, utilizando os anúncios para comunicações mais gerais com os clientes.

Confira também o que é remarketing.

O que devo levar em conta na hora de apostar nos links patrocinados?

Antes do aumento de valores dos links patrocinados, considerar os custos da operação já era um dos fatores que mais influenciavam na escolha desse tipo de anúncio. Apesar de poder começar com um investimento relativamente baixo, é importante pensar no tempo de retorno do investimento para saber se vale realmente a pena.

É importante considerar os valores e as estimativas de retorno para saber se os links patrocinados são opções realmente viáveis para sua empresa. Geralmente, os links têm um retorno rápido, através de reinvestimento e otimização a curto prazo.

Lembre-se sempre que não basta apenas apostar em links patrocinados para garantir o sucesso de sua empresa. Qualquer ação de marketing sem planejamento está fadada ao fracasso. Seja cuidadoso na hora de escolher as melhores palavras-chave, os canais onde o anúncio aparecerá para garantir que seu público será atraído.

Afinal, ao contrário do que muitos pensam, os links patrocinados não estão presos somente ao Google. Outros mecanismos de busca e as principais redes sociais já oferecem esse tipo de anúncio em suas postagens.

Sabendo qual é o perfil de seus clientes é essencial para que você saiba explorar as opções de investimento em links patrocinados. O conteúdo deve ser altamente segmentado, só assim a conversão estará garantida.

Acho que depois do que falamos acima, investir em links patrocinados deixará de ser um problema não é mesmo? O principal é achar o equilíbrio entre as ações e saber como elas podem ajudar o seu negócio. E para isso, é necessário bastante pesquisa!

O sucesso de links patrocinados é o resultado de uma série de fatores que vão desde o orçamento, escolha de palavras-chave, relevância e otimização do anúncio, entre outros.

É possível ganhar bastante notoriedade no mercado através dos links patrocinados. Mesmo com a alta de preços, investir em, pelo menos, poucas ações do gênero é essencial para alavancar os resultados de sua empresa no mercado digital.

Gostou? Confira mais dicas sobre marketing digital em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google Adwords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: