Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que você precisa saber sobre Big Data para crescer o seu negócio digital

28/04/2019 às 16:55 Marketing

O que você precisa saber sobre Big Data para crescer o seu negócio digital

A tecnologia é tendência no mercado digital e eu tenho certeza que você já ouviu falar sobre Big Data. O problema é que poucos sabem o que é e como esse conceito pode ajudar a crescer um negócio na internet.

E é para isso que estamos escrevendo este artigo, para lhe ajudar a descobrir!

O Big Data é uma tecnologia que trabalha com dados. E no marketing digital, tudo é dado. Para tomar uma decisão assertiva, é preciso se basear em argumentos e argumentos são baseados em dados.

Isso mostra a importância do Big Data para qualquer negócio digital atualmente.

Com melhores decisões, mais rapidamente sua empresa cresce no mercado, mais ela se torna competitiva. Saber coletar e analisar dados é essencial para ter um negócio digital competitivo e aumentar as taxas de conversão e de vendas.

O que é Big Data?

Big Data é o termo usado para se referir aos dados estruturados e não estruturados que as empresas coletam diariamente.

Na era digital, como já dissemos acima, esse conceito é importantíssimo para guiar decisões e montar um novo planejamento de marketing para sua empresa.

De acordo com estudo realizado pela gigante de tecnologia Seagate, em 2025 o volume de dados gerados diariamente pelas empresas seja de aproximadamente 163 zettabytes por dia. Isso mesmo! Impressionante, não é? Haja dados para serem analisados e embasar as próximas decisões.

Em plena transformação digital é preciso saber como utilizar os dados para otimizar nossas próximas ações no mercado.

E para coletar e analisar dados que possibilitem um nível maior de assertividade em decisões é preciso de fatores fundamentais: volume, velocidade e variedade.

Confira também: Revenda de hospedagem Linux – o que é?

A base para tomada de decisões são importantes

Para embasar as decisões, o volume de dados precisa ser grande. E ele pode ser colhido pela própria empresa em seus canais de comunicação e finanças, como também de fora, com a contratação de listas, pesquisas de consultorias especializadas.

Também é preciso de velocidade para transmitir e analisar dados, já que o mundo se movimenta em tempo real e cada vez mais rápido.

Informações colhidas e não tratadas acabam ficando velhas e perdendo sua validade. Existem tecnologias específicas atualmente que conseguem automatizar esse trabalho e dar agilidade ao tratamento de dados.

E claro variedade, é preciso dados estruturados e não estruturados para entender o comportamento do mercado.

O consumidor da era digital é bem mais exigente e complexo, quanto maior for a variedade de dados, melhores tendem a ser seus resultados.

Esses três fatores são essenciais por que o comportamento do cliente e do mercado mudam muito rápido. Por isso dados devem ser volumosos, bem tratados, ágeis e bastante variáveis.

Isso é importantíssimo num mercado onde o volume de dados aumenta diariamente.

Baixe já o ebook Como abrir um negócio sem gastar muito.  

Quais são as principais vantagens do Big Data para um negócio digital?

Ignorar essa era e não participar da transformação digital é um grande erro. Analisar dados é primordial para ser competitivo e desenvolver novas soluções para os clientes.

Para estar sempre mantendo a empresa rentável, você deve seguir as tendências e fazer as mudanças necessárias.

Confira quais são as principais vantagens que o Big Data pode trazer para o seu negócio:

  • Redução de custos: Com decisões e planejamentos mais assertivos, o custo operacional pode ser minimizado e o custo com retrabalho pode ser eliminado das contas da sua empresa.
  • Maior produtividade: Com a automação de dados, seus colaboradores podem focar em outras atividades mais importantes para o crescimento da empresa, isso tende a aumentar a produtividade e a gerar melhores resultados.
  • Melhor oferta de produtos e serviços: Com base nos dados, é possível entender o comportamento do cliente focando no que ele precisa e assim criar um portfólio de produtos e serviços otimizados que resolvam os problemas do cliente.

E como o Big Data pode me ajudar a gerar esses resultados?

O Big Data realiza o cruzamento de dados, isso é excelente para relacionar dados da própria empresa com os adquiridos de consultorias, etc.

A análise de dados consegue identificar os principais problemas de sua empresa, dessa forma é possível pensar em como reagir e eliminar as falhas em tempo real.

Com a automação e o tratamento de dados é possível identificar fraudes, falhas operacionais, entre outros fatores que prejudicam o rendimento e a rentabilidade do seu negócio e passam despercebidos.

Da mesma forma, o Big Data consegue identificar traços comuns nos perfis de clientes e assim promover soluções melhores e a criação de campanhas de marketing mais assertivas.

Essa é uma excelente maneira de aproveitar os dados colhidos: potencializar as decisões dos setores de marketing e vendas do seu negócio digital.

Conclusão

Como vimos durante o texto, o Big Data é um conceito inovador que traz uma necessidade de mercado do presente. Não, o Big Data não é o futuro, o Big Data é o agora.

Implementar soluções de automação e tratamento de dados é essencial para qualquer negócio, independente de tamanho e segmento.

Com o crescente volume de dados, há uma urgência clara na análise de dados cada vez mais rápida e precisa.

O bom uso do Big Data em sua empresa pode aumentar a produtividade de seus colaboradores, acabar com o retrabalho e diminuir as falhas no percurso de vendas e marketing, criando uma jornada de compras mais eficientes e que garanta mais leads.

Busque saber ainda mais sobre Big Data e adote soluções tecnológicas avançadas em seu negócio para colher, tratar e analisar os dados que podem levar o seu negócio digital ao sucesso no mercado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: