Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que um bom sistema ERP para pequena empresa deve fazer

01/06/2019 às 11:23 Ajuda

O que um bom sistema ERP para pequena empresa deve fazer

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning” que, quando traduzida para o português, significa “Planejamento de Recursos da Empresa”.

Ele é um sistema de gestão empresarial integrada que se responsabiliza pelo cuidado de todas as atividades do dia a dia de uma empresa em suas diferentes manifestações.

O ERP é um software corporativo que apoia as pequenas empresas no tocante ao controle total de suas informações, vinculando e gerenciando dados, recursos e processos em favor de que essas marcas tenham mais êxito na tomada de decisões e acertos em seus negócios.

Quer saber mais sobre o mundo do marketing digital? Acesse já o nosso e-book!

O termo foi criado em 1990 e se refere à evolução dos softwares de planejamento de materiais que então ascenderam para além da manufatura e passaram a incluir outras áreas empresariais.

Com o passar do tempo, muitas empresas adotaram o sistema ERP por ser mais eficiente e barato, excluindo os antigos sistemas e reunindo as informações em um só programa.

A estratégia se torna fundamental mediante o cenário competitivo do mercado, em que a manutenção, o controle e o acompanhamento integral dos dados de uma empresa é parte essencial para o sucesso de seus projetos perante as empresas concorrentes, reduzindo ainda seus custos e aumentando a sua lucratividade.

Os softwares de ERP, portanto, são capazes de medir e avaliar cada detalhe dos negócios de uma empresa, de maneira automatizada em tempo hábil e real, o que garante agilidade e eficácia às rotinas corporativas.

Entre as funcionalidades de um ERP, destacam-se:

  1. Simplificação dos processos operacionais das pequenas empresas;
  2. Assimilação de eficácia, segurança e qualidade às informações da empresa;
  3. Integração dos setores, trabalhando com dados completos e efetivos;
  4. Tarefas automatizadas;
  5. Controle de estoque e de custos;
  6. Controle de prazos e de pessoal;
  7. Economicidade de tempo, dinheiro e empenho gastos;
  8. Gestão integrada e especializada conforme a necessidade da pequena empresa;
  9. Eficiência, produtividade e lucratividade.

Um software de ERP é capaz de reunir todos os dados da pequena empresa em um só lugar, de modo que todos os setores dessa marca, assim como suas informações são trabalhados com mais segurança e eficiência.

Especialistas apontam que a contratação de um ERP de qualidade é um investimento inteligente, uma vez que a lucratividade é imediata para o gestor, exatamente por que frisa o controle, a economicidade e a informação estratégica, fazendo com que a empresa se destaque dentro do quadro competitivo do mercado.

Esse software corporativo que reúne todas as funções individuais de negócios de diferentes setores eu um só sistema é crucial para as pequenas empresas, pois, geralmente, empreendedores e equipe de gerenciamento são responsáveis pela tomada de decisões referentes à lida com operações em seus negócios, com o ERP, essa tarefa é transferida para esse sistema de gestão.

Cabe ressaltar que a implementação de um ERP em uma pequena empresa requer tempo, esforços e recursos financeiros para dar certo quando usado regularmente, passando a realmente fazer parte da rotina e atendendo às necessidades do negócio.

A eficiência conseguida no alcance das metas e dos objetivos de uma empresa é o que se almeja com o ERP, uma vez que ele traz uma visão integrada de todos os processos do empreendimento, com isso, os colaboradores se tornam mais eficazes ao entregarem suas tarefas com agilidade e qualidade, já que, com a lida automatizada com os dados proposto pelo ERP, a chance de haver atrasos, duplicações ou ineficiência dos processos é menor.

Os colaboradores passam a trabalhar integrados quando essas operações são controladas e o seu custo também é diminuído.

Para escolher o melhor software deve se pensar nas necessidades da pequena empresa em questão, entretanto, ele sempre deverá ser dinâmico e escalável o suficiente para que acompanhe o crescimento desse negócio.

Deverá ser centralizado e contar com processos padronizados de negócios que mais tenham a ver com as melhores ações do setor em que atua, atendendo-o em sua especificidade.

O nosso Gerenciamento de Servidor é tabelado conforme análise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira agora!

Para escolher o melhor ERP da pequena empresa, é necessário:

  1. Definir os principais requisitos do ERP conforme a necessidade da empresa;
  2. Apresentar propostas detalhadas aos possíveis fornecedores de ERP conforme a especificidade do negócio;
  3. Primar pela solução personalizada e de baixo custo;
  4. Levar em consideração o suporte, garantindo a implementação e o treinamento inicial e constante do ERP para que se absorva o melhor potencial da empresa;
  5. Estabelecer um plano de implementação do ERP, de modo a reduzir os gastos e a aumentar a lucratividade.

Esse sistema integrado de gestão empresarial integra e gerencia diferentes tipos de dados de uma pequena empresa.

Atua na área de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, recursos humanos, produção e logística, por exemplo.

O ERP, resumidamente, apresenta uma base de dados consolidada que contém todas as variáveis dos processos a partir da qual os gestores tomam decisões mais ágeis e claras.

Um bom sistema ERP é pensado conforme as necessidades da pequena empresa, sendo capaz de processar os diferentes tipos de informações, tributárias, de inventário, estoque, controle de ativos e equipamentos e tempo de processamento, por exemplo, contribuindo para a capacidade da pequena empresa de ser mais organizada e competitiva.

Gostou de nosso post? Compartilhe: