O que preciso saber antes de contratar um software de Automação?

16/07/2019 às 10:51 Marketing

O que preciso saber antes de contratar um software de Automação?

A automação de marketing tomou o mercado! A maioria das empresas já utiliza algum software para potencializar os seus resultados de conversões e vendas, aumentar a produtividade e melhorar os processos internos.

E antes de contratar um software de automação é preciso saber o que você tem de avaliar para escolher a melhor ferramenta para o seu negócio.

Assim, você terá a certeza que escolha a solução certa e terá uma fácil adaptação, e principalmente, sentirá a melhora em seus resultados no curto prazo.

As ferramentas de automação são essenciais para otimizar uma estratégia de marketing digital. Dependendo das funcionalidades e dos objetivos, elas tendem a melhorar a comunicação e a integração entre os setores de uma empresa. Elas podem ser usadas tanto internamente como externamente.

E com um pouco de atenção, você pode escolher uma ferramenta que resolva seus problemas e melhore os resultados da sua empresa.

Para lhe ajudar na escolha, separamos abaixo algumas dicas para você contratar os melhores softwares de automação para o seu negócio, confira abaixo:

Possibilidades de segmentação

Geralmente, um dos principais objetivos de qualquer empresa é converter clientes, fazendo com que eles tenham uma jornada de compra fluida.

E para isso, geralmente são usadas landing pages. Existem muitas ferramentas de automação que ajudam na criação e na tabulação dos leads obtidos através destas páginas.

O que você deve se atentar neste caso é nas opções de segmentação que a ferramenta lhe proporciona. Dependendo do seu nicho de mercado, você tem intenções diversas e precisa obter certos tipos de informação do seu lead.

Dessa forma, o software de automação deve lhe possibilitar maneiras de coletar as informações necessárias através dos formulários da landing page.

Por isso, optar por uma solução que não tenha muitas possibilidades de segmentação está fora de questão.

Podemos usar essa questão de segmentação também a contratação de um CRM. Utilizar uma ferramenta que guarde o histórico dos seus leads é essencial para muitas empresas. E para que um CRM tenha a eficiência desejada, ele precisa prover de boas possibilidades de segmentação.

Você pode, por exemplo, querer fazer uma micro segmentação, dividindo diferentes leads em nichos mais específicos.

Já pensou se o CRM te impedir de fazer isso? Então, é preciso saber se a ferramenta consegue fazer a segmentação e se ela consegue extrair e armazenar os dados de seus clientes, sem dificuldades.

Confira também: O que é E-mail Marketing e como criar o seu?

Criação de listas dinâmicas

A lista dinâmica é como uma lista de segmentação, basicamente, é possível cria-las através de filtros disponibilizados pelas próprias ferramentas de automação. Essa é uma excelente maneira de otimizar o trabalho com os leads e potencializar as vendas.

Dessa forma, é possível segmentar melhor seus e-mails e facilitar a vida de seus vendedores com listas dinâmicas. Isso porque para fazer parte da lista, o lead deve se encaixar em alguns critérios definidos dentro do software de automação.

Geralmente, ferramentas de automação mais simples não conseguem criar listas dinâmicas e isso é uma grande perda de produtividade e oportunidades para o seu negócio.

Por isso, ao contratar uma ferramenta de automação de marketing é necessário checar se o serviço consegue automatizar e personalizar essas listas.

Isso é excelente para o seu negócio. Num exemplo básico, a própria ferramenta redireciona o lead para uma lista específica, mais apropriada a ele, de acordo com os critérios que você definiu.

Em resumo, o lead estará sempre recebendo conteúdos e contatos que sejam de seu interesse, o que potencializa as chances de venda.

Baixe o Ebook Fidelizando clientes no E-mail Marketing.

Interação com leads

Os softwares de automação de marketing se popularizam no mercado através da interação via estratégias de e-mail marketing.

Porém, focar apenas em interagir com os leads através do e-mail atualmente é muito pouco, em relação ao que um bom software pode lhe oferecer.

Um dos principais recursos de ferramenta de automação é a inteligência. Sim, a ferramenta deve ser preparada por você para que possa interagir direto com o lead em diversos formatos.

A ideia é que o lead possa se direcionado, de acordo com as suas ações, assim é possível enviar um e-mail ou fazer contato direto através de vendedores, etc.

Integração

Uma das principais necessidades que temos no meio do marketing hoje em dia é a integração de vários serviços.

Por isso, é essencial que você verifique se o software que você está contratando pode compartilhar e receber informações de outras ferramentas.

Ter uma ferramenta de automação de marketing integrada a um CRM, por exemplo, é algo essencial para conseguir agilizar o trabalho e eliminar os conflitos entre o seu time de marketing e o seu time de vendas.

A integração é um fator primordial para qualquer software de automação. Quanto maior for a possibilidade de se integrar com outras ferramentas, maiores são as chances de melhorar os resultados e otimizar a produtividade dentro da sua própria empresa.

Conclusão

Como vimos no texto, contratar um software de automação de marketing é essencial para qualquer empresa, que busque crescer no mundo digital. E para avaliar estes serviços é preciso se atentar a pequenos detalhes.

A nossa última dica é a seguinte: salve esse texto em seu navegador ou em algum aplicativo e quando for contratar uma ferramenta de automação dê mais uma lida nele.

Com toda certeza, as dicas dadas acima vão te ajudar na escolha da melhor plataforma para a sua empresa.

Assim, você pode acertar na contratação do melhor software de automação de marketing para a sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: