Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que fazer para aumentar a qualidade dos seus leads?

30/10/2022 às 10:43 Ajuda

O que fazer para aumentar a qualidade dos seus leads?

Muitas campanhas de marketing digital são criadas com o objetivo principal de conquistar mais leads, independente do segmento do negócio.

Porém, mais difícil do que conquistar os leads é conseguir garantir que eles são os mais qualificados possíveis por se identificarem com a marca.

Quando esses leads qualificados são identificados, as chances deles se tornarem consumidores da marca são muito maiores, seja ela especializada em fabricar tijolos de calçada de pavers ou de qualquer outro segmento.

Muitas campanhas acabam conquistando sem querer uma enorme quantidade de "junk leads" quando não traçam estadias para atrair leads qualificados.

Em uma tradução mais próxima, os "junk leads" são leads que desperdiçam tempo e dinheiro, pois não ajudam em nada o negócio.

Com isso em mente, este artigo ajudará os leitores a entenderem melhor o que podem fazer para criar estratégias mais focadas na geração de leads qualificados para o negócio.

Importância de contar com leads qualificados

A qualificação de leads é a etapa que separa os leads que não podem agregar nada ao negócio dos leads que têm grandes chances de se tornarem consumidores dos produtos ou serviços da marca.

É essencial contar com esses leads qualificados para ter a garantia de que as estratégias usadas não estão sendo um desperdício de tempo e nem de dinheiro ao gerar leads não qualificados.

Além disso, quando leads qualificados são atraídos, as chances de um produto ou serviços ser vendido aumentam muito e são quase certas.

Quando o investimento não é feito em cima de leads que podem ser qualificados e se destina para qualquer pessoa, muito desperdício acontece.

Com as campanhas de qualificação desses leads, os esforços de uma empresa que vende conexão y pvc podem ser melhor divididos.

Quando uma loja online, por exemplo, conta com clientes que preferem comprar online do que em lojas físicas, as chances de capturar o lead que prefere a primeira opção é bem maior.

Isso porque quando uma pessoa prefere comprar os seus produtos em lojas físicas de motor para portão deslizante peccinin, ela dificilmente ficará interessada por campanhas de lojas online.

Sendo assim, os vendedores da marca devem investir seus recursos nos consumidores que compram no meio online e não perder tempo vendendo algo para um lead que não agregará nada.

Impacto da qualificação leads para o negócio

Além de ajudar tanto na economia de dinheiro quanto na economia de tempo de uma equipe de marketing e vendas, a qualificação de leads impacta um negócio por ajudar em várias questões como:

  • Concentração em oportunidades reais;

  • Fechar negócios mais assertivos;

  • Dedicar tempo para vendas;

  • Aumentar os lucros.

Quando alguém perde seu tempo tentando contatar leads não qualificados, essa pessoa pode estar perdendo chances reais de conquistar futuros consumidores da marca de aluguel de caçamba.

Mesmo que algumas pessoas precisam que um esforço a mãos seja dedicado a elas, quando são qualificadas têm chances muito maiores de serem convertidas.

Se eles tiverem a atenção que precisam, uma oportunidade de enorme valor pode ser aproveitada, o que será muito bom para o negócio.

Ao adotar estratégias que trabalham mais na captação e qualificação de leads, alguns negócios podem ser fechados com muito mais assertividade.

A nutrição também pode ser um bom caminho a longo prazo, isso porque criar um relacionamento com o lead pode ser o diferencial que a marca terá.

Quando uma clínica que faz exame histopatológico veterinário tem uma boa relação com o cliente, as chances de fidelização são muito maiores, ou seja, os negócios fechados serão realmente mais assertivos.

A qualificação de leads impacta diretamente na economia de tempo que pode ser direcionado para demais atividades como as de vendas, por exemplo.

Quando se tem leads qualificados, acompanhar seu desenvolvimento no funil e a agregação de valor que eles trazem a marca se torna muito mais fácil.

Por último, como o tempo e o dinheiro de uma campanha não são desperdiçados com leads qualificados, eles podem ser investidos em estratégias no funil de vendas que vão gerar mais lucro.

Mas, para isso, a equipe deve estar focada nas mesmas metas, os objetivos de todos devem ser os mesmos, a qualificação e a captação de leads.

Como melhorar a qualidade dos leads prospectados?

Uma série de ações de marketing podem ajudar uma marca especializada na venda de vela de ignição Ford KA 3 cilindros a melhorar a qualidade dos leads prospectados.

Conheça a seguir algumas dessas ações que podem ser extremamente efetivas para uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Conheça a persona do negócio

O passo inicial para melhorar a qualidade dos leads prospectados é saber o tipo de público que procura e, para isso, a definição da persona do negócio é ideal.

Independente do segmento, o maior ponto de uma ação de marketing é saber com quem a marca precisa se comunicar e fazer negócio.

Essa parte deve estar bem definida porque cada ação tomada será de acordo com ela, desde a parte de atração até a parte de vendas.

Quando se conhece a persona, fica mais fácil se comunicar na linguagem dela, no seu canal favorito e o que pode chamar a sua atenção.

Por isso, entenda quem ela é, o que ela gosta, o que ela espera da marca, quais são suas dores, quais são os seus maiores desejos, entre outras questões.

Conte com os canais de comunicação certos

Estar nos canais de comunicação certos pode ser o melhor caminho para achar leads mais qualificados e que tenham mais chances de comprar a chave codificada Fox que a marca oferece.

Para garantir que terá sucesso ao usar esses canais, garanta que eles têm uma boa usabilidade e que mostram para as pessoas que a marca está ali para atendê-las.

É possível trabalhar com e-mails, chats em sites, redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook e vários outros existentes.

Garantindo que estará sempre respondendo dúvidas rapidamente, pois um atendimento rápido e eficaz tem grande influência na conversão de leads qualificados.

Sempre ajuste as campanhas pagas

Independente da campanha de marketing, é essencial certificar que a análise de resultados está sendo feita para saber o que dá certo e o que não dá.

No entanto, as campanhas pagas em especial, depois de criadas e aplicadas precisam estar em constante avaliação para o ajuste de certos pontos.

O que ajudará a atrair leads mais qualificados é a escolha estratégica de boas palavras-chave, por isso,escolha cada uma delas com cuidado.

Além de escolher as melhores palavras-chaves é preciso pensar nas que podem ser negativas ou até mesmo ofensivas para algumas pessoas.

Crie campanhas mais segmentadas

Uma campanha mais segmentada com a ajuda da persona definida do negócio pode ser uma grande ajuda para a atração de leads mais qualificados.

Uma maneira mais significativa de imaginar isso é pensar em um negócio, que venda, por exemplo, artigos diversos de piscina.

Além de trabalhar com os anúncios padrões para a venda desses artigos, é possível contar com palavras-chave que ajudem a atrair mais o público que possa se interessar pelo que a empresa oferece.

Uma série de boas palavras-chave poderiam ser criadas a partir disso, como, "bomba para hidromassagem", "filtros para piscina", bomba de aspirar piscina e muito mais.

Uma caminhada mais segmentada ajuda a trabalhar mais em cima do que o público gosta e prefere, aumentando, assim, as chances dos leads qualificados surgirem.

Analise sempre as ações de marketing

Por último, não deixe de estar sempre atento às ações diárias de marketing, tanto as que são criadas quanto as que são implementadas.

Fazer uma análise mais contínua permite que um domínio maior sobre elas seja obtido, ajudando a entender os pontos que devem ser melhorados com urgência.

A vantagem de fazer uma boa análise e saber o que está dando certo é ter a chance de consertar o que está dando errado e aumentar as chances de atrair leads mais qualificados.

Considerações finais

O maior desafio de uma campanha de geração de leads não é a atração deles, embora seja importante é mais essencial garantir que esses leads sejam qualificados.

Conseguir leads qualificados ajuda a garantir as melhores oportunidades e chances de fazer com que eles se tornem consumidores da marca.

Os inúmeros benefícios que a captação de leads qualificados traz, assim como a diminuição do desperdício de tempo e dinheiro mostram a importância dessa ação.

E, para garantir que o investimento de uma campanha seja mais assertivo, não deixe de seguir algumas dicas como deixá-la mais segmentada, selecionar as melhores palavras-chave e analisar as ações de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: