Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Storytelling? Veja 3 dicas para contar boas histórias

19/05/2018 às 15:27 Ajuda

O que é Storytelling? Veja 3 dicas para contar boas histórias

A prática de storytelling no meio do marketing digital tem sido cada vez mais comum. Os novos empreendedores digitais têm utilizado essa estratégia para promoverem a imagem de negócios recém-chegados ao mercado.

Essa prática é essencial para ajudar na construção de uma boa imagem de qualquer marca na internet, servindo como ferramenta importante para melhorar o relacionamento com clientes. A arte do storytelling, basicamente, consiste em contar histórias.

O que é Storytelling?

No marketing, o storytelling é usado para contar histórias que envolvam uma empresa, um produto ou serviço para relativizar a utilidade e a necessidade dos mesmos, para fazer com que os consumidores sejam facilmente convencidos para comprar de seu negócio.

Por envolver personagens humanos, esse conceito acaba gerando interesse e bastante curiosidade nos potenciais clientes.

Afinal, como mostra a teoria do Golden Circle (círculo dourado), as pessoas compram de sua empresa não apenas por que precisam ou pela qualidade, mas pelos motivos que você vende, por isso o storytelling faz sucesso, por que ele acaba explicando indiretamente o por que sua empresa está no mercado.

Através de uma boa história é possível inserir sua marca dentro do contexto do consumidor, fazendo com que ele enxergue a necessidade de contar com seus produtos ou serviços de uma maneira mais direta. Um bom storytelling se caracteriza por uma narrativa envolvente e impactante.

Para construir sua história será necessário se aproximar de seu cliente, criando um contexto que esteja dentro de sua realidade. A partir daí, você pode trabalhar os personagens e inserir dados sobre seus produtos e serviços, que possam mostrar como eles podem ser úteis na vida deles.

A ideia principal de uma boa história no marketing digital é fazer o seu consumidor identificar as formas de utilidade de seu produto, aumentando o senso de necessidade dos mesmos. Se você conseguir montar um storytelling dentro desse objetivo, poderá colher bons frutos a curto, médio e longo prazo.

Como consigo montar uma boa história?

Bom, se você é empreendedor digital ou trabalha na área de marketing e comunicação, com certeza, ficou interessado na arte de storytelling, não é mesmo? Bom, abaixo vamos dar uma dicas para lhe ajudar na hora de montar uma estratégia para aproveitar o melhor que esse conceito tem a lhe oferecer, confira:

Saiba quem são suas personas

O que dará apoio a construção narrativa de sua história são os personagens. Por isso, é muito importante você saber para quem está desenvolvendo sua história. Antes de criar um storytelling, o ideal é que você defina suas personas, é para elas que você deve escrever sua história.

A definição de personas não é exclusividade do storytelling, no marketing digital sabemos a importância de determinar o nosso público o mais claramente possível. Só assim, você poderá atingir que você deseja e montar uma história mais realista que terá um resultado bem mais proveitoso.

Como no storytelling, o objetivo é aproximar sua marca dos consumidores, sendo necessário a criação de uma história que cative as pessoas, a definição da persona tem ainda mais importância. Isso por que sem um público específico, você acabará formulando uma mensagem genérica que pode não ser tão eficaz com seus clientes.

É por isso, que apenas determinar um público-alvo não é o suficiente para montar uma boa história. Para gerar mais engajamento com seus clientes, você não precisará apenas de dados básicos, mas de tudo o que puder conseguir para atingi-los em cheio com sua narrativa.

A dica é coletar o máximo de informações com seus clientes em potencial, para traçar as características de suas personas e assim produzir uma mensagem muito mais intimista e impactante para a vida de quem você deseja conquistar.

Confira também o que é remarketing.

Construa uma história realista

Ter senso da realidade é essencial para um bom storytelling. Os personagens de sua história devem personificar seus clientes, somente assim a história terá um bom resultado com seu público. Um bom começo para sua narrativa é realizar a apresentação dos personagens.

Assim como numa novela, por exemplo, antes de entrar na história propriamente dita, é preciso montar um contexto para que os leitores possam entender o que e por que aquilo aconteceu. A história deve se basear na realidade de suas personas, só assim seus personagens serão humanizados, o que é um bom caminho para que a história seja impactante.

Apenas após apresentar seus personagens é que você deve falar sobre seu negócio, seus produtos ou serviços. A partir daí, você deve relativizar o contexto de seus personagens, mostrando suas necessidades e como sua marca consegue atendê-los.

Assim, você conseguirá mostrar como sua empresa influencia positivamente a vida das pessoas.

O ideal é que você encontre necessidades entre seus clientes e consiga montar uma boa história para convencê-los de que seu produto pode ser a solução que eles precisam. É essencial que você seja criativo e monte uma estrutura para desenvolver sua narrativa de uma maneira leve e emocionante.

Utilize todos os recursos possíveis

A internet dá a possibilidade para muitas novas empresas de realizarem a promoção de seus produtos e serviços em formatos multimídia, então é possível criar artigos, gravar podcasts, fazer vídeos, entre outros.

Com isso, existem diversas maneiras de divulgar a sua história. Por isso, não exite em utilizar todos os meios possíveis para jogar seu storytelling na web. Use o blog de sua empresa, um podcast, um canal no Youtube, produza um ebook, crie páginas em redes sociais, se for necessário, enfim utilize tudo o que tem em mãos.

É muito importante aproveitar todos os recursos, entre eles principalmente buscar produzir algo voltado para a área audiovisual, já que no vídeo você consegue juntar imagem, texto e áudio, o que pode tornar a história ainda mais interessante para quem tiver acesso.

Na internet, os vídeos costumam ter um grande potencial de gerar engajamento por terem mais recursos para emocionar e impactar seus clientes, o que é o objetivo de um bom storytelling.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Google AdWords.

Gostou de nosso post? Compartilhe: