O que é sales enablement e como esse método pode ajudar a sua empresa?

12/02/2019 às 15:40 Ajuda

O que é sales enablement e como esse método pode ajudar a sua empresa?

O conceito de sales enablement pode potencializar as chances de vendas da sua empresa. Para as empresas que concorrem de igual para igual no mercado atual é sempre preciso inovar e está é uma boa maneira de fazer isso.

É preciso apresentar não só produtos inovadores como ter uma proposta de valor original para o seu negócio.

E para isso o investimento deve ir muito além de uma boa estratégia de marketing, ela deve atingir toda a empresa, incluindo os colaboradores.

Com demandas crescendo em novas áreas de atuação, é preciso capacitar os profissionais para aproveitar todo o potencial de seus colaboradores, evitando perder receita, em outras palavras jogar dinheiro fora.

Confira também: O que é blacklist? Como ela influencia suas campanhas de e-mail marketing?

O que é sales enablement?

O Sales Enablement é sistema que visa a capacitação e a geração de mais negócio para sua empresa, pensando nela como um todo.

E isso vai muito além de vender seus produtos, criando uma cultura e uma estrutura que dê condições potencializando as chances de vendas, criando um ecossistema de negócios mais eficiente.

No resumo, sales enablement visa criar um novo modelo de gestão em uma empresa através de ações que busquem melhorar a performance de todos os funcionários do seu negócio.

Independente se o colaborador integra a equipe de atendimento, de marketing, de vendas ou qualquer outra ele precisa ter seu desempenho otimizado.

A ideia principal do sales enablement é aumentar o retorno sobre o seu investimento, ou seja, gerar mais vendas do que o habitual. E toda empresa pode passar por isso, por que no mundo dos negócios sempre é possível melhorar.

Entre os principais benefícios desse conceito, podemos citar a melhoria dos argumentos dos vendedores no relacionamento com os clientes. Isso ajuda bastante a recuperar funcionários que estavam abaixo da meta e em relação a outros setores, a produzirem mais.

Isso torna a sua empresa mais ágil e otimiza o processo de vendas. Outro benefício é que através de dados e de testes, você pode solucionar possíveis problemas que surjam nas vendas.

É possível, por exemplo, identificar as principais objeções dos clientes e focar em argumentos para derrubá-los.

Por último, o sales enablement ajuda a desenvolver uma experiência positiva para o usuário. E se você nos acompanha, sabe que já falamos muito aqui no blog sobre isso.

Hoje, gerar uma experiência agradável para o usuário é a prioridade de quem trabalha com marketing e vendas na internet.

Teste 30 dias de E-mail Marketing.

Como implementar uma estratégia de sales enablement em minha empresa?

O processo de sales enablement visa mudar a cultura do seu negócio para otimizar a produtividade, e consequentemente, as vendas.

E com isso, uma estratégia desse segmento deve focar no funcionário desde a contratação, passando pela análise de performance, indo até a otimização do trabalho com ferramentas apropriadas.  

O primeiro passo

É lidar melhor com a contratação. E nessa hora é preciso saber o que é preciso para contratar colaboradores mais eficientes e de maior potencial para o seu negócio.

Por isso, elenque as principais habilidades que cada função precisa ter e sempre que abrir um processo seletivo reforce ela.

Busque pela contratação de profissionais que cheguem mais prontos, não precisam ter uma grande experiência na área, mas eles devem ter ao menos uma noção de desenvolvimento do trabalho para tal função.

Isso é uma maneira de garantir que o candidato escolhido pode ser facilmente treinado e tende a ser um profissional que responderá bem as expectativas já no curto prazo.

Padronize o seu processo de seleção, dividindo em fases, criando padrões de questionamento para que todos os funcionários partam do mesmo ponto, só assim você poderá medir e saber quem pode chegar mais longe.

O segundo passo

É criar um processo de vendas mais assertivo. Crie padrões, divida funções, integre equipes e faça com que cada profissional saiba inteiramente o que deve fazer e como deve executar a tarefa, evitando conflitos entre setores e otimizando todo o ambiente de trabalho.

O terceiro passo

É realizar um treinamento mais específico. Não basta apenas garantir que seus funcionários sejam treinados apenas para dominar as técnicas do trabalho, é preciso ir além. Capacite seus colaboradores para o futuro!

Faça treinamento, invista em curso que possam ajudar os profissionais a desenvolverem novas habilidades que possam agregar ao trabalho em sua empresa.

Buscar por certificações importantes para cada setor é um bom ponto de partida.

Mostre os projetos na prática, tendo um acompanhamento presente no desenvolvimento do serviço dos profissionais em cada projeto do seu negócio.

Assim, faça com que os profissionais se inteirem sobre os processos de sua empresa, conhecendo melhor o organograma, aprendendo a fundo sobre os produtos e serviços, etc.

Métodos de mensuração claros

Por último e não menos importante dentro desse processo será preciso ter métodos de mensuração claros. Essa é a melhor forma para tudo no marketing e no sales enablement também.

Conseguir mensurar os resultados é essencial para redirecionar o trajeto, fazendo as mudanças necessárias para otimizar o processo de capacitação dos seus colaboradores.

Como último passo, faça um bom trabalho de comunicação interna. Afinal, assim como é possível gerar autoridade com marketing de conteúdo, é possível integrar os profissionais da sua empresa promovendo conteúdo de boa qualidade.

Ter um fluxo de informações constante é essencial para que os funcionários possam estar sempre por dentro do que está acontecendo internamente na empresa.

E para o colaborador, ter esse norte é importantíssimo para que seu trabalho seja bem realizado.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de E-mail Marketing.

Gostou de nosso post? Compartilhe: