Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é programação e porque aprender o básico

08/04/2021 às 10:16 Ajuda

O que é programação e porque aprender o básico

Ter conhecimento em programação pode ser uma grande oportunidade para realizar vários trabalhos. Várias pessoas estão se dando bem no mercado de trabalho, que está ampliando as vagas a cada dia mais. Isso porque a tecnologia está avançando cada vez mais, e novas necessidades estão surgindo. Com isso também surgem novos profissionais para suprir essas necessidades.

Essa pode ser sua grande oportunidade, aprender o que é programação e como você pode começar é um grande passo para um novo trabalho. Vamos entender sobre o que é programação, benefícios, tipos de trabalhos atuais, e como você deve começar a aprender.

O que é programação:

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso ser um gênio para entender o que é programação e começar a trabalhar como programador. Esse profissional é o responsável por criar e desenvolver softwares, servidores, sistemas, e muitas outras coisas que são usadas em computadores e aparelhos celulares.

Ele trabalha com as linguagens de programação, que são um conjunto de códigos e símbolos utilizados para orientar a programação de estruturas durante o desenvolvimento de novos programas, sites web e outros.

Por isso, esse profissional é essencial para as empresas atuais. Eles são capazes de desenvolver e aperfeiçoar as ferramentas de trabalho, criar novas e otimizar os processos diários. Essas são apenas algumas das coisas que o programador pode fazer, temos infinitas possibilidades de atuação quando o assunto é tecnologia e programação.

O programador também realiza a coleta de dados de usuários para depois ter uma análise, e futuramente acontecer planejamentos e ações mais assertivos nos produtos ou serviços dessas empresas.

Linguagens de programação

Como dissemos, a programação ocorre com vários códigos e símbolos que são executados pelo profissional. Ou seja, é uma comunicação estruturada dentro de um conjunto de palavras-chaves, símbolos, semânticas e sintáticas que permitem a execução e o desenvolvimento.

O programador e a máquina se comunicam através dessa linguagem, que permite que ocorra especificações precisas, informando por exemplo, como os dados do software devem operar, como os dados serão armazenados, quais serão as ações executadas e qual será cada variável em determinadas circunstâncias.

Tipos de linguagens de programação:

Essa linguagem é a base para a construção de softwares, aplicativos, sites, e outros itens que são usados no dia a dia de pessoas e empresas. Podemos classificá-las como linguagem de baixo e alto nível:

Linguagem de programação (baixo nível) – São orientadas totalmente à máquina, o idioma serve como uma interface e cria um link que não se separa do software e hardware. Ele exerce controle sobre o equipamento e a estrutura física, aplicando de forma adequada é necessário para o programador que conhece o hardware. E são definidos em duas categorias:

  1. Assembly: é a primeira tentativa para substituir a linguagem de máquina por uma que seja mais próxima da que os seres humanos usam. O programa com essa linguagem é armazenado como texto, e com uma série de instruções que correspondem a pedidos executáveis por microprocessadores. No entanto, as máquinas não entendem essa linguagem, que devem ser convertidas em linguagem de máquina por meio de um programa chamado Assembler.  Que gera códigos compactos e eficientes pelo próprio programador para controlar a máquina.
  2. Linguagem de máquina: é o mais antigo das linguagens, sendo uma coleção de dígitos ou números binários entre zero e um. É o único idioma que o computador consegue ler e interpretar. A linguagem Assembly nos ajuda a entender melhor o código binário dos computadores.

Linguagem de programação (alto nível) – ela facilita o trabalho dos programadores, usam instruções mais fáceis para serem compreendidas. Ela também permite que eles escrevam os códigos usando idiomas como o espanhol, inglês, português e assim por diante. E depois podemos traduzir para a linguagem da máquina.

Atualmente as outras linguagens mais utilizadas em diferentes tipos de aplicação para web, mobile e desktop nos níveis de programação em front/back-end e full stack são:

  1. Java: mesmo sendo considerada antiga pelos programadores, ela ainda é muito comum e diversos tipos de aplicações precisam dessa linguagem. Ela é versátil, e aprender sobre ela vai possibilitar que você consiga criar aplicações para celulares, computadores e web. Além disso, ela é uma linguagem muito valiosa no mercado de tecnologia.
  2.  Linguagem C: linguagem de baixo nível, usada para programação de sistemas operacionais, criação de software para desktop e muito útil para os programadores que querem usar o back-end em aplicações para computadores.
  3. Java Script: essa linguagem trabalha junto com o CSS3 e HTML5, que são para estilização e marcação. É a principal linguagem utilizada em configuração visual de sites, e aprender sobre ele será útil para programadores front-end programarem para mobile e web.
  4. Python: essa é uma linguagem para quem está começando (falaremos dela mais para frente), um dos objetivos de sua criação foi ter a facilidade em escrita e leitura dos códigos. É uma linguagem fácil de aprender e praticar, e ótima para quem tem interesse em seguir carreira em desenvolvimento back-end ou full-stack.
  5. PHP: Uma das mais usadas para programação de servidores, possui facilidade de interação com os bancos de dados, e muita praticidade de integração com outras linguagens.

Por que aprender o que é programação:

Aprender o que é programação é importante para conhecer sobre os funcionamentos da tecnologia existentes na web, as ferramentas de trabalho, e assim por diante. Você pode aprender sobre programação de diversas formas, seja em organizações ou sozinho.

Existem formas de aprender sobre isso e se tornar um programador sem precisar fazer faculdade. Mas calma, sempre é bom ter alguém para te ajudar e resolver suas dúvidas.

Se você tem interesse em aprender sobre o que é programação e se tornar um programador, comece participando de workshops, curso técnico, sites e vídeos na internet, cursos online, bootcamp, e assim por diante.

Como começar pelo básico:

Começar pelo básico é muito importante para que não ocorra nenhuma confusão, e possíveis frustrações. É comum que no começo o estudante se sinta confuso com os códigos na tela, principalmente quem nunca estudou nada sobre programação. É importante saber onde você quer chegar e definir um caminho, depois um passo a passo.

Tire suas dúvidas com pessoas que entendam sobre o que é programação, e sempre busque pelo básico para conseguir ir evoluindo gradativamente. Antes de tudo você deve conhecer como funciona a web, entender as linguagens de marcação, ferramentas, fluxo de trabalho e por último ir para a lógica de programação.

Recomendamos que você inicie com o exemplo que desenvolvemos para te ajudar a iniciar do zero, antes de ir para qualquer linguagem, partindo primeiro para os funcionamentos. Confira:

  • As aplicações web: Ruby, JavaScript, PHP, python, Java, HTML e CSS.
  • Ciência de dados e Machine learning: Python.
  • Dispositivos móveis: Java, Kotlin, Swift e objective-c.
  • Internet das coisas: C, Python e Java.
  • Programação de sistema: C e C++, GO.
  • Computação em nuvem: Java, GO, Scala.
  • Games: C++, C# Java.

Python:

O python é a linguagem de programação mais indicada para quem tem interesse em aprender e se tornar um programador. Ela é muito divertida e poderosa, com ela podemos:

  • Construir sistemas web
  • Analisar dados
  • Construir aplicativos
  • Construir sistemas desktop
  • Entre outras tarefas e criações.

Podemos encontrar diversos cursos online com certificação Python, com diversos materiais do básico até o avançado. Desde aprender sobre as funções como você poderá escrevê-las, entre outros.

Além de aprender, é importante que o iniciante coloque tudo em prática. Observando tudo o que for possível, alterar e corrigir erros no sistema, mudar algumas coisas no código, adicionar mais recursos, criar projetos, e assim por diante.

Essa prática é a melhor ferramenta para aprender e memorizar todas as funcionalidades, se esforce o máximo que puder para garantir seu sucesso.

Passo a passo:

Existem diversas formas de aprender e conhecer o que é programação e como ser um programador de sucesso. Além de te passar os conteúdos para iniciar seus conhecimentos, também separamos um passo a passo para que você aprenda a programação. Vamos ao passo a passo:

1) Estudando o mercado:

Entender sobre as carreiras que um programador pode seguir é fundamental para saber aonde você quer chegar, busque por mais informações sobre as áreas que lhe desperte o interesse. Se possível, acompanhe os profissionais que tenham experiência nessa área e tente absorver o conhecimento que eles podem transmitir para você. Quanto mais informações você conseguir, melhor será para seu futuro no mercado de programação. Além de possuir os menores riscos de escolher uma área e não ter frustrações no futuro.

2) Entenda e defina seus objetivos:

Agora que você entendeu sobre as oportunidades de trabalho e a profissão que vai querer seguir, chegou o momento de definir seu objetivo. Sendo assim, será onde você vai querer chegar, isso vai te motivar a continuar estudando. Se faça as seguintes perguntas:

  • Eu quero trabalhar com desenvolvimento para internet?
  • Quero ser funcionário, atuar como freelancer ou ter minha própria startup?
  • Em que empresa e cargo quero trabalhar?
  • Qual seu sonho de criação como programador?
  • Quero aprender o que é programação para usar como complemento ou para mudar de profissão?

Assim você terá os objetivos definidos e a curto e longo prazo. Agora basta seguir e trabalhar indo até ele.

3) Linguagem:

Depois de definir a profissão e seus objetivos, chegou o momento de estudar. Escolha qual das linguagens de programação quer aprender, e se quiser poderá usar nossas recomendações que serão muito úteis. Entender sobre os níveis de linguagens também é fundamental, e depois que for aprendendo coloque tudo em prática.

4) Rotina:

Aprender sobre programação demanda tempo, por isso é preciso que você tenha planejamento e defina tudo na sua agenda. Assim você conseguirá executar melhor os seus estudos. Sempre avalie o plano de ensino do seu curso, e a grade curricular dele.

5) Comunidades:

Participe de comunidades de interação nas redes sociais, tenha contato com pessoas que estão aprendendo assim como você. Compartilhe seus conhecimentos e aprendizados, procure se comunicar com outros programadores também.

6) Tenha persistência:

Como dissemos, esse caminho pode ser difícil e no começo pode ser confuso com os códigos. Por isso mantenha seus aprendizados constantemente, tenha paciência para tudo que está conhecendo. Principalmente nos momentos que tiver que enfrentar erros nos códigos. Seja persistente e não desista dos seus sonhos, mantenha seus estudos e resolva o que for necessário.

7) Seu primeiro projeto:

Depois de estudar as linguagens é interessante que você inicie um projeto, seja para um fim objetivo ou apenas para teste básico. Tente utilizar tudo o que aprendeu, todas as ferramentas, fluxos, planejamento, linguagens de programação e assim por diante.

Dessa forma você vai conseguir saber o que você aprendeu certo e o que deve melhorar e conhecer melhor. Vá se aprimorando, corrigindo os erros e assim por diante. Crie mais projetos conforme for aprimorando algumas coisas, tente praticar cada vez mais antes de pegar projetos de empresas para se responsabilizar.

Tenha cuidado com os projetos, é importante que você realmente saiba trabalhar como programador antes de oferecer seus serviços para empresas. Evite problemas, imagine pegar uma responsabilidade e não conseguir realizar nada do que ofereceu. Isso seria frustrante, concorda?

Conclusão:

Você aprendeu o que é programação, o que estudar e como iniciar com o básico, e como os programadores trabalham e o que utilizam. Agora inicie seus estudos e pratique tudo que puder. Use nossas recomendações e os conteúdos que informamos para seu início básico.

Sempre estude cada detalhe antes de ir para o mercado de trabalho profissional, também é importante que você seja atualizado em toda tecnologia que temos. Esteja sempre disposto a aprender todos os dias e a cada vez mais.

Procure por tutores e locais onde você possa estudar, seja online ou presencial. No final, você estará apto a ser um programador profissional e se aventurar no mercado de trabalho, realizando tarefas em grandes empresas e com ótimas oportunidades de salário. Conseguindo grandes avanços e mudanças na vida, você também pode trabalhar por conta própria como freelancer e outras oportunidades. Acompanhe o blog da ISBrasil diariamente para dicas de marketing digital e hospedagem de sites.

Gostou de nosso post? Compartilhe: