Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é preciso ter para em uma boa Landing Page?

28/09/2021 às 16:32 Ajuda

O que é preciso ter para em uma boa Landing Page?

Uma landing page é uma página que tem como foco a conversão, por conta disso, possui menos elementos que as páginas tradicionais e seu foco é apenas oferecer alguma coisa.

O inbound marketing é uma estratégia que foi criada para atrair pessoas, por meio de canais digitais, como os blogs e os sites institucionais.

Além de atrair as pessoas, ele também tem o objetivo de fazer com que os visitantes queiram consumir os conteúdos, e a partir disso entrarem no funil de vendas das marcas.

Só que para que um simples visitante se transforme em um cliente em potencial (lead), é necessário convertê-lo e é aqui que entra a landing page.

A relação de consumo mudou muito com a chegada da internet, pois ela trouxe para os consumidores muitas opções para comprar os mesmos produtos e serviços.

Com a expansão do acesso à informação, os consumidores modernos também estão mais exigentes e eles precisam confiar nas empresas antes de comprar qualquer produto ou serviço.

Para ajudar os negócios nesse momento, é necessário trabalhar a landing page. Pensando nisso, vamos explicar o seu conceito, dar dicas para construí-la e mostrar quais são os seus impactos.

O que é landing page?

Landing page ou página de destino, tem como foco converter os visitantes. Ela possui poucos elementos e seu foco está no CTA (chamada para ação), além de evitar distrações para garantir a conversão.

Um fabricante de embalagens personalizadas precisa atrair pessoas em seu site ou blog, além disso, também precisa levar essas pessoas ao próximo passo que é o funil de vendas.

Sendo assim, além de ter um bom número de visitantes, é necessário convertê-los para que o negócio realmente tenha resultados com essa grande quantidade de visitas.

Para realizar esse trabalho, criamos páginas específicas para atrair a atenção das pessoas. 

Elas não possuem elementos como menu, textos em excesso e outras informações que não levam ao objetivo da conversão.

Essa estratégia de marketing, geralmente, tem como foco o preenchimento de um formulário para que assim o usuário possa ter acesso a um conteúdo de valor, que pode ser:

  • E-book;

  • Infográfico;

  • Planilha;

  • Mini curso.

A landing page também pode conter uma oferta ou ser criada apenas para a conclusão de uma compra. 

Em linhas gerais, essas páginas são criadas com o intuito de concluir qualquer ação que faça sentido para a sua estratégia.

Portanto, agora que você já sabe qual é o conceito de landing page, no próximo tópico, vamos mostrar como ela pode ser criada. 

Como edificar uma landing page

Para construir uma boa landing page, é importante inserir elementos compatíveis com seus objetivos, sendo eles:

Título

O título é fundamental para que você esclareça para as pessoas o que está sendo oferecido em sua página. 

Ele precisa ser criado de modo que a pessoa sinta interesse e continue passando pelas etapas de conversão.

Pense em algo chamativo, compreensível e simples, que faça sentido para a sua oferta. 

Assim como uma placa em ACM deixa claro o tipo de estabelecimento, o título precisa mostrar que os usuários vão encontrar ao preencher o formulário.

Criar um bom título para a sua landing page é uma questão até mesmo de empatia, afinal, é muito frustrante preencher um formulário achando que vai encontrar uma coisa e encontrar outra.

Criar uma boa descrição

A etapa de descrição depende um pouco das características da sua persona, mas, de qualquer forma, ela é fundamental para transmitir uma mensagem sucinta, falar sobre o objetivo da oferta e o valor que ela pode gerar para os usuários.

Caso você não queira se estender na descrição, não tem problema, a única coisa que precisa fazer é deixar clara para o visitante a sua oferta.

Incluir um formulário

Podemos dizer que o formulário é o pagamento que um fabricante de bolsa transversal feminina esportiva recebe pela oferta.

Nesse sentido, é importante deixar todos os campos de preenchimento bem claros, para que assim você possa facilitar esse processo. Além disso, você precisa ser o mais breve possível.

Solicite poucas informações dos seus visitantes, como nome, e-mail e telefone. Lembre-se de que cada campo se torna um empecilho para a conversão, portanto, seja breve.

Falar sobre a oferta

É muito importante falar sobre a oferta porque ninguém vai acessar a sua página e preencher um formulário do nada.

Lembre-se de que ela precisa gerar valor, portanto, oferecer um conteúdo que estaria no seu blog não é uma boa opção.

Você precisa oferecer algo exclusivo e que realmente desperte o interesse da sua persona. 

Pense nas necessidades dela e crie ofertas que realmente façam com que ela preencha o formulário.

Criar uma chamada para ação

A chamada para ação (CTA) é um botão ou texto que convida o visitante a realizar a ação que você deseja. 

Algumas das frases mais comuns para isso são “baixe agora” ou “receba o material”.

Assim como todo o resto da sua landing page, o CTA precisa ser claro e objetivo, para que realmente possa ajudar o visitante a entender a sua proposta e a ação que está realizando.

Inserir conteúdos visuais

Para qualquer empresa, como uma loja de perfumes femininos, os conteúdos visuais são importantes para que o visitante compreenda qual é a sua oferta. Só que ele é mais vantajoso porque é muito mais claro do que o texto.

Para você entender o poder desse tipo de conteúdo, quando uma pessoa acessa uma landing page que contém um vídeo didático e de fácil compreensão, ela sente que teve seu tempo poupado e as chances de conversão são muito maiores.

De acordo com uma pesquisa realizada, os elementos visuais aumentam as chances de conversão em 80%, portanto, estamos falando de um excelente recurso para a sua página.

Agora que você já sabe como estruturar a sua página de conversões, no próximo tópico, vamos mostrar os impactos positivos de curto e médio prazo.

Impactos positivos da landing page

Não deve ser difícil imaginar, tendo em vista o objetivo dessa página, quais são os benefícios trazidos por ela. Mas, para deixá-los ainda mais claros, separamos os principais:

Aumento do número de conversões

Utilizar esse tipo de página resulta em um aumento de 25% na taxa de conversão, portanto, trata-se de uma estratégia muito inteligente.

Ela chega a ser muito melhor do que as campanhas de busca, pois transmite uma mensagem focada e segmentada, que traz resultados muito melhores.

Mensagem mais qualificada

Dentro da landing page, uma empresa de troca de bateria de iPhone só precisa se preocupar com uma única mensagem, portanto, você não precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo.

É diferente, por exemplo, da homepage, em que você precisa transmitir várias mensagens ao mesmo tempo.

No caso da landing page, você só precisa se preocupar com o título, entregar uma proposta de valor, fazer uma boa chamada para ação e incluir uma imagem da oferta.

Liberdade de criação

Assim como no caso de outras estratégias, como impressão de panfletos de divulgação, a criação de uma landing page permite que você tenha total liberdade para trabalhar nela.

Você pode escolher o design da campanha e não fica restrito às limitações impostas pelo layout do seu site.

Você pode fazer testes para comparar o plano de fundo, fonte utilizada, tamanho do CTA, dentre outros itens.

Estratégia prática

Uma empresa ou até mesmo um corretor de imóveis que atua de maneira autônoma, ao investir em landing page, vai trabalhar com uma estratégia muito prática.

O seu site se encarrega de trazer todas as informações sobre a sua marca, enquanto a página de conversões é direta e comunica a promoção e a oferta, de maneira relevante e atraente para o visitante.

Mais eficiência em suas ações

As ações se tornam mais eficientes porque o cliente só vai ver o que você quer que ele veja, ele pode adquirir o produto ou serviço e depois ser redirecionado ao seu site.

Sendo assim, para qualquer empresa, como um fabricante de necessaire brinde, a landing page é perfeita para divulgar de maneira eficiente seus produtos e serviços, fazer uma oferta e converter porque ela também ajuda a construir a sua marca.

Conclusão

Sendo assim, dentro das estratégias de marketing digital, que são essenciais para o sucesso de qualquer marca, um dos principais objetivos é converter visitantes em potenciais clientes.

Para conseguir isso, é fundamental criar uma página de conversões, que vá direto ao ponto e leve o usuário a realizar as ações que você deseja.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o seu conceito e quais são os elementos fundamentais em sua estruturação, assim, terá acesso a todas as suas vantagens.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: