Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é PageRank?

17/08/2016 às 08:43 SEO

O que é PageRank?

Com certeza você já deve ter se questionado sobre como funciona o sistema de busca do Google, ainda mais se está investindo na criação de um site.

O PageRank é considerado um ponto importante nesse contexto, mas muita gente ainda não sabe o que é e como ele funciona – e se ainda é útil nas pesquisas.

Qualquer pessoa que começa a investir no marketing digital para garantir um bom posicionamento do seu blog no Google (e, claro, aumentar o tráfego), precisa entender qual é a função exata desse recurso e porque ele ainda é bastante falado pelos especialistas.

Para tirar um bom proveito do PageRank é importante saber o que é remarketing. você já sabe? Então vamos em frente!

O que é PageRank?

O PageRank (PR) é um algoritmo que já existe há mais de 20 anos. Foi criado por Lary Page em 1995, como uma métrica para medir o conteúdo e classificar a relevância de uma página no Google.

Ou seja, é uma avaliação de cada site que considera diversos fatores, num critério de 0 a 10. Quanto maior o PageRank, mais a plataforma estará em evidência no buscador.

Para se ter uma ideia, é bem difícil chegar à relevância de 10. Apenas o próprio site do Google e poucos sites possuem essa nota.

Aqui no Brasil, provedores populares de notícias ficam numa média de 6 a 8, considerada boa quando se trata de tantas opções que temos na internet hoje em dia.

E como visualizar isso? É só instalar a Google Toolbar ou acessar sites que fazem a checagem online. É bem simples e prático.

O que o Google avalia no PageRank?

São vários fatores que o Google avalia nessa classificação, mas os principais deles são: contexto, qualidade e quantidade.

A partir da junção desses três critérios, é possível chegar a um resultado de classificação ideal para cada página.

É ideal que todos mantenham um bom equilíbrio, e esse é realmente o maior desafio do PageRank, já que muitas vezes o que sobra em um quesito, falta em outro.

Por isso se destaca mais quem investe nos 3 ao mesmo tempo, independente da popularidade de determinado site no buscador. Para se ter ideia, um blog amador pode ter uma nota maior que um portal conceituado e que normalmente tem muitos acessos.

E como funciona o PageRank na prática?

Na prática, esse algoritmo parece complexo, mas funciona de forma bem simples. Basicamente, é um sistema por meio de votos e recomendações de página.

Quanto mais seu site for indicado – ainda mais por quem já tem uma boa colocação no PageRank –, melhor. Mas claro que não é apenas isso, afinal, o Google lida com milhares de sites.

É preciso analisar algumas questões. A primeira é que não adianta ser recomendado por uma página grande do nicho Saúde se o seu site fala de Marketing Digital.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra (é aí que se aplica o tema ‘contexto’ que falamos anteriormente). É o mesmo que um jogador de futebol dar uma opinião sobre moda: o comentário pode chamar atenção, mas ninguém vai levar a sério porque sabe que ele não entende nada disso.

Agora quando uma plataforma de qualidade está associada aos links da sua page (o site da Globo divulgando seu blog de entretenimento, por exemplo), o fato já muda de cenário e é bem-visto pelo Google – nesse caso, além de um bom contexto, implica ainda em uma boa qualidade.

E a quantidade, entra e qual parte? Bom, quando uma página com ótimo PageRank te indica, é claro que seu site ficará em destaque.

Porém, imagine se ela começa a recomendar seus concorrentes também. A quantidade, é claro, será dividida entre todos, e é claro que isso vai influenciar a colocação de todos.

Por isso, o ideal é linkar até 100 páginas (acredite, tem plataformas que passam disso!).

Mas o PageRank ainda funciona hoje em dia?

Essa é uma questão que muita gente ainda confunde. Sim, o PageRank ainda é utilizado pelo Google, porém sem a mesma importância que tinha no passado.

Segundo especialistas, a atualização desse recurso tem sido cada vez mais tardia. Hoje em dia, é de 3 em 3 meses.

Além disso, o número inteiro não dá margem para uma comparação totalmente eficaz. Nesse caso, para muitos, deveria considerar casas decimais, o que não acontece nesse sistema.

Devo esquecer o PageRank, então?

Calma, não é por isso que você deve abrir mão totalmente do PageRank. Embora não esteja no topo da otimização do Google para melhorias das pesquisas, ainda é bem importante.

O que você precisa fazer para aumentar o tráfego do seu site é apostar em outras alternativas fora esse sistema.

Como falamos aqui sempre, o marketing digital traz inúmeras opções que estão em alta na internet atualmente.

Outra coisa é que com o próprio Google Analytics já é possível realizar uma avaliação interessante das métricas do site, como o número de visitas, taxa de conversão e rejeição, importância dentro do nicho, visitantes que voltam a acessar a página, entre outros relatórios.

Outras opções bacanas são:

  • Criar um conteúdo exclusivo, com muita qualidade e além do genérico, afinal, o que mais existe na web são sites com o mesmo assunto.
  • Atentar-se ao SEO, recurso que está em voga atualmente e melhora muito a relevância de sua página na internet. Tags e palavras-chave também podem fazer muita diferença! Com o próprio sistema de busca do Google dá para saber o que é mais procurado pelos internautas na rede – mas tudo com equilíbrio e sem exagero.
  • Fazer parcerias com sites do mesmo nicho, assim um indica o outro e no fim todos ficam com um bom PageRank.
  • Conte com uma boa empresa de hospedagem para que seu site esteja sempre no ar, livre de spam e de outros problemas. Para saber mais sobre isso e conhecer uma empresa com ótimas vantagens, acesse o site da ISBrasil.

O PageRank é um sistema bem bacana que pode ajudar muito no posicionamento do seu site.

Busque tirar o máximo proveito desse mecanismo e procurar outras estratégias para conseguir ainda mais sucesso na web.

Gostou de nosso post? Compartilhe: