Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é o Pinterest?

11/11/2016 às 10:12 Redes Sociais

O que é o Pinterest?

Se você está procurando por informações sobre como usar o Pinterest, veio ao lugar certo! Por ser uma rede social um pouco diferente e não tão popular quanto Facebook e Instagram, alguns usuários ficam perdidos no momento de utilizá-la.

Por outro lado, aprender a utilizar o Pinterest, além de não ser nada difícil, ainda pode ser muito interessante, já que ele oferece possibilidades importantes tanto para usuários quanto para empresas.

Se você está realmente interessado em aprender a como usar o Pinterest, fique com a gente. No texto de hoje você verá mais sobre:

  • Primeiros passos no Pinterest

  • Como usar o Pinterest para empresas

  • Como usar o Pinterest no Facebook

Preparado? Então vamos nessa!

Primeiros passos no Pinterest

Antes de entender para que serve o Pinterest e como utilizá-lo, precisamos saber o que você ganha acessando essa rede social. Bem, basicamente o Pinterest é um local onde você cola, em seu mural, imagens e vídeos que são de seu interesse.

A própria formação da palavra Pinterest (pin + interest), remete à função do aplicativo: um mural onde você coloca tudo aquilo que lhe interessa.

Estética

Por ser uma rede social visual, é interessante perceber como o Pinterest possui forte apelo estético. Talvez seja por isso que ele aparece como boa oportunidade para ecommerces e pequenos negócios… Mas falaremos sobre como usar o Pinterest para empresas mais abaixo. Por enquanto vamos focar em suas funcionalidades básicas.

O que pode ser feito no Pinterest?

Depois de criar a sua conta, o serviço imediatamente lhe questionará sobre seus principais interesses. É assim que a plataforma descobre maneiras de mostrar o maior número possível de conteúdo relevante aos usuários. A partir de então, você pode começar a criar os seus “Boards”, onde as peças de conteúdo - sejam elas imagens ou vídeos - passarão a ser guardadas.

O botão “Pin it”, funcionalidade mais conhecida do Pinterest, já está disponível para os principais navegadores web. É através dele que você conseguirá compartilhar rapidamente qualquer conteúdo da internet.

Dica: priorize postar conteúdos inéditos, assim você evita cair em círculos viciosos e entediantes que sempre mostram a mesma coisa à sua rede de contatos.

Pesquisar conteúdos no Pinterest

Assim como no Instagram ou Facebook, também é possível pesquisar conteúdos relacionados dentro do Pinterest.

Para fazer isso, digite termos de seu interesse na barra de buscas. A plataforma rapidamente mostrará usuários, boards ou peças de conteúdo relacionados ao tema.

Principais termos do Pinterest 2016

Como qualquer outro aplicativo, o Pinterest tem alguns termos próprios que, muitas vezes, são desconhecidos dos novos usuários. Por isso, se você está procurando saber mais sobre como usar o Pinterest, é interessante dar uma olhada nesse rápido glossário:

Pin: são as publicações feitas pelos usuários do Pinterest. Sejam imagens ou vídeos, todo conteúdo postado, quando considerado unitariamente, é chamado de “pin”. 

Board: um usário tem muitos interesses diferentes… E é claro que todos esses conteúdos não poderiam ficar armazenados em um só lugar, certo? Um board é um mural criado para um tema específico. Sendo assim, cada usuário do Pinterest pode criar diversos boards para facilitar sua experiência na rede social.

Like: já conhecido dos usuários do Facebook, o “like” do Pinterest exerce a mesma função, servindo para que um usuário demonstre ao outro que gostou de sua publicação.

Re-pin: um “re-pin” é a possibilidade de compartilhar um pin do qual tenha gostado. Sempre que existe a escolha de fazer o re-pin, é dada ao usuário a possibilidade de escolher o board em que a peça compartilhada ficará armazenada.

Como usar o Pinterest para empresas

Conforme combinamos anteriormente, também falaremos um pouco neste texto sobre como usar o Pinterest para empresas. Apesar de não revelar o número total de usuários no Brasil, sabe-se que essa cifra foi dobrada no primeiro ano de atuação da rede social por aqui. Além disso, no mundo inteiro, mais de 100 milhões de usuários utilizam a plataforma.

Outros dados interessantes

Relativamente nova no Brasil, a rede social já é apontada por diversos estudos como uma genuína geradora de tráfego. Algumas pesquisas mostram que o Pinterest pode levar mais usuários ao seu site do que Google+, Linkedin e Youtube juntos. Nos EUA, berço da plataforma, mais de 20% dos usuários afirmam ter comprado produtos que visualizaram previamente no Pinterest.

Essa informação despertou a atenção dos ecommerces brasileiros, que hoje são responsáveis por diversas das contas ativas na rede social.

Estratégias para empresas no Pinterest

Quer aprender um pouco mais sobre como usar o Pinterest para empresas? Então confira as principais estratégias que podem ser adotadas pela sua marca por lá!
Adicione o botão “Pin-it” às suas imagens

Se você pretende gerar tráfego por meio do Pinterest, precisa prestar muita atenção no botão “Pin-it”. É só através dele que você conseguirá facilitar o compartilhamento da sua imagem ou vídeo. Para fazer com que o botão fique disponível, diversos plugins são oferecidos, a sua escolha dependerá da plataforma onde o site da sua empresa está hospedado.

Busque o equilíbrio nos conteúdos

Quer encantar seus seguidores através do Pinterest? Então é preciso equilibrar conteúdo relevante, conteúdo de vendas e conteúdo sobre a sua empresa.

Ficar compartilhando somente ofertas provavelmente não despertará em ninguém a vontade de segui-lo na plataforma.

Faça a otimização SEO

O SEO também é outra grande vantagem trazida pelo Pinterest para as empresas que querem surfar essa onda.

E o melhor: você não precisa entender nada de programação ou informática. O SEO será inteiro trabalhado em cima de questões de conteúdo. Por exemplo:

  • Na hora de escolher o nome de usuário, busque algum termo que constantemente esteja sendo procurado pelo seu público-alvo

  • Preencha a seção “Sobre” com palavras-chave relevantes ao seu negócio

  • Sempre inclua links para o seu website (possibilitando o aumento do tráfego do mesmo)
  • Sempre preencha o ficheiro de suas imagens com as palavras-chave relevantes ao tema

Estas são algumas das boas práticas que levarão o seu blog ou ecommerce a atingirem melhores resultados utilizando o Pinterest!

Seja você um empreendedor ou usuário comum, esperamos que tenha aprendido bastante sobre como usar o Pinterest.

Caso tenha restado alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário abaixo do texto. Responderemos assim que possível!

Até Mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: