O que é Link Juice?

O que é Link Juice?

Categoria: Marketing

04/10/2016 às 17:26

O que é Link Juice?

 

Link Juice é uma alternativa que, com certeza, é um diferencial no crescimento de seu site. Mas, você sabe exatamente o que é e para que serve? A manipulação desse recurso é responsável por uma série de benefícios que interferem diretamente no ranqueamento da página, basta usar de modo correto e com boas estratégias. Para entender a importância e te ensinar o passo a passo de como funciona, preparamos esse artigo completo. Acompanhe!

 

Mas o que é Link Juice?

Link Juice é, teoricamente, uma parcela de PageRank distribuída de uma página para outra, por meio de links que podem ou não ser relevantes, depende da origem da transmissão. Como já tratamos aqui, PageRank é uma avaliação do Google para destacar o conteúdo de cada página, por meio de uma pontuação que vai de 0 a 10. Quanto maior, melhor, sendo que a média brasileira é de 6 a 8. Para saber tudo sobre essa ferramenta, confira o post ‘’PageRank: o que é? Ainda funciona?’’.

Pois é, o Link Juice é parte integrante desse recurso para que seu site fique ainda com mais evidência nos buscadores. Na prática: se uma página com PageRank alto tem um link para outra página iniciante e que não seja tão conhecida, tecnicamente o Google entenderá que a qualidade de conteúdo dessa página é tão boa quanto aquela que tem PR elevado.

Para você entender melhor: Seu blog começou agora e o tema é Saúde. Ele possui Link Juice para a melhor página do nicho. Por meio dessa relevância, seu destaque cresce em relação às páginas semelhantes. Mas não é tão fácil assim, por isso é necessário uma boa manipulação e otimização dessa ferramenta.

É essencial saber que um site que possui muito Link Juice não terá o sucesso como muitas pessoas imaginam. Nesse caso, menos é mais. Ou seja, é preciso dar destaque às páginas mais importantes, aumentando o PR delas. E como fazer isso?

 

Como funciona o Link Juice?

Segundo especialistas, controlar a distribuição de Link Juice é o passo primordial para que esse recurso funcione com eficácia. Isso deve ser feito em cada ponto em si, como já mencionado, para que a transmissão seja otimizada e dando ênfase aos melhores sites.

Para esse controle, você deve usar o atributo rel=”nofollow” nos links que você não quer passar PR. A ideia é que, numa média de 10 links, apenas 2 entrem nessa relação. Ou seja. 20% de seu site, para que seja bem-aceito pelos buscadores e não gere nenhum tipo de exagero ou até uma eventual punição – aliás, ninguém merece entrar naquele site lotado de links irrelevantes e que prejudicam a navegação, não é?

 

E como mudar isso no código? É bem simples:

O link que não passa Link Juice conta apenas com o atributo após o nome da página transmitida: Link Juice.

Já o link que passa Link Juice não tem esse recurso: Link Juice.

E isso funciona mesmo? Ainda há muita discussão em torno do Link Juice, assim como o PageRank. O fato é que o sistema de ranqueamento do Google e de outros buscadores muda e atualiza sempre, e isso raramente é divulgado. Então, não tem como afirmar com ampla certeza se tal recurso funciona com total eficiência ou não. Porém, não há requisitos que provem que o rel=”nofollow” não impede a transmissão da página.

Na teoria, um site com PR grande pode ajudar muito seu negócio, já que relevância de conteúdo é algo que, com certeza, é considerado pelo Google. Então, é uma estratégia que não erro – fora que não tem sentido linkar para uma página com PR baixo, pois não fará diferença.

Quer um exemplo básico? Os melhores links que devem contar com Link Juice são: palavras-chave (que tenham uma série de possibilidades de promoção), produtos e serviços, ferramentas, cursos e outros que chamem atenção e desperte o interesse. Dica de ouro: use sempre naqueles que ‘’obrigam’’ o usuário a clicar, como ‘’Leia Mais’’ ou ‘’Continue Lendo’’!

Por outro lado, aqueles que não têm necessidade nenhuma dessa transmissão são partes padrão de um site, como telas de login, política de privacidade, comentários, contato, login e similares.

 

 

Técnicas para melhorar o Link Juice

Considerada uma técnica de SEO que está disponível para qualquer tipo de site, o Link Juice é visto como uma estratégia muito interessante para quem não está disposto a gastar com outros recursos de marketing digital. Portanto, o jeito é apostar nas melhores maneiras de melhorá-lo! Confira algumas dicas!

 

- Além de um ótimo conteúdo, obedecendo todas as regras de SEO e com ótima promoção, a transmissão de links para páginas mais antigas e com mais relevância na web é um ponto crucial para que um site iniciante tenha destaque no Google em meio a tantas páginas similares e que já trataram do assunto anteriormente, por isso, faça um estudo e escolha as melhores opções;

 

- Atentar-se à concorrência é fundamental. O ranqueamento de um site depende muito do modo que ele está produzido, por isso, é ideal um acompanhamento e análise passo a passo do que os rivais estão fazendo para ter tanto destaque nos buscadores – e isso deve ser feito sempre, afinal, página que fica parada no tempo e não se atualiza está cada vez mais fadada ao insucesso;

 

- Uma boa avaliação do SEO pode ajudar na escolha dos melhores links de associação. Use o próprio Google para saber quais são as melhores palavras-chave que devem contar com Link Juice, o que é mais visado e procurado pelos internautas;

 

- É essencial pensar que nada vai fazer sucesso de uma hora para outra. O crescimento de um site na internet depende de uma série de passos que devem ser realizados com muito foco e trabalho, para que comecem a trazer resultados em longo prazo. Portanto, não desanime, permaneça com as melhores estratégias!

 

Crie metas e continue trabalhando para que seu site tenha cada vez mais ascensão na web! Além do Link Juice, existem outras ferramentas que fazem toda a diferença! Para saber mais, continue navegando no blog da ISBrasil. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário.

Até Mais!

Talvez você goste

Top