O que é Google Ads e porque vale a pena investir

12/07/2020 às 17:03 AdWords

O que é Google Ads e porque vale a pena investir

É comum se deparar com anúncios em toda parte da internet, como quando você realiza uma pesquisa no Google e percebe que os primeiros resultados estão em destaque.

Ou quando assiste um anúncio no YouTube entre um vídeo e outro. Sabendo o que é o Google Ads você perceberá que todos estes anúncios estão ao seu alcance e podem ser uma fonte abundante de acessos para o seu site.

Vamos dizer por exemplo que você tenha um negócio online, conhecendo esta ferramenta você saberá como usar o Google Ads para otimizar campanhas no e-commerce.

O que é Google Ads

Com a primeira versão criada ainda nos anos 2000, o Google Ads (antigamente Google Adwords) é a plataforma de links patrocinados do Google.

Este serviço permite destacar as suas páginas em uma busca do Google por meio de anúncios pagos. Mas é claro que não é tão simples.

Além de poder destacar sua página por meio de um anúncio, você ainda pode definir para quem será exibido, isto é: segmentar seu público.

Ao segmentar seu público você define exatamente o tipo de perfil mais provável de adquirir seu serviço e paga para anunciar apenas para os clientes em potencial. Pense da seguinte forma:

Se você quer anunciar um delivery de comida chinesa, você irá anunciar apenas para pessoas que gostem de comida chinesa. E isso o Google consegue definir com base nos cookies e palavras chave do usuário.

Esse é o grande diferencial do Google Ads: você pode anunciar seus serviços de uma forma extremamente segmentada que irá atingir uma quantia menor de pessoas (o que gera um custo menor) porém com mais chances de adquirir o seu produto.

Você já consegue enxergar o custo-benefício?

Como funciona o Google Ads

Agora que você sabe o que é o Google Ads, vamos falar de como ele funciona. Como disse o principal aqui é o custo-benefício de poder anunciar para clientes em potencial, mas é simplesmente “pagar e aparecer”?

Na verdade, não. A plataforma do Google Ads utiliza um sistema de leilão, onde cada anunciante deve oferecer uma quantia pelos cliques que deseja, entretanto o principal aqui não é valor da oferta.

O Google utiliza um sistema chamado de Ad Rank para avaliar a qualidade do seu anúncio. O Ad Rank utiliza uma fórmula matemática para avaliar seu anúncio com base no índice de qualidade e no lance do leilão.

O índice de qualidade é avaliado numa escala de 1 a 10 com base nos seguintes fatores:

  • CTR (Taxa de cliques)
  • Relevância
  • Página de destino

Além disso, existem quatro tipos de anúncios que podem ser veiculados:

pesquisa no google

Anúncios na rede de pesquisa

Nesta modalidade de anúncio a sua página será exibida em destaque quando alguém realizar uma busca pelas palavras chaves definidas. Assim a sua página será uma das primeiras opções para determinadas palavras chave com um pequeno selo avisando que se trata de um link patrocinado. E o melhor: você só paga por clique que receber.

Lembra-se do custo-benefício? Se está campanha for bem segmentada ela pode trazer um excelente retorno.

Anúncios na rede de display

Anúncios em aplicativos, na caixa do Gmail ou em banners em sites. Estes anúncios são criados por esta modalidade e são bem incisivos e alcançam 90% dos usuários do Google.

Além da segmentação, você pode usar recursos para que usuários notem sua marca e/ou ofertas.

Anúncios no YouTube

Se você é um dos 1,9 bilhões de usuários do YouTube, com certeza já viu um anúncio entre um vídeo e outro. A verdade é que muitas pessoas não sabem, mas anunciar no YouTube fica só a alguns clique de distância.

Se você possui campanhas em vídeo, pode utilizar o Google Ads para veicular sua campanha pelo YouTube. Com as opções de segmentação você pode definir quem irá ver seu anúncio com base na idade, gênero, local, interesses, etc.

Outra vantagem é que caso o usuário pule a sua campanha, você não precisará pagar nada. Assim você só paga por resultados.

Anúncio de aplicativos

E por fim, nesta opção você poderá veicular anúncios focados em aplicativos. Esses anúncios serão exibidos como sugestão em toda rede do Google (Playstore, YouTube, Gmail, etc).

Se você deseja promover o aplicativo de sua empresa, essa é a melhor opção.

Como criar conta no Google Ads

Agora que você aprendeu o que é e como funciona o Google Ads e já sabe do potencial que ele tem de fazer seu negócio crescer é hora de criar uma conta! Para isso é só acessar o site do Google Ads e seguir o passo a passo.

Após acessar o link clique no botão “Começar Agora”.

começar agora google ads

Na tela que se abriu existem duas caixas de texto: a primeira para o nome da sua empresa e a segunda para seu site. Preencha as duas e clique em “próximo”

google ads cadastro

Aqui o Google pedirá para você definir a área onde se encontra seu cliente. Após definir um raio a partir da loja ou áreas a sua escolha, clique em próximo

clientes google ads

E vamos a seleção de palavras chave! Após escolher as suas, clique em próximo.

keywords google ads

Agora vamos efetivamente criar o anúncio. Após isso o Google irá te oferecer alguns orçamentos com base nas suas escolhas ou você pode oferecer o seu! E enfim, você poderá realizar sua primeira campanha teste na ferramenta.

anuncio google ads

 

Como fazer uma campanha de sucesso no Google Ads

Enfim, com sua conta pronta é hora de preparar as campanhas que farão seu negócio crescer. Mas como sempre, não é tão simples.

Para um anúncio ser aceito ele precisa passar pela avaliação do Google, porém mais que isso, para ele fazer sucesso ele precisa ser aprovado pelo público.

Afinal, de nada adianta você utilizar uma ferramenta poderosa como o Google Ads, se não souber como usa-la.

Ao criar seus anúncios então se atente a algumas questões:

  • Título. Essa é a parte principal do anúncio e precisa prender o público e dar a resposta a sua pergunta.
  • Mas como o título é breve, você pode e deve desenvolver mais o seu argumento na descrição, falando sobre como seu produto pode resolver o problema do cliente.
  • URL: a URL deve ser amigável, simples e direta. Por exemplo, na IsBrasil ofercemos um serviço de “Gestão de Google Ads” a URL é: https://www.isbrasil.info/google-adwords/

Para criar uma campanha que gere um bom retorno você precisará dominar todos os aspectos desta ferramenta e investir algum tempo e dinheiro, sem dúvidas. Contratando uma gestão de Google Ads, você economizará tempo e terá profissionais especializados fazendo campanhas pensadas no seu cliente. A ISBrasil oferece planos de Google Ads com direcionamento de 60% a 80% em investimento no seu anúncio!

Gostou de nosso post? Compartilhe: