Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Facebook Stories? Como funciona? Saiba tudo!

20/03/2017 às 10:11 Marketing Redes Sociais

O que é Facebook Stories? Como funciona? Saiba tudo!

Desde que começou a se popularizar no Brasil, em meados de 2010, o Facebook se tornou uma das redes sociais mais acessadas no nosso país.

Hoje em dia, pessoas e empresas fazem questão de se informar e realizar as mais diversas atividades por meio da plataforma, que serve para a divulgação dos mais variados conteúdos. Nesse tempo, ocorreu o lançamento de muitas ferramentas e, futuramente, estará disponível para os usuários o Facebook Stories.

Veja também nosso post: hospedagem de sites barata  

Mas, antes de falarmos dessa novidade, é interessante abordar a interação recente que mostra as principais lembranças das pessoas de anos passados.

Hoje, você pode se dar conta de algo que postou na mesma data há 5 anos atrás, relembrando situações, opiniões e publicações que podem tanto causar nostalgia quanto vergonha alheia. Pois é, a gente muda e se desenvolve sempre, nada mais normal.

Essa contextualização é importante para dizer que esse tempo dos posts fixos e que podem ser acessados anos depois, revirados pelos ‘’stalkers’’ ou por você mesmo, está prestes a acabar.

A tendência para o futuro – e que já ocorre em algumas redes atualmente – é o chamado conteúdo autodestrutivo.

Veja nosso serviço de: Hospedagem de Site

Conteúdo com disponibilidade programada?

Pois é, você já tem contato com essa realidade, mas ainda não deve ter noção total de como ela está cada vez mais evidência. O SnapChat foi um dos percussores mais conhecidos a usar essa tática para se lançar no mundo digital e conquistar muitos usuários.

Mais tarde, o Instagram entrou na onda e agora até o WhatsApp tem focado nessa tendência.

Sabe quando você posta uma foto ou vídeo e ele tem um tempo programado para sumir? Ou seja, quem vê viu, quem não viu não verá mais (ao menos que você poste novamente).

Então, isso está cada vez mais comum e visa melhorar a dinâmica dos conteúdos na rede, tornando tudo mais rápido, prático e interativo.

No WhatsApp, por exemplo, você pode notar que essa ferramenta surgiu na nova atualização do aplicativo e chamou atenção de muitos usuários.

Você pode postar muitas fotos e vídeos que ficam disponíveis por 24 horas, substituindo o velho padrão de status em texto, totalmente editável a hora em que a pessoa achasse conveniente. Pois é, querendo ou não, seja simples ou básica, essa novidade serviu para movimentar o app de mensagens mais popular do momento.

Facebook Stories: um novo método de interação

Você já deve saber que o Facebook é o detentor do Instagram e do WhatsApp. Logo, se já lançou esse método nas duas redes, nada mais natural que migrasse para a principal também.

E é justamente essa a ação do Facebook Stories, anunciado recentemente e, segundo notícias oficiais, com disponibilidade para o mundo todo em breve.

A versão teste foi lançada no final de janeiro, apenas para usuários da Irlanda que usem iOS – sistema operacional da Apple – e Android – sistema do Google. O anúncio foi recebido com grande expectativa por muitas pessoas, que esperam ansiosamente pela ferramenta no Brasil. Com isso, vem o questionamento: como funcionará na prática?

Bom, não tem segredo nenhum. A receita será a mesma que acontece no SnapChat, Instagram e WhatsApp. As postagens ficarão no ar por 24 horas a partir do momento que são feitas.

A grande curiosidade é que apenas a versão mobile ganhará esse recurso, ou seja, apenas quem tem o app do Facebook instalado no smartphone poderá contar com o Stories.

Mas, então, não se trata de uma cópia do SnapChat? Bom, segundo os responsáveis pela rede social, mudanças são necessárias e é preciso se reinventar, seguindo sempre as tendências que estão em alta.

Ao site TechTudo, um responsável revelou o objetivo da aplicação:

‘’Hoje, a maneira como as pessoas compartilham é diferente de cinco ou até dois anos atrás. É muito mais visual, com mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar essa experiência rápida e divertida para que as pessoas possam compartilhar conteúdos criativos e expressivos com quem quiserem. Nós estamos testando uma nova câmera e o novo recurso Direct na Irlanda desde o ano passado, e o Stories é outro exemplo de como estamos ajudando as pessoas a compartilhar da forma como elas querem’’.

Embora o Facebook siga essa linha de atualização e novos conceitos, para muitos especialistas é claro que trata-se de uma tática de frear a popularidade de seu principal rival.

Desde que surgiu, o SnapChat conquistou os mais jovens e se tornou um dos aplicativos mais famosos do momento, chegando a incomodar a solidez da rede social de Mark Zuckerberg.

A ideia, agora, é que seus milhões de usuários migrem imediatamente para o Facebook Stories e, gradativamente, comecem a abandonar o concorrente.

Se isso vai acontecer, ainda é mistério, mesmo porque os executivos não revelam os principais detalhes das funcionalidades da ferramenta. O que se conclui é que seja praticamente – sobretudo em níveis de interface – a mesma coisa do Instagram, que ainda não foi suficiente para bater o app do fantasminha.

Vale lembrar que esse não é o primeiro teste que o Facebook realiza sem criar muito alarde na maioria de seus usuários. Recentemente, o Messenger, seu aplicativo de conversas, está cada vez mais personalizado com diversas funções. O My Day é um exemplo claro disso, que também visa seguir essa linha de conteúdo destrutivo que deve ser comum após o anúncio do Facebook Stories.

E como posso aproveitar esse recurso?

Bom, se a sua empresa já está no SnapChat, Instagram e WhatsApp, o que é recomendado por todos os especialistas em marketing digital, com certeza já deve ter familiaridade com esse recurso.

No mais, é só seguir as estratégias no Facebook e otimizar o conteúdo para seus seguidores nessa rede social.

A ideia é focar em postagens dinâmicas e interativas, que realmente chamem atenção e sirvam para deixar seu site/empresa ainda mais próximo dos clientes.

Você pode usar para divulgar promoções relâmpago, fazer anúncio de produtos com vídeos curtos, postar as principais novidades sobre serviços, entre as mais diversas propostas que merecem ser destacadas.

É primordial a todo desenvolvedor estar sempre antenado e ligado nas principais tendências. Assim, você não fica para trás e se mantém sempre atualizado, garantindo o status que seu negócio online merece.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre oFacebook Stories e esteja ansioso para usá-lo.

Enquanto isso, dê uma olhada e otimize suas demais redes sociais. Fará toda a diferença. Até mais!

Gostou de nosso post? Compartilhe: