O que é e para que serve um Servidor Proxy?

30/08/2019 às 09:46 Hospedagem de Sites

O que é e para que serve um Servidor Proxy?

Você sabe o que é um servidor Proxy? Esse tipo de servidor é essencial para a segurança de suas ações na internet.

Neste artigo, vamos lhe mostrar o que é um servidor proxy e como ele funciona para proteção de dados.

O que é um servidor Proxy?

Você sabia que ao entrar em um site ou fazer qualquer atividade online, como por exemplo, fazer um comentário ou um cadastro, você está se envolvendo com outros servidores e expondo o seu endereço IP na internet.

O endereço IP, basicamente é o número de identificação dos aparelhos que se conectam à internet. Logo, computadores, smartphones, modens wifi, entre outros dispositivos possuem seu próprio endereço IP.

E estar com este endereço exposto pode facilitar a ação de hackers na invasão dos dispositivos.

Assim, é preciso ter mecanismos como o Servidor Proxy para a defesa do seu aparelho e das suas atividades na internet.

A prática de exposição do endereço IP na web não é nem um pouco segura e facilita as fraudes e as invasões, por isso é essencial que você fique de olho.

O trabalho de um servidor proxy é justamente, mascarar o seu número de IP, ou seja, tornar o endereço verdadeiro dos seus aparelhos invisível para o ataque de hackers.

Dessa maneira, você pode navegar com mais tranquilidade na internet.

Como funciona o servidor Proxy? 

Quando não temos um servidor Proxy e acessamos um site da internet, o nosso navegador entre em contato com servidores para pedir o acesso ao site em questão e isso faz com que haja uma ligação com o nosso endereço IP, por isso ele é facilmente identificado e fica exposto para qualquer um na web.

Com um servidor proxy, não essa conexão direta entre o dispositivo pelo qual você acessa à internet e a web, tudo passa pelo servidor e isso faz com que seu endereço IP fique oculto, o que aumenta a segurança da navegação.

O servidor proxy funciona da seguinte maneira: sempre que um servidor receber uma solicitação do seu navegar e começar a executá-la, a conexão passará pelo proxy e não pelo seu dispositivo.

Com o proxy, você consegue carregar páginas na web protegendo o seu endereço real de IP.

Confira também: Melhor Hospedagem de Site.

Quais são os principais tipos de servidores Proxy?

Existem três tipos de servidores proxy, conheça cada um deles abaixo:

  • Open Proxy: aberto a todos os usuários, o open proxy é um servidor bastante utilizado no armazenamento de arquivos e cache gerados pela navegação. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de banda, o que otimiza a velocidade de conexão.
  • Forward Proxy: esse é um dos tipos de servidores proxy mais usadas. Ele serve para intermediar o contato entre dispositivos e servidores na web. Esse tipo de proxy utiliza filtros internos que conseguem proteger dados e evitar problemas em sua máquina durante a navegação.
  • Reverse Proxy: Esse tipo de proxy funciona de forma diferente do forward proxy. O reverse proxy trabalha intermediando o contato entre web e servidores. Ele filtra as informações geradas nessa relação e determina o que deve ser enviado para o servidor principal durante a navegação.

Como consegui um servidor Proxy?

Existem várias opções de servidores Proxy pagos e gratuitos na internet. O ideal é que você utilize o que se encaixa melhor dentro de suas necessidades.

Geralmente, os servidores pagos são mais robustos e por isso são mais indicados para empresas que desejam proteger a sua rede de computadores, por exemplo.

Agora, se você quer ter um servidor proxy para proteger os seus dispositivos pessoais como computador e smartphone, por exemplo, você pode dar uma olhada na Chrome Web Store e escolher entre as várias opções de servidor proxy gratuito.

Estes servidores gratuitos são eficientes em sua função principal: ocultar o IP e garantir uma navegação anônima, evitando que você deixe rastros da sua navegação.

Existem muitas extensões como Proxy Switchy Omega, uVPN e o Free VPN são extremamente funcionais e gratuitos.

Por que contar com um servidor Proxy é importante?

Além de proteger o seu número de IP de outros usuários, o proxy tem outras funcionalidades que são essenciais para uma navegação mais segura na web.

Os servidores proxy também os responsáveis por guardar a memória de navegação do usuário, o que ajuda a organizar e otimizar o histórico do usuário.

Isso ajuda bastante na economia de dados e diminui o tempo de carregamento de sites já acessados pelo usuário. Dessa forma, a conexão com a internet não é só mais segura, como também fia mais rápida.

O proxy também pode ser usado para filtrar o conteúdo de navegação. Assim, mediante configurações o servidor consegue avaliar e filtrar as demandas de acesso a servidores na web.

Assim, sites que apresentam riscos à máquina podem ser evitados ao serem rejeitados pelo filtro do seu servidor Proxy.

Aliás, existem várias formas de controlar o tráfego de rede com o servidor proxy, basta inserir um sistema de filtros que até mesmo é possível coibir o acesso a músicas, vídeos, etc. E ainda determinar horários específicos para acesso ou algo do tipo.

Com a internet sob alvo de ações hackers, tomar certos cuidados é preciso. E o servidor proxy é uma maneira barata e efetiva de se proporcionar uma navegação mais segura.

Por isso, não deixe de investir em um proxy quando tiver oportunidade.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: