Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e para que serve um Servidor Proxy?

30/08/2019 às 09:46 Hospedagem de Sites

O que é e para que serve um Servidor Proxy?

Você sabe o que é um servidor Proxy? Esse tipo de servidor é essencial para a segurança de suas ações na internet.

Neste artigo, vamos lhe mostrar o que é um servidor proxy e como ele funciona para proteção de dados.

O que é um servidor Proxy?

Você sabia que ao entrar em um site ou fazer qualquer atividade online, como por exemplo, fazer um comentário ou um cadastro, você está se envolvendo com outros servidores e expondo o seu endereço IP na internet.

O endereço IP, basicamente é o número de identificação dos aparelhos que se conectam à internet. Logo, computadores, smartphones, modens wifi, entre outros dispositivos possuem seu próprio endereço IP.

E estar com este endereço exposto pode facilitar a ação de hackers na invasão dos dispositivos.

Assim, é preciso ter mecanismos como o Servidor Proxy para a defesa do seu aparelho e das suas atividades na internet.

A prática de exposição do endereço IP na web não é nem um pouco segura e facilita as fraudes e as invasões, por isso é essencial que você fique de olho.

O trabalho de um servidor proxy é justamente, mascarar o seu número de IP, ou seja, tornar o endereço verdadeiro dos seus aparelhos invisível para o ataque de hackers.

Normalmente um usuário que quer acessar uma página, ele faz através de um navegador, e retorna à informação ao usuário, pode ser um servidor dedicado, entre outros.

O proxy serve para controle de acesso e para filtrar conteúdo.

Geralmente as empresas, faculdades bloqueiam a navegação em redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter, entre outros, seguindo as normas de cada instituição.

Usando o serviço de proxy, o acesso pode ser liberado, até mesmo para sites do exterior.

Muitos dos servidores proxy guardam registros de sua atividade, expondo o usuário a anúncios ou limitando o seu acesso, sua capacidade de navegação.

Quando buscamos anonimato e segurança, deve se pensar na opção de uma VPN.

Dessa maneira, você pode navegar com mais tranquilidade na internet.

O que é VPN?

VPN seria “Virtual Private Network”, ou “Rede particular Virtual” é uma rede de comunicações privada construída sob uma rede de comunicação pública, como por exemplo a internet.

Uma VPN com uma forte criptografia e proteção contra vazamentos de DNS, possui um firewall robusta de difícil penetração.

A segurança em uma rede VPN é um fator extremamente importante, pois os dados são transmitidos em meio público.

Mas assim como em todos os serviços, existem suas vantagens e desvantagens:

VPN usam servidores proxy.

Vantagens e desvantagens de usar VPN:

A vantagem de usar um VPN é que você terá um acesso seguro e poderá conteúdos que muitas vezes é bloqueado no seu país.

Mas a desvantagem é que se esse serviço não for pago, você terá esse acesso limitado, velocidade de conexão limitada, propagandas, podendo ainda ter informações sigilosas vazadas.

Navegação anônima

Quando um criminoso digital consegue descobrir qual o IP da sua máquina (Protocolo de Internet), você está vulnerável a ser invadido (hackeado).

Usando um bom serviço de VPN, sua navegação fica inteiramente anônima, porque ele gera um IP diferente do seu, dificultando a missão do criminoso de achar a sua conexão.

Velocidade da conexão

Proxies gratuitos estão à disposição de todos os usuários.

Um mesmo proxy pode ser usado por muitas pessoas simultaneamente, deixando a sua conexão mais lenta.

Os proxies gratuitos têm tempo útil menor, fazendo com que o usuário procure outro serviço.

Já os proxies pagos têm uma velocidade de navegação maior.

Cuidados antes de usar

Deve-se tomar alguns cuidados antes de usar um serviço como esse. Se você realmente precisa, o melhor é que você obtenha um serviço pago, testado e aprovado por outros.

Busque em vários locais para ter certeza da confiabilidade e qualidade do serviço.

Como funciona o servidor Proxy? 

Quando não temos um servidor Proxy e acessamos um site da internet, o nosso navegador entre em contato com servidores para pedir o acesso ao site em questão e isso faz com que haja uma ligação com o nosso endereço IP, por isso ele é facilmente identificado e fica exposto para qualquer um na web.

Com um servidor proxy, não essa conexão direta entre o dispositivo pelo qual você acessa à internet e a web, tudo passa pelo servidor e isso faz com que seu endereço IP fique oculto, o que aumenta a segurança da navegação.

O servidor proxy funciona da seguinte maneira: sempre que um servidor receber uma solicitação do seu navegar e começar a executá-la, a conexão passará pelo proxy e não pelo seu dispositivo.

Com o proxy, você consegue carregar páginas na web protegendo o seu endereço real de IP.

Pontos principais para a escolha do melhor servidor proxy

Deve-se levar em conta a reputação, se um servidor já é conhecido entre os usuários, se tiveram uma boa experiencia, se é uma opção realmente segura.

Em redes sociais, muitas empresas divulgam opiniões de seus clientes, para gerar confiabilidade.

Um proxy que tenha um número alto de servidores, possui um risco de desconexão menor.

Servidores de proxy gratuitos normalmente não fornecem nenhum detalhe em relação do servidor. Deve-se tomar cuidado com serviços de proxy desconhecidos.

Sua conexão pode acabar sendo monitorada, suas informações confidenciais podem ser roubadas, e suas ações podem ficar registradas.

Também temos servidores proxy gratuitos que salvam detalhes importantes da sua conexão, como o seu endereço de IP (ou atividade de usuário).

Os servidores proxy que utilizam extensões de navegador tem recursos extras de segurança como: capacidade de criptografar URLS e conteúdo das páginas, fazendo bloqueio de scripts.

Assim estão diminuindo o risco de invasão de malware. Existem servidores de proxy com serviços adicionais, como testes de vazamento de DNS e geradores de senha segura.

DNS – (Sistema de nome de domínio)

É parte vital do que acontece por trás do seu computador para que a internet funcione do jeito que você conhece.

O DNS faz a ligação entre o domínio do site e o seu endereço numérico (IP). Isso faz com que tenhamos que lembrar apenas do nome do site em si e não o seu número.

Caso você não vá usar um servidor proxy gratuito e gostaria de uma proteção melhor para o seu dispositivo, e não somente para o seu navegador, a escolha perfeita seria uma VPN de alta qualidade.

Se você busca total segurança e privacidade, um servidor proxy grátis não é a melhor escolha, possui suas limitações. Ele não protegerá informações fora do navegador. Porém, mesmo esses serviços pagos ainda não têm a segurança de uma VPN.

Os proxies enviam, mostram todas as suas solicitações feitas, como textos simples, nomes de usuário, senhas, assim como outras informações dadas de mãos beijadas para hackers.

Se você escolher uma VPN de qualidade, você não precisará se preocupar com sua segurança quando navegar na internet ou com seus dados.

Ela criptografa todas as conexões, negando acesso as informações ou atividades feitas na web

Quais são os principais tipos de servidores Proxy?

Existem três tipos de servidores proxy, conheça cada um deles abaixo:

  • Open Proxy: aberto a todos os usuários, o open proxy é um servidor bastante utilizado no armazenamento de arquivos e cache gerados pela navegação. Dessa forma, é possível reduzir o consumo de banda, o que otimiza a velocidade de conexão.
  • Forward Proxy: esse é um dos tipos de servidores proxy mais usadas. Ele serve para intermediar o contato entre dispositivos e servidores na web. Esse tipo de proxy utiliza filtros internos que conseguem proteger dados e evitar problemas em sua máquina durante a navegação.
  • Reverse Proxy: Esse tipo de proxy funciona de forma diferente do forward proxy. O reverse proxy trabalha intermediando o contato entre web e servidores. Ele filtra as informações geradas nessa relação e determina o que deve ser enviado para o servidor principal durante a navegação.

Como conseguir um servidor Proxy?

Existem várias opções de servidores Proxy pagos e gratuitos na internet para utilizar. O ideal é que você utilize o que se encaixa melhor dentro de suas necessidades.

Geralmente, os servidores pagos são mais robustos e por isso são mais indicados para empresas que desejam proteger a sua rede de computadores, por exemplo.

Agora, se você quer ter um servidor proxy para proteger os seus dispositivos pessoais como computador e smartphone, por exemplo, você pode dar uma olhada na Chrome Web Store e escolher entre as várias opções de servidor proxy gratuito.

Estes servidores gratuitos são eficientes em sua função principal: ocultar o IP e garantir uma navegação anônima, evitando que você deixe rastros da sua navegação.

Existem muitas extensões como Proxy Switchy Omega, uVPN e o Free VPN são extremamente funcionais e gratuitos.

Por que contar com um servidor Proxy é importante?

Além de proteger o seu número de IP de outros usuários, o proxy tem outras funcionalidades que são essenciais para uma navegação mais segura na web.

Os servidores proxy também os responsáveis por guardar a memória de navegação do usuário, o que ajuda a organizar e otimizar o histórico do usuário.

Isso ajuda bastante na economia de dados e diminui o tempo de carregamento de sites já acessados pelo usuário. Dessa forma, a conexão com a internet não é só mais segura, como também fia mais rápida.

O proxy também pode ser usado para filtrar o conteúdo de navegação. Assim, mediante configurações o servidor consegue avaliar e filtrar as demandas de acesso a servidores na web.

Assim, sites que apresentam riscos à máquina podem ser evitados ao serem rejeitados pelo filtro do seu servidor Proxy.

Aliás, existem várias formas de controlar o tráfego de rede com o servidor proxy, basta inserir um sistema de filtros que até mesmo é possível coibir o acesso a músicas, vídeos, etc. E ainda determinar horários específicos para acesso ou algo do tipo.

Com a internet sob alvo de ações hackers, tomar certos cuidados é preciso. E o servidor proxy é uma maneira barata e efetiva de se proporcionar uma navegação mais segura.

Quando usar uma VPN no lugar de proxy

Um exemplo bem interessante, é quando nós conectamos a um WiFi público, é uma conexão VPN que irá criptografar e te proteger de hacker e indesejados espiões.

Uma VPN com uma forte criptografia e proteção contra vazamento de DNS pode quebrar firewalls e ocultar atividades de agências governamentais de espionagem.

E os proxies reversos são normalmente usados para tratar requisições destinadas à servidores que hospedam páginas de Internet, alguns dos benefícios de sua utilização são: balanceamento de carga e cache.

Gostou de nosso post? Compartilhe: