Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e-mail marketing e como implantar em seu negócio

20/07/2021 às 17:36 SEO

O que é e-mail marketing e como implantar em seu negócio

O marketing digital é uma ferramenta altamente eficiente para que as empresas chamem a atenção de seu público-alvo. 

Seja uma empresa fabricante de balcão refrigerado pequeno que tem um público em sua maioria pessoa jurídica, ou uma pequena loja de roupas, devem utilizar o marketing digital como estratégia para deixar a sua marca no mercado, afinal, o mercado atual é em sua maioria digital.

E entre as ferramentas mais utilizadas no marketing digital está o e-mail marketing que, basicamente, se baseia no disparo de e-mails com conteúdos relevantes sobre o produto ou serviço da empresa em questão para um determinado público.

Neste texto, iremos falar com mais detalhes sobre o que é o marketing digital e como utilizá-lo em seu negócio. Acompanhe.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing, basicamente, é uma estratégia que consiste no envio de e-mails para uma determinada lista de contatos de uma empresa para estabelecer um contato com o cliente. 

E geralmente, o disparo dos e-mails são feitos por ferramentas de automação, sobretudo, quando se trata de grandes empresas como uma fabricante de piso industrial, por exemplo.

Apesar de o e-mail ser uma das primeiras ferramentas de comunicação digital que surgiu com a internet, ainda hoje é considerada uma excelente ferramenta de comunicação entre empresa e cliente.

O e-mail passou a ser uma ferramenta muito útil para panfletagem da empresa, ou seja, oferecimento de produtos, promoções, atendimento personalizado etc.

Porém, é importante ressaltar que o e-mail marketing pode trazer um resultado inverso. Isso porque, muitas empresas às vezes “perdem a mão” na estratégia e o que era pra ser uma ferramenta de marketing, acaba se tornando um grande incômodo para o cliente.

Isto é, não adianta lotar a caixa de entrada do cliente com e-mails sem permissão e de forma insistente. Por isso, é essencial elaborar estratégias adequadas para que o envio de e-mails não se torne inconveniente para o cliente.

Como implantar o e-mail marketing em seu negócio?

Agora que já vimos o que é o e-mail marketing, vamos falar sobre como utilizá-lo em seu negócio. Veja.

  1. Planejamento: o planejamento para colocar as estratégias com e-mail marketing em prática é fundamental. É importante entender quais os objetivos da ação e qual o público que se deseja atingir.

Uma empresa distribuidora de motor weg 2cv, por exemplo, tem um público genuinamente industrial, ou seja, outras empresas. A partir desse princípio básico, é possível elaborar as estratégias de envio dos e-mails;

  1. Utilize uma ferramenta de e-mail marketing: atualmente, há diversas ferramentas de envio de e-mail marketing para automatizar todo o processo e tornar a ação mais eficiente.

Além disso, por meio da ferramenta, é possível segmentar o público, utilizar templates específicos, monitorar as métricas de envio etc;

  1. Siga as boas práticas: as boas práticas de envio de e-mail abrangem também a respeito da permissão prévia do cliente para o envio. Isso evita que a estratégia se torne um incômoda para o usuário;

  2. Personalize os envios: personalizar o e-mail faz parte da estratégia, afinal, todo cliente quer ser reconhecido de forma individual. A personalização pode ser pelo nome, interesses do cliente etc;

E essas foram as dicas para você utilizar o e-mail marketing como parte das estratégias de sua empresa. Não deixe de acompanhar as próximas postagens.

Conteúdo produzido pela equipe de Soluções Industriais

Gostou de nosso post? Compartilhe: