Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é e como aplicar o método SDCA?

06/09/2019 às 14:23 Ajuda

O que é e como aplicar o método SDCA?

O método SDCA é uma excelente ferramenta de gestão e pode ser aplicado em qualquer negócio.

Assim como outros métodos, o objetivo principal é conquistar bons resultados e conseguir subir de patamar no mercado.

O que é o método SDCA?

A sigla SDCA significa, em inglês, “Standardize, Do, Check e Act. Em tradução para o português, podemos dizer que SDCA significa: Padronizar, executar, verificar e agir.

Como mostraremos abaixo, cada letra da sigla especifica uma parte dos processos de implementação do método.

Basicamente, o objetivo principal do método SDCA é manter bons resultados da empresa, sempre renovando e alcançando as metas do plano estratégico do seu negócio.

Em outras palavras, após corrigir processos, o SDCA entra num ciclo sem fim, que sempre se renova em prol dos resultados.

Confira abaixo quais são as etapas do método SDCA:

S (Padronizar)

A primeira etapa do método SDCA foca na definição de metas a serem padronizadas dentro do seu negócio.

Estas são as chamadas “Metas padrão”. Elas têm o objetivo claro de padronizar os processos da sua empresa.

Ao padronizar as metas fica muito mais fácil, documentar e mensurar os resultados.

Dessa forma, todos os colaboradores podem assimilar e desenvolver ações em prol de cada meta.

D (Executar)

Depois de definidas as metas, é hora de montar um planejamento estratégico e colocá-lo em prática. O plano deve ser muito bem definido, para facilitar a execução e a mensuração dos resultados.

O ideal dessa fase para a padronização de processos é promover um amplo treinamento para todos os seus colaboradores.

Dessa forma, toda a sua equipe estará por dentro de todos os detalhes do plano, o que garante a máxima eficiência na execução da estratégia.

C (Verificar)

Na parte de verificação, é hora de monitorar os indicadores de desempenho da sua estratégia.

Assim, você pode entender como o método SDCA está ajudando sua empresa a melhorar os seus resultados.

É hora de comparar as expectativas com as metas alcançadas para corrigir possíveis problemas.

Uma estratégia sempre deve ser melhorada, por isso, checar os resultados é importantíssimo para garantir que a sua empresa esteja no caminho certo.

A (Agir)

Essa é a última parte do método SDCA e ela foca em fazer as correções necessárias para melhorar e manter os resultados da sua empresa.

O intuito da metodologia é justamente sustentar bons desempenhos, afinal existem empresas que atingem excelentes resultados, mas não conseguem mantê-los.

Por isso, essa fase do método é essencial para continuação do ciclo. É hora de corrigir os erros e pensar em soluções que possam melhorar os seus resultados.

E como o método SDCA é um ciclo contínuo, aparar as arestas é importantíssimo para que o desempenho se mantenha intacto.

Quais são os principais benefícios de implementar o método SDCA em sua empresa?

Como já deu para perceber, o método SDCA é excelente para garantir que as empresas conseguem chegar e manter o alto desempenho, obtendo resultados expressivos no mercado. Essa é a meta!

E isso traz muitos benefícios para qualquer negócio de qualquer tipo e tamanho. Confira abaixo quais são os principais benefícios do método SDCA para sua empresa:

Maior produtividade

Por conta da padronização de processos e unificação das metas, o método SDCA é um grande auxiliador no aumento da produtividade do seu negócio.

Com a obtenção de melhores resultados, a motivação e o foco da sua equipe melhoram e são esses dois fatores que mantém o alto desempenho.

O aumento da produtividade provém da continuidade da estratégia em seu negócio. Cumprindo o ciclo SDCA, você notará que com o tempo, seus colaboradores perderam menos tempo com retrabalho e automatizarão algumas tarefas.

Confira também: O que é a revenda de hospedagem Linux?

Otimiza o trabalho em equipe

A padronização faz com que cada colaborador da sua equipe entenda qual é a sua função dentro dos planos da empresa. Assim, é possível realizar uma integração mais eficiente, otimizando o trabalho em equipe.

O método SDCA é um excelente para transformar ambientes de trabalho, trazendo mais qualidade de vida para os colaboradores. Implementar uma cultura organizacional em sua empresa se torna muito mais fácil.

Com isso, a colaboração entre os funcionários e a satisfação deles com os seus trabalhos se tornam pontos chave para ter e manter um negócio de alto desempenho.

Otimização dos processos

Com a implementação do método SDCA, os processos serão padronizados, o que deixa o ambiente de trabalho mais organizado e os colaboradores cientes de suas respectivas funções.

Isso diminui os conflitos internos e é essencial para manter a sua empresa nos trilhos.

Redução de erros

Como já falamos acima, um dos motivos do aumento de produtividade é justamente o fim do retrabalho.

Com as ações padronizadas, dificilmente você terá problemas operacionais graves e isso é excelente para que o fluxo de trabalho flua naturalmente, assim os colaboradores conseguem fazer as ações necessárias do dia a dia.

Além de evitar o retrabalho para os colaboradores, a sua empresa também ganha com isso.

Ganha tempo para a realização de outras tarefas, eliminam erros antigos com a padronização e aumenta o bem-estar no ambiente de trabalho.

Conclusão

O método SDCA é fundamental para empreender em alto desempenho. Padronizar metas, executá-las, checar os resultados e corrigir os erros é um ciclo que deveria ser implementado por todas as empresas do mercado.

O seu negócio tem muito a ganhar com a implementação dessa ferramenta de gestão.

Os resultados costumam ser extremamente positivos e duradouros para empresas, de diferentes tamanhos, tipos e segmentos.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.  

Gostou de nosso post? Compartilhe: