O que é CRO e como ele pode ajudar sua empresa a crescer

21/11/2018 às 08:21 Ajuda

O que é CRO e como ele pode ajudar sua empresa a crescer

O CRO é uma métrica bastante importante para melhorar a estratégia de SEO do site da sua empresa. Essa sigla significa, em português, otimização da taxa de conversão.

Através de ferramentas de CRO é possível melhorar o layout e outros pontos e atrair mais tráfego para o seu site e aumentando a conversão.

Dessa forma, com um bom CRO você pode aumentar as conversões do seu site, sem necessariamente ter que expandir sua audiência, ou seja, retendo mais usuários na sua empresa.

Com uma boa análise das páginas do seu site, você pode usar ferramentas de CRO para otimizar ao máximo a conversão no volume de tráfego que a sua empresa já possui.

Dessa maneira, é possível reduzir o custo com investimentos em mídia paga, por exemplo, através de uma estratégia de SEO mais eficiente.

Outro ponto positivo é que um bom trabalho de CRO pode ajudar sua empresa a diminuir o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).

Baixe o E-Book Dicas de como prospectar clientes:

Como já dissemos acima, isso acontece por que você não precisa de mais audiência para conseguir mais conversões e sim faz justamente o inverso.

Além de atualizações no site em si como uma otimização de SEO, como por exemplo, um layout mais limpo, CTAs mais claros, páginas mais leves, entre outras mudanças que podem ser feitas, também podemos entrar em alguns outros pontos.

É possível, por exemplo, melhorar as landing pages e a qualidade dos materiais ricos que você oferece a sua audiência.

Também é possível testar e encontrar o melhor formato de CTA para chamar a atenção dos seus clientes. Em alguns negócios também é preciso melhorar a estrutura de compra, produtos freemium, etc.

Para colocar isso em prática, é preciso realizar toda uma análise de CRO sobre seu site e as redes sociais da sua empresa. E como analisar? Você pode medir qual é a taxa de conversão das suas campanhas e como você pode melhorá-las.

Num exemplo prático de CRO, digamos que você tenha um portal de notícias e quer que as pessoas assinem a sua newsletter. Na sua análise inicial, você descobriu que apenas 5% dos usuários que visualizam suas páginas, se cadastram nela.

 E aí você perceber que apenas utilizar um banner pequeno no rodapé de cada página, por exemplo, não está funcionando como você gostaria.

A partir disso, você pode testar outros formatos de CTA, como por exemplo, colocar o banner no meio da matéria, fazê-lo abrir como pop-up para os usuários, entre outras maneiras, pode lhe ajudar a melhorar sua taxa de conversão.

Qual é a importância do CRO para minha empresa?

Com o mercado cada vez mais concorrido, é preciso entender como a sua concorrência pode obter melhores resultados do que você.

E o CRO lhe ajudar a entender isso, tanto a constatar os seus próprios erros como a perceber meios de otimização já utilizados no mercado digital.

Dessa maneira, o CRO é muito importante por que pode fazer uma empresa de pequeno e médio porte, que independente do setor não tem muitos recursos para investimentos, poder converter mais potenciais clientes sem elevar os custos de promoção.

O CRO ganhou importância e se popularizou rapidamente pelos profissionais de marketing.

Esse conceito permite uma estratégia que gere um aumento de conversão sem precisar aumentar o público, melhorando inclusive a retenção de clientes.

Uma boa estratégia de CRO pode melhorar seus resultados, sem a necessidade de um investimento elevado, apenas melhorando certos pontos específicos do seu site e estrutura digital em geral na sua empresa.

A ideia é que você pode impactar mais seu público-alvo e reduzir bastante o CAC da sua empresa.

Quem acha que a taxa de conversão já está legal e não vê necessidade de ter uma estratégia de CRO, com certeza, você está errado sempre é possível melhorar no mundo do marketing.

Confira também: Como atrair mais clientes para sua loja virtual.

Por que fazer o teste A/B é importante para o CRO?

Um dos meios muito utilizados para melhorar a taxa de conversão é o teste A/B.

E como tudo no CRO, esses testes não devem ser realizados apenas com base no achismo, testando novos CTAs, por exemplo, sem nenhuma base de dados.

A ideia no CRO é baseada numa análise através de ferramentas para o uso de testes A/B com base nos dados analisados.

Essas mudanças devem ser orientadas para atingir em cheio seus potenciais clientes com mais eficiência.

Os testes A/B são importantes no CRO por que existe diferentes estratégias para otimizar a taxa de conversão e para escolher a melhor será preciso testar.

O melhor formato de conversão para sua empresa deve ser aquele que atende as características principais do seu negócio e do seu mercado.

Nessa necessidade de reavaliar e mudar uma estratégia, os testes A/B são muito importantes por que é possível testar diferentes formatos de CTA, por exemplo, para diferentes usuários ao mesmo tempo.

A partir disso, os testes A/B são bastante eficazes por que através deles se torna possível saber qual formato seu site ou sua landing page deve assumir, sabendo através de dados e testes que eles funcionam mais e geram mais conversões do que os anteriores.

Conclusão

Como podemos ver ao longo do texto, o CRO é importante para qualquer empresa e pode ajudar a fazer o que toda empresa busca: melhorar a conversão sem precisar de investimento para isso.

É essencial que o CRO seja implementado através de análise e estratégia.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: