Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é banco de dados e como criar no cPanel

05/10/2020 às 11:48 Hospedagem de Sites

O que é banco de dados e como criar no cPanel

Para quem lida com sites, o termo banco de dados não é nenhuma novidade. Mas não apenas no meio da hospedagem de sites, os bancos de dados se mostram importantes há bastante tempo em diversos setores: desde os recursos humanos aos setores financeiros.

Porém, antes de qualquer coisa é preciso entender o motivo pelo qual você precisa de um banco de dados, para desta forma saber o escolher o que encaixa melhor nas necessidades do seu negócio. Aqui no blog mesmo já falamos sobre coisas que você precisa saber sobre o banco de dados MySQL.

Ao fim deste artigo, você não será capaz apenas de dizer qual sua necessidade, mas também poderá criar seus próprios bancos de dados no cPanel. Então, não deixe de acompanhar este texto até o fim e compartilhar nas suas redes sociais. Afinal, talvez algum de seus amigos esteja com as mesmas dúvidas que você neste momento.

O que é um banco de dados

Vamos nos ater a necessidade de um banco de dados na sua hospedagem de sites. Afinal, para que ele serve? A grosso modo, um banco de dados irá armazenar as mais diversas informações do seu site e blog.

Mas com qual finalidade? Para entender isso, pense que sempre que um visitante acessar seu site ele irá requisitar uma série de informações do seu site. Estas informações são o que compõem seu site na tela do computador do visitante.

O banco de dados primeiramente irá manter todas essas informações organizadas, de modo a otimizar o acesso a eles e consequentemente facilitar a navegação. E para facilitr a navegação, você pode aprender os comandos sql.

Mas a sua função não se restringe a isso, já que o banco de dados também irá otimizar a parte técnica do seu site. Isto é, com ele será muito mais fácil de acessar, restaurar ou armazenar dados quando necessário.

Em suma, na parte técnica, podemos afirmar que o banco de dados é importante justamente porque ele mantém o seu site e blog funcionando normalmente e armazena os backups de modo a evitar qualquer perda de informações.

Importância do banco de dados

Mas é preciso investir em um bom banco de dados para garantir que todas as vantagens serão aproveitadas e evitar que elas se tornem na verdade outra dor de cabeça.

Quando falamos por exemplo, de sites empresariais, podemos apontar o banco de dados como um facilitador de comunicação entre vários setores. Afinal de contas, todos os setores tendo acesso as mesmas informações, evita-se possíveis discrepâncias de comunicação e as expectativas e objetivos de todos podem se alinhar.

Uma vez que as informações são compartilhadas com tamanha transparência, até mesmo s os riscos operacionais são reduzidos, já que todas as partes do grupo estarão agindo de acordo as mesmas demandas.

É como se ao invés de vários setores, houvesse uma unificação entre eles. No lugar desses setores, passa a existir uma única equipe agindo com base nas mesmas informações e com objetivos mais claros e comuns.

Não é preciso nem dizer que essa sinergia, gera aumentos significativos na produtividade.

Além da produtividade, segurança

Mas não é apenas na produtividade que vamos nos ater aqui. Vamos um pouco além, falando de segurança. Seja a segurança das informações, que obviamente é melhorada, ou seja a segurança na tomada de decisões.

Falando na segurança da informação, um tema cada vez mais atual, é possível ainda configurar o banco de dados de modo a restringir o acesso a determinadas partes dele por níveis. Assim, apenas os acessos de nível superior poderiam acessar determinadas informações e nada de vazamento de dados indevidos dentre os vários setores que acessarão o banco de dados.

E como falamos, é as decisões podem ser tomadas de forma mais assertiva. Sempre que precisar tomar alguma decisão, você pode se basear em informações reais que seu site ou empresa já geraram no passado, analisar cenários similares e determinar o rumo com base na experiência.

Obviamente, todos sabemos que esta é a forma mais sábia de lidar com decisões, mas muitos ainda negligenciam este método, seja por preguiça ou muitas vezes por não possuírem as informações devidamente organizadas.

Também pode te interessar: hospedagem de site barata.

Criando um banco de dados no cPanel

Agora que você compreendeu melhor as funcionalidade e vantagens de um banco de dados, é hora de criar o seu banco de dados no cPanel da sua hospedagem de sites. Não se preocupe, são precisos apenas alguns passos simples.

Primeiramente, procure pela aba “banco de dados” e clique em “banco de dados MySQL”.

Pronto, feito isso o passo seguinte é definir o nome do banco de dados que será criado e após isso clicar na opção “Criar banco de dados”. Se tudo for feito corretamente, uma mensagem se sucesso será exibida na tela.

Mas não acabamos aqui. Para acessar este banco de dados precisamos criar um usuário. Para isto, acesse a opção “usuários do MySQL”. Defina um nome de usuário e uma senha.

Agora, estamos quase finalizando. O passo seguinte é configurar as permissões de acesso desse usuário para que ele possa acessar o banco de dados criado.

Busque pela opção “adicionar usuários ao banco de dados” e escolha o usuário que você criou. Em seguida, confira o nome do banco de dados e do usuário e finalize clicando em “adicionar”.

Por fim, selecione as permissões do novo usuário de acordo o nível de acesso que deseja conceder. E finaliza em “fazer alterações”.

E enfim, nosso banco de dados está criado, com seu usuário devidamente adicionado e as permissões distribuídas. Bem mais simples do que parecia no início, não é mesmo?

Conclusão

Como vimos, criar um banco de dados é para sua hospedagem de sites é muito mais simples que muita gente imagina. Agora, que você já viu que este trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças, divulgue isso entre seus amigos para que cada um possa ter mais autonomia em seus sites!

E não se esqueça, embora criar um banco de dados seja uma tarefa simples, opera-lo corretamente exige alguma experiência. Mas é algo que com certeza valerá a pena aprender, devido aos ganhos de produtividade e segurança que seu negócio pode obter.

Gostou de nosso post? Compartilhe: